A Polícia Civil, por meio do delegado-geral Lupérsio Degerone Lucio, anunciou a abertura de uma investigação para apurar as falhas no atendimento prestado à jornalista Vanessa Ricarte, de 42 anos, assassinada pelo ex-noivo, Caio Nascimento, na última quarta-feira (12).
O caso ganhou grande repercussão após a divulgação de um áudio em que Vanessa relata o tratamento desamparado que recebeu na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). No áudio, a vítima expressa sua indignação, afirmando que seu agressor estava sendo protegido pela polícia, o que gerou grande revolta.
Em seu pronunciamento, o delegado-geral Lupérsio Degerone Lucio lamentou profundamente o ocorrido e reafirmou a solidariedade da Polícia Civil à família da vítima. "A Polícia Civil está e sempre estará ao lado da vítima e de seus familiares. Externamos nesse momento difícil a nossa solidariedade", afirmou Lupérsio.
A investigação foi instaurada por orientação do governador Eduardo Riedel e do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública. O delegado também destacou que uma reunião foi realizada com o Tribunal de Justiça do Estado com o objetivo de aprimorar as medidas de proteção e o atendimento às vítimas de violência doméstica. "Visamos o aprimoramento no atendimento às vítimas desde o primeiro momento até o deferimento das medidas protetivas", explicou.
Vanessa foi assassinada após ser encaminhada pela delegacia para sua casa sem o devido apoio, o que gerou questionamentos sobre os procedimentos adotados pela Casa da Mulher Brasileira. Ela foi golpeada com três facadas no peito e, apesar de ter sido socorrida, faleceu após uma cirurgia, por volta das 23h55.
Caio Nascimento, autor do crime, está preso e possui um histórico de violência doméstica, com 11 passagens pela polícia. O caso segue sendo investigado enquanto as autoridades buscam maneiras de aprimorar a proteção às mulheres no estado.
Caso chega ao Governo Federal
O Ministério das Mulheres divulgou uma nota, na madrugada deste sábado (15) após repercussão do caso. Segundo nota, um ofício foi enviado à Corregedoria da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, solicitando a abertura de procedimento investigativo para apurar o atendimento prestado à jornalista.
Ainda de acordo com o Ministério, uma equipe viaja a Campo Grande ainda neste final de semana para dialogar com representantes da rede de atendimento.
A nota ainda esclarece que o percurso de Vanessa de volta para casa não poderia ter ocorrido sem a escolta da Patrulha Maria da Penha, como prevê o protocolo de avaliação de risco para mulheres em situação de violência e orientação do atendimento na Casa da Mulher Brasileira.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Colisão entre duas motos deixa três feridos em frente ao Centro de Eventos Ramez Tebet, em Costa Rica
Acidente ocorreu no fim da tarde deste sábado; entre as vítimas está uma gestante de 20 semanas
Publicado em 14/02/2026 às 20:14 - Atualizado em 14/02/2026 às 20:26 - Por Renan Carrijo
Condenado por tráfico morre após confronto com o Bope em Sonora
Homem de 42 anos teria apontado revólver para policiais durante abordagem e foi baleado no tórax
Publicado em 14/02/2026 às 10:48 - Atualizado em 14/02/2026 às 10:49 - Por Day Silva
Explosão de pneu de caminhão-tanque deixa dois feridos em posto fiscal na BR-163, em Sonora
Vítimas foram resgatadas pela Polícia Militar após forte estrondo; veículo transportava carga inflamável e houve princípio de incêndio
Publicado em 14/02/2026 às 09:08 - Atualizado em 14/02/2026 às 09:14 - Por Day Silva
Três foragidos são presos em menos de 24 horas em Costa Rica e Chapadão do Sul
Mandados por pensão alimentícia, feminicídio e homicídio foram cumpridos
Publicado em 13/02/2026 às 09:52 - Atualizado em 13/02/2026 às 10:18 - Por Day Silva
Falsa advogada aplica golpe e mulher perde quase R$ 10 mil em São Gabriel do Oeste
Vítima de 59 anos enviou foto do cartão e inseriu dados bancários após promessa de restituição de quase R$ 20 mil
Publicado em 13/02/2026 às 08:17 - Atualizado em 13/02/2026 às 08:50 - Por Day Silva
Carnaval seguro: PM de MS reforça orientações e intensifica policiamento em todo o Estado
Com equipes em todos os municípios, corporação orienta sobre consumo de álcool, cuidados com crianças, objetos pessoais e reforça que importunação sexual é crime
Publicado em 12/02/2026 às 17:21 - Por Day Silva
Conhecido por furtos, homem é preso após levar garrafa de uísque de comércio na região central de Coxim
Suspeito, de 43 anos, foi localizado com a bebida ainda lacrada minutos após o crime, em Campo Grande
Publicado em 12/02/2026 às 14:22 - Atualizado em 12/02/2026 às 14:30 - Por Day Silva