Com o objetivo de capacitar professores da rede municipal, estadual e particular de ensino para atuarem como multiplicadores de práticas sustentáveis em sala de aula e na comunidade escolar, foi realizado nesta sexta-feira (14), na sede da Ampasul (Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão), o lançamento do projeto “Sustentabilidade Educativa: Semeando Sustentabilidade”, idealizado pelo CMMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente) e realizado pelo Instituto SLC, com a parceria da Prefeitura de Chapadão do Sul.
O lançamento contou com a participação de cerca de 500 educadores, além do Prefeito Walter Schlatter, do Diretor Executivo da Ampasul, Adão Hoffmann; do presidente da Câmara Cicero Barbosa (Mika) e vereadores; secretário da Sedema Marcelo Balen, além de outros secretários municipais; e representantes dos demais parceiros.
Durante o dia, aconteceu um workshop com palestras visando integrar a educação ambiental ao currículo escolar de forma prática e eficaz. No período da manhã, os participantes assistiram palestras temáticas ministradas por especialistas, abordando temas como a importância da sustentabilidade na formação de cidadãos conscientes, os impactos ambientais e sociais do setor agroindustrial e metodologias ativas para incorporar a sustentabilidade no ensino.
No período da tarde, os professores participaram de oficinas práticas, quando puderam desenvolver projetos pedagógicos alinhados à sustentabilidade, utilizando ferramentas e metodologias apresentadas durante o evento. Ao final do dia, houve um momento de compartilhamento das experiências vividas e a entrega de certificados aos participantes.
Além das atividades presenciais, os professores receberam um kit educativo com guias práticos, sugestões de atividades e projetos pedagógicos para aplicação em sala de aula. Também será disponibilizado um curso online de aperfeiçoamento, com carga horária de 120 horas, oferecido pelo Instituto SLC, para aprofundar os conceitos abordados e garantir a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
O projeto espera capacitar e engajar os professores na disseminação da sustentabilidade no ambiente escolar, ampliando as práticas sustentáveis no cotidiano das escolas municipais. Com isso, busca-se uma maior conscientização ambiental entre alunos, professores e comunidades escolares, além da criação de uma rede de educadores comprometidos com a sustentabilidade a longo prazo.
De acordo com a prefeitura, iniciativa reforça o compromisso de Chapadão do Sul com a educação ambiental e a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis com o meio ambiente.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: ASCOM
Você também pode gostar de ler
Megaevento de cidadania oferece serviços gratuitos em Chapadão do Sul neste sábado; Veja lista dos atendimentos
Ação "AGEMS Perto de Você" garante emissão de RG, atendimentos de saúde, vagas de emprego e lazer
Publicado em 11/09/2025 às 09:35 - Atualizado em 11/09/2025 às 09:40 - Por Roberta Cáceres
Chapadão do Sul aprova lei de Vanderson Cardoso para doação de terras a famílias de baixa renda
Medida aprovada pela Câmara autoriza Prefeitura a fornecer terras para aterro a famílias com renda de até cinco salários, fortalecendo políticas de habitação no município
Publicado em 11/09/2025 às 06:00 - Por Renan Carrijo
Nova rotatória é implantada no cruzamento das avenidas das Emas e das Garças em Chapadão do Sul
Intervenção realizada pelo Demutran e Secretaria de Obras inclui sinalização e medidas para reduzir acidentes
Publicado em 10/09/2025 às 15:36 - Atualizado em 10/09/2025 às 15:39 - Por Felipe Dias
Novo incêndio em Chapadão do Sul mobiliza aviões e destrói 270 hectares de vegetação
Chamas que começaram em Goiás e avançaram para MS foram controladas, mas pequenos focos ainda exigem atenção; uso de aeronaves se mostrou decisivo
Publicado em 09/09/2025 às 18:23 - Atualizado em 09/09/2025 às 18:28 - Por Felipe Dias
Incêndio de grandes proporções ultrapassa divisa entre GO e MS e atinge lavoura de cana em Chapadão do Sul
Fogo começou em Goiás, atravessou o Rio Aporé e mobiliza equipes de bombeiros e brigadistas
Publicado em 08/09/2025 às 18:13 - Atualizado em 08/09/2025 às 18:19 - Por Felipe Dias
Homem tenta pular muro e invadir casa da ex-mulher, polícia é acionada e acaba preso em Chapadão do Sul
Autor tentou pular o muro da casa enquanto proferia ameaças contra a vítima; ele foi preso em flagrante
Publicado em 08/09/2025 às 17:39 - Atualizado em 08/09/2025 às 17:46 - Por Felipe Dias
Chapadão do Sul recebe mais de 57 serviços, lazer e atendimentos gratuitos no próximo sábado
evento terá emissão de documentos, cadastros em programas sociais, exames de saúde, corte de cabelo, vagas de trabalho, sorteios, brincadeiras e muito mais
Publicado em 08/09/2025 às 17:19 - Atualizado em 08/09/2025 às 17:34 - Por Felipe Dias
Homens condenados por estupro de vulnerável, tráfico e furto são presos em Chapadão do Sul
Prisões aconteceram entre os dias 4 e 6 de setembro; condenações somam mais de 27 anos de prisão
Publicado em 08/09/2025 às 16:17 - Atualizado em 08/09/2025 às 16:18 - Por Felipe Dias
Prefeito Walter Schlatter entrega novos ônibus escolares para atender estudantes da zona rural de Chapadão do Sul
Veículos possuem ar-condicionado, Wi-Fi, acessibilidade e representam investimento de mais de R$ 2,1 milhões da prefeitura
Publicado em 08/09/2025 às 14:17 - Atualizado em 08/09/2025 às 14:25 - Por Felipe Dias
Com recurso próprio, Prefeitura de Chapadão do Sul entrega ônibus com ar-condicionado e Wi-Fi para alunos da zona rural
O investimento total na frota é de R$ 2.181.334,00, recursos próprios da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Publicado em 08/09/2025 às 10:59 - Atualizado em 08/09/2025 às 11:56 - Por Roberta Cáceres