A recente tragédia do feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte, de 42 anos, e as subsequentes manifestações cobrando melhorias no atendimento da DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) por conta das denúncias e os áudios vazados, culminaram em um episódio que gerou controvérsia na manhã desta terça-feira (18), em Campo Grande. A tensão entre a Delegacia e imprensa parece aumentar, porque enquanto a imprensa quer explicações, acaba encontrando "portas fechadas".
Jornalistas noticiaram que foram impedidos de entrar na Casa da Mulher Brasileira, local público onde funciona a DEAM, sob a alegação de que a entrada só poderia ser autorizada pela própria delegada titular. A equipe do Jornal Midiamax, assim como outras equipes de imprensa, contou que foi barrada na entrada do local, sendo informada que a delegada seria a única autoridade capaz de conceder permissão para a entrada dos jornalistas.
O episódio reacendeu a discussão sobre a relação entre a imprensa e a DEAM, especialmente após a divulgação de matérias que questionavam o atendimento prestado à Vanessa Ricarte horas antes de seu feminicídio.
Alegado "mal entendido"
Após a repercussão do caso, a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Iacita Azamor, esclareceu, com exclusividade ao MS Todo Dia, que não houve qualquer impedimento à liberdade de imprensa e que tudo não passou de um "mal entendido".
Ela reforçou que a Casa da Mulher Brasileira sempre esteve aberta à imprensa e continuará assim, prezando pela transparência e pelo direito à informação. A coordenadora ressaltou que a Casa da Mulher Brasileira e a DEAM são parceiras na prestação de serviços às mulheres em situação de violência e que o objetivo é trabalhar em conjunto para garantir o melhor atendimento possível às vítimas.
"O atendimento à imprensa continua normal, mas, muitas vezes, é necessário fazer agendamentos, porque a delegada pode estar atendendo alguma ocorrência ou em diligências", justificou Iacita.
Outro lado
O episódio levanta questões sobre a necessidade de aprimorar a comunicação entre a DEAM e a imprensa, especialmente em casos de grande repercussão como o de Vanessa Ricarte. É fundamental que os jornalistas tenham acesso às informações para cumprirem o papel de fiscalização e para que a sociedade seja informada sobre os trabalhos da delegacia.
A morte de Vanessa Ricarte e os eventos subsequentes evidenciam a importância de se debater e aprimorar o atendimento às mulheres vítimas de violência, bem como a necessidade de fortalecer a rede de proteção e acolhimento.
De acordo com o Midiamax, a delegada que atendeu a jornalista Vanessa, e registrou o boletim de ocorrência em que a vítima denuncia o ex-noivo é a Riccelly Maria Albuquerque Donhas, que passou no último concurso da Polícia Civil, em Mato Grosso do Sul, e está em estágio probatório. A suposta inexperiência é apontada por muitos como um dos fatores determinantes para que Vanessa dissesse, em áudio enviado para uma amiga, que foi tratada de maneira ‘fria e seca’ na Deam, horas antes de ser assassinada pelo seu ex-noivo, e outro agravante teria sido o fato de não ter sido escoltada até a sua casa.
Próximos capítulos
Ainda é cedo para avaliar o impacto desse episódio na relação entre a DEAM e a imprensa. No entanto, é importante que ambas as partes estejam abertas ao diálogo e dispostas a trabalhar juntas para garantir que a sociedade seja informada sobre os trabalhos da delegacia e para que as mulheres em situação de violência recebam o atendimento adequado.
Aguardamos os próximos capítulos dessa história e esperamos que este episódio sirva de aprendizado para que situações como essa jamais se repitam.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação/Redes Sociais
Você também pode gostar de ler
Homem de 33 anos é preso em flagrante pilotando motocicleta furtada em Costa Rica
Autor foi interceptado pela Polícia Militar no Conjunto Habitar Brasil e encaminhado à delegacia para responder por receptação ou furto
Publicado em 19/11/2025 às 11:26 - Atualizado em 19/11/2025 às 12:17 - Por Roberta Cáceres
Mulher é agredida a chutes e socos pelo cunhado e sogro após discussão em Chapadão do Sul
Vítima de 31 anos foi atacada após se opor à presença de convidados; autores fugiram do local e não foram localizados pela Polícia Militar
Publicado em 19/11/2025 às 11:15 - Atualizado em 19/11/2025 às 11:18 - Por Roberta Cáceres
Homem é preso após atrapalhar atendimento de enfermeira e causar tumulto no Hospital Municipal de Chapadão do Sul
Polícia Militar foi acionada para conter autor de 47 anos que perturbava o atendimento médico na Avenida Dezesseis
Publicado em 19/11/2025 às 09:13 - Atualizado em 19/11/2025 às 10:13 - Por Roberta Cáceres
Homem confessa ter matado a companheira, em Sonora; caso é o 36º feminicídio de MS
O casal tinha um filho de 4 anos. O homem afirmou que esganou a mulher até a morte por conta de ciúmes.
Publicado em 18/11/2025 às 15:20 - Atualizado em 18/11/2025 às 18:35 - Por Redação MS Todo Dia
Homem leva golpe de facão na cabeça ao tentar contato com a ex-esposa, em Costa Rica
Ele teria levado o golpe durante briga com outro homem no mesmo local.
Publicado em 18/11/2025 às 14:20 - Atualizado em 18/11/2025 às 14:51 - Por Redação MS Todo Dia
Arrependido, homem ajuda Polícia Civil e entrega objetos furtados em Costa Rica
Identificado pela Polícia Civil, o autor do furto em uma residência levou os investigadores a um terreno baldio, onde havia escondido os objetos
Publicado em 18/11/2025 às 12:35 - Atualizado em 18/11/2025 às 14:19 - Por Roberta Cáceres
Disparos e agressões encerram briga por dívida de R$ 400 em Coxim
Três mulheres ficaram feridas no Jardim dos Pequis após uma discussão sobre cobrança escalar para agressões, arremesso de pedras e culminar em disparos de arma de fogo
Publicado em 18/11/2025 às 11:30 - Atualizado em 18/11/2025 às 11:38 - Por Roberta Cáceres
Fim da linha: Jovem de 18 anos acusado de homicídio em SC é preso quase um ano depois em Coxim
K.M.S., que fugiu de Bombinhas (SC) após o assassinato de G.S.S. em novembro de 2024, foi localizado e detido pela Polícia Civil em Coxim
Publicado em 18/11/2025 às 08:21 - Atualizado em 18/11/2025 às 10:23 - Por Roberta Cáceres
Suspeito tenta fugir e fechar portão, mas é preso com revólver .38 de numeração raspada em Costa Rica
Ação rápida da PM e Força Tática frustra evasão e apreende arma de uso restrito escondida no guarda-roupa
Publicado em 17/11/2025 às 08:32 - Atualizado em 17/11/2025 às 09:14 - Por Roberta Cáceres
Polícia apreende pistola CZ-P07 calibre 9mm que estava enterrada em Costa Rica
A ação foi desencadeada pela Polícia Militar, com apoio da Força Tática da 4ª CIPM, baseada em informações de Inteligência e repasses da Polícia Civil
Publicado em 17/11/2025 às 08:06 - Atualizado em 17/11/2025 às 08:26 - Por Roberta Cáceres