A Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu um alerta sobre um golpe que está sendo aplicado em nome da instituição. Criminosos estão enviando notificações fraudulentas por e-mail, SMS e WhatsApp, com o objetivo de enganar motoristas e roubar dinheiro.
Os estelionatários enviam mensagens com boletos falsos para pagamento de multas e comunicados falsos sobre a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As mensagens incluem informações pessoais da vítima, como nome completo, número da CNH e valor da multa, o que torna o golpe ainda mais convincente.
Os boletos fraudulentos apresentam códigos de barras que direcionam o pagamento para contas bancárias dos criminosos.
Esclarecimento
A PRF informa que não envia boletos por e-mail, SMS ou WhatsApp. As notificações de multas são encaminhadas exclusivamente pelos Correios, para o endereço cadastrado no Senatran (Sistema da Secretaria Nacional de Trânsito).
Para se proteger, a PRF orienta que, ao receber qualquer notificação suspeita, a população não realize pagamentos e entre em contato com a instituição por meio do telefone 191 ou pelo site oficial da PRF.
Recomendações
Desconfie de mensagens que solicitam informações pessoais ou dados bancários.
Evite clicar em links ou abrir anexos de e-mails desconhecidos.
Verifique a autenticidade dos boletos e comunicados antes de efetuar qualquer pagamento.
Em caso de dúvida, entre em contato com os órgãos oficiais.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação
Você também pode gostar de ler
Homem é preso por descumprir medida protetiva em Coxim
Jovem de 22 anos foi encontrado na residência da vítima durante fiscalização do Programa Mulher Segura
Publicado em 21/08/2026 às 15:54 - Atualizado em 21/08/2026 às 16:21 - Por Camila Borges
PM registra ocorrência de importunação sexual e injúria em academia de Chapadão do Sul
Recepcionista relatou abordagens insistentes, gestos obscenos e xingamentos; caso foi encaminhado à Polícia Civil
Publicado em 21/08/2026 às 14:07 - Atualizado em 21/08/2026 às 14:08 - Por Camila Borges
Chapadão do Sul: Bêbado quebra janela de caminhão para dormir após dono esconder chave
Homem de 29 anos disse que queria entrar no veículo para dormir; ele foi preso por dano
Publicado em 21/08/2026 às 09:25 - Atualizado em 21/08/2026 às 09:28 - Por Gabi Ferreira
Golpe pelo WhatsApp gera prejuízo de mais de R$ 27 mil em Água Clara
Criminosos se passaram por funcionários de banco e fizeram empréstimos e transferências após obter código de segurança
Publicado em 21/08/2026 às 08:39 - Atualizado em 21/08/2026 às 08:45 - Por Gabi Ferreira
Gritos, silêncio e morte: Costa Rica registra mais um caso de feminicídio
Fátima Alves de Matos(54) chegou ao hospital sem sinais vitais; morte é investigada como feminicídio e companheiro permanece preso como suspeito
Publicado em 21/08/2026 às 08:23 - Atualizado em 21/08/2026 às 08:41 - Por Renan Carrijo
TJMS mantém preso acusado de mandar matar tia por herança em Ribas do Rio Pardo
Desembargadora cita gravidade do crime e risco de intimidação de pessoa ligada à disputa familiar
Publicado em 21/08/2026 às 07:51 - Atualizado em 21/08/2026 às 08:10 - Por Gabi Ferreira
Adolescente de 17 anos é apreendido com 2,4 kg de maconha em São Gabriel do Oeste
Jovem tentou fugir durante abordagem da PM e indicou residência onde estavam escondidos tabletes de maconha, dinheiro e uma balança de precisão
Publicado em 20/08/2026 às 15:34 - Atualizado em 20/08/2026 às 15:49 - Por Camila Borges