Líderes de diversas instituições públicas se reuniram na noite deste domingo (16) na governadoria de Mato Grosso do Sul para discutir ações concretas no combate à violência contra a mulher. O encontro contou com a presença do governador Eduardo Riedel, secretários de Estado, chefes do Judiciário e do Ministério Público, que debateram mudanças necessárias para tornar as ações mais eficazes.
"Reunião importante diante de tudo o que aconteceu e vem acontecendo, não só no Estado, mas no Brasil, no mundo, com relação à violência contra as mulheres. Discutimos ações que precisam ser modificadas e implementadas para minimizar isso, uma angústia da nossa sociedade", afirmou Riedel.
Os dados apresentados reforçam a gravidade do problema. Apenas em Campo Grande, a Casa da Mulher Brasileira concedeu mais de 5 mil medidas protetivas de urgência em 2024, o que representa quase duas medidas por hora. Em todo o Estado, o número ultrapassa 13 mil, com uma medida protetiva sendo emitida a cada 40 minutos.
"Mas a gente não tem tido o êxito necessário, pois os casos [de feminicídio e tentativa de feminicídio] continuam acontecendo. Essa é minha angústia e demanda para que todos se mobilizem em torno de ações concretas, que gerem resultados e barrem esse tipo de ação com a frequência que tem tido dentro de Mato Grosso do Sul", declarou o governador.
Atualmente, a Casa da Mulher Brasileira opera apenas em Campo Grande, enquanto unidades em Ponta Porã, Dourados e Corumbá estão em construção. A reunião definiu que o modelo de trabalho do Estado deve passar por mudanças para garantir maior efetividade no atendimento e proteção às vítimas.
"Importante registrar que as instituições estão mobilizadas, e esse é o primeiro passo, todos convergentes em uma mesma ação para que consigamos em um curto prazo fazer diferente. Se o modelo posto não tem gerado o resultado esperado, a gente tem que mudar o modelo", ressaltou Riedel.
Entre as medidas discutidas está a reformulação do fluxo de processos dentro da Casa da Mulher Brasileira, que completou 10 anos de funcionamento. A proposta inclui a adoção de novas tecnologias para agilizar o atendimento e reforçar a rede de proteção.
"Nessa década de atividade foram 80 mil boletins de ocorrência gerados ali, então a gente tem que dar sequência nesse trabalho fortalecendo a resposta que esse equipamento pode dar para a sociedade sul-mato-grossense", concluiu o governador.
Além do governador, participaram da reunião os secretários Viviane Luiza (Cidadania), Antonio Carlos Videira (Justiça e Segurança Pública), Patrícia Cozzolino (Assistência Social e Direitos Humanos) e Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica), além da subsecretária Manuela Bailosa (Políticas Públicas para Mulheres) e do delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone.
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador Dorival Renato Pavan, a desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, líder da campanha #TodasPorElas, e o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Romão Avilla Milhan Junior, também marcaram presença no encontro.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Bruno Rezende
Você também pode gostar de ler
Mato Grosso do Sul projeta ampliar base florestal em 40% até 2028, com foco em sustentabilidade
Estado pretende chegar a 2,5 milhões de hectares de florestas plantadas; secretário Jaime Verruck destacou papel do setor na economia verde durante evento em São Paulo
Publicado em 23/10/2025 às 14:00 - Atualizado em 23/10/2025 às 14:01 - Por Felipe Dias
Mato Grosso do Sul é reconhecido para gerar e comercializar 86 milhões de toneladas de carbono no Cerrado
Estado torna-se elegível pelo CONAREDD+ e poderá captar até R$ 1 bilhão em créditos de carbono, consolidando meta de ser “Carbono Neutro” até 2030
Publicado em 17/10/2025 às 14:27 - Por Felipe Dias
Governo de MS cria Comitê Executivo do Proclima para coordenar ações contra mudanças climáticas
Novo colegiado terá poder deliberativo e vai definir diretrizes, metas e medidas do Plano Estadual de Mudanças Climáticas e do Programa REDD+
Publicado em 10/10/2025 às 17:34 - Atualizado em 10/10/2025 às 17:36 - Por Felipe Dias
MS tem 2º maior avanço em alfabetização do país e Riedel celebra resultado em solenidade com ministro da Educação
Índice de alunos alfabetizados passou de 47,4% em 2023 para 55,8% em 2024, crescimento destacado pelo governador ao lado do ministro da educação
Publicado em 01/10/2025 às 17:03 - Atualizado em 01/10/2025 às 17:20 - Por Felipe Dias
Governo de MS investe R$ 26,8 milhões em acessos viários para atender megaprojeto de celulose no Vale do Sucuriú
Obras na MS-377 vão garantir suporte logístico à planta da Arauco em Três Lagoas e Inocência, com previsão de conclusão em até 360 dias
Publicado em 15/09/2025 às 15:27 - Atualizado em 15/09/2025 às 16:51 - Por Felipe Dias
MS sobe para 2º lugar e é destaque nacional em emprego e qualificação da mão de obra, aponta ranking CLP
Estado avançou uma colocação em relação ao ano passado, quando ocupava o 3º lugar
Publicado em 02/09/2025 às 17:05 - Atualizado em 02/09/2025 às 17:31 - Por Felipe Dias