Nesta semana, Mato Grosso do Sul recebe a “Oficina Pena Justa: Enfrentando o Estado de Coisas Inconstitucional nas Unidades da Federação”, promovida pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), com apoio da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio de suas escolas penitenciárias. O evento reafirma o compromisso das instituições envolvidas no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao sistema prisional brasileiro.
As oficinas “Pena Justa” têm como objetivo apresentar os fundamentos, princípios e metodologias do plano nacional para os estados e o Distrito Federal, promovendo a aproximação entre as unidades federativas e as diretrizes da execução penal.
O evento tem duração de dois dias, totalizando 12 horas de atividades, divididas entre exposições teóricas e oficinas práticas.
As discussões são conduzidas por especialistas renomadas na área: a doutora Stephane Silva de Araújo, diretora da Escola Nacional de Serviços Penais da Senappen, doutora e mestre em Educação pela UFPEL (Universidade Federal de Pelotas), bacharel em Direito e licenciada em Pedagogia; e a doutora Luísa Bertrami D’Angelo, pós-doutoranda e doutora em Psicologia Social pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Ambas trazem vasta experiência e conhecimento para o desenvolvimento das atividades.
Você também pode gostar de ler
Mês da Mulher: Corpo de Bombeiros e Detran-MS lançam curso de pilotagem segura para mulheres
O projeto 'Pilotagem Segura' oferecerá 25 vagas para mulheres, habilitadas na categoria A
Publicado em 10/03/2026 às 14:02 - Atualizado em 10/03/2026 às 14:16 - Por Day Silva
Estado antecipa medidas para enfrentar aumento de vírus respiratórios no período de sazonalidade
SES reforça vigilância, vacinação e organização da assistência antes da chegada dos meses mais frios
Publicado em 09/03/2026 às 17:19 - Atualizado em 09/03/2026 às 17:31 - Por Day Silva
Empresas de MS podem se inscrever para receber o Selo Social “Empresa Amiga da Mulher”
O Selo será concedido em duas categorias
Publicado em 09/03/2026 às 14:42 - Por Day Silva
Detran esclarece dúvidas sobre resultado ‘não concluído’ no exame prático de direção veicular
Novo modelo do exame prevê três possibilidades de resultado: apto, não apto e não concluído.
Publicado em 05/03/2026 às 13:45 - Atualizado em 05/03/2026 às 20:29 - Por Day Silva
Com educação profissional e qualificação, MS é beneficiado com melhores oportunidades de emprego
Dados reais que impulsionam o Estado, mas com reflexo direto na vida dos sul-mato-grossenses, que buscam melhoria da renda por meio de qualificação e melhores vagas de trabalho
Publicado em 04/03/2026 às 14:45 - Por Day Silva
Com mais de 100 escolas sul-mato-grossenses inscritas, Detranzinho abre cadastro reserva
As inscrições de reserva e informações sobre o programa estão no novo site do Detran-MS
Publicado em 03/03/2026 às 12:45 - Atualizado em 03/03/2026 às 13:08 - Por Day Silva
Polícia Científica de MS participa de lançamento da nova plataforma do Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas
Com a nova plataforma, as informações serão inseridas diretamente no sistema, seguindo fluxo padronizado e análise por comitê técnico avaliador.
Publicado em 28/02/2026 às 11:42 - Atualizado em 28/02/2026 às 11:45 - Por Day Silva