O Jornal MS Todo Dia está de luto pela trágica perda da jornalista Vanessa Ricarte, de 42 anos, vítima de feminicídio nesta quarta-feira (12), em Campo Grande. Vanessa, que era servidora pública do Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul (MPT-MS), participou de importantes projetos jornalísticos em Costa Rica, incluindo a escrita da Revista Melhores do Ano da Associação Comercial, em parceria com o nosso jornal. Sua partida precoce deixa um vazio imenso entre amigos, colegas e familiares.
De acordo com informações divulgadas pelo site Midiamax, a jornalista foi brutalmente assassinada dentro de sua casa, no bairro São Francisco, pelo companheiro, o músico Caio Nascimento. Ela chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos.
Histórico de agressões e tentativa de denúncia
Ainda conforme o Midiamax, Vanessa mantinha um relacionamento com Caio há algum tempo e, há quatro meses, os dois passaram a morar juntos. Entretanto, na madrugada do mesmo dia em que foi assassinada, a jornalista procurou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), acompanhada de um amigo, para registrar um boletim de ocorrência contra o companheiro por agressão.
No período da tarde, acompanhada do mesmo amigo, Vanessa retornou à residência para buscar seus pertences. Foi nesse momento que Caio a atacou, desferindo três golpes de faca na região do tórax. Um vizinho, que presenciou a cena, relatou que ouviu gritos de socorro e tentou intervir, mas foi ameaçado pelo agressor. A Polícia Militar foi acionada e chegou ao local rapidamente, prendendo Caio em flagrante.
Mais um caso de feminicídio
O crime de feminicídio tem sido um dos mais alarmantes indicadores de violência contra a mulher no Brasil. Segundo relatos, o relacionamento entre Vanessa e Caio já apresentava sinais de agressividade, com discussões frequentes e episódios de violência doméstica.
A crueldade do assassinato e o fato de a vítima já ter buscado ajuda horas antes reforçam a necessidade de medidas mais eficazes para proteger mulheres em situação de risco. A legislação brasileira prevê punições severas para o feminicídio, mas os números de casos continuam alarmantes, exigindo uma atuação ainda mais firme das autoridades e da sociedade.
O Jornal MS Todo Dia lamenta profundamente a perda de Vanessa Ricarte, uma profissional dedicada que contribuiu com nosso trabalho e fez a diferença no jornalismo local. Sua memória permanecerá viva entre aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la e trabalhar ao seu lado. Que sua partida sirva como um alerta para a urgência de combater a violência contra a mulher e garantir que nenhuma outra vida seja interrompida de forma tão cruel.
Fonte : Jornal Ms Todo Dia
Foto: Rede social e Jornal Ms Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Foragido da Justiça é preso durante patrulhamento da Força Tática em Coxim
Ele foi abordado por policiais da Força Tática enquanto transitava de bicicleta pela Rua João Pessoa, na região central da cidade
Publicado em 13/03/2025 às 14:29 - Atualizado em 13/03/2025 às 14:31 - Por Felipe Dias
Com um facão em mãos, homem vai na casa da ex fazer ameça de morte e acaba preso em Aparecida do Taboado
o acusado, que não teve o nome divulgado foi até a residência de sua ex-companheira, desligou o padrão de energia
Publicado em 13/03/2025 às 09:06 - Atualizado em 13/03/2025 às 09:12 - Por Ana Beatriz Schaedler
Polícia Militar recupera bicicleta furtada e prende homem por receptação em Coxim
Suspeito alegou ter recebido o veículo como pagamento de dívida ligada a drogas
Publicado em 11/03/2025 às 17:09 - Atualizado em 11/03/2025 às 17:10 - Por Felipe Dias
Após operação contra fraude, Prefeitura de Coxim firma TAC para garantir transparência na regularização de imóveis
Município poderá retomar procedimentos de regularização de imóveis, desde que a prefeitura implemente medidas para evitar fraudes
Publicado em 11/03/2025 às 16:13 - Atualizado em 11/03/2025 às 16:30 - Por Felipe Dias
Após divulgar vídeo íntimo com mulheres, homem é preso em Paranaíba
Na casa do investigado foram apreendidos um telefone celular e um computador para ser periciado
Publicado em 11/03/2025 às 10:44 - Atualizado em 11/03/2025 às 10:45 - Por Ana Beatriz Schaedler