O Banco Central anunciou, nesta quinta-feira (6), que as instituições financeiras devem excluir chaves Pix vinculadas a CPFs e CNPJs com cadastro irregular na Receita Federal. A medida, publicada em uma nova resolução, tem como objetivo reduzir fraudes e golpes no sistema de pagamentos instantâneos.
Para evitar a exclusão da chave Pix, os usuários precisam checar a situação cadastral junto à Receita Federal. No caso dos CPFs, a consulta pode ser feita online, inserindo o número do documento, a data de nascimento e confirmando o captcha. Já para CNPJs, as empresas devem seguir um procedimento semelhante.
Segundo as novas regras, terão suas chaves desativadas os CPFs com status de suspenso, cancelado, titular falecido ou nulo, além dos CNPJs classificados como suspenso, inapto, baixado ou nulo. Instituições financeiras que descumprirem a determinação poderão ser punidas pelo Banco Central, que fará um monitoramento periódico.
Atualmente, cerca de 7,9 milhões de chaves Pix pertencem a pessoas físicas com irregularidades na Receita Federal, representando 1% das 796 milhões de chaves registradas no sistema do Banco Central. A recomendação é que os usuários verifiquem sua situação cadastral o quanto antes para evitar problemas no uso do serviço.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Minuto Jurídico: Jornal MS Todo Dia anuncia Dr. Fábio Nogueira Costa como novo colunista da área jurídica
Referência em Direito Processual, assina como novo colunista do Minuto Jurídico para trazer análise clara e acessível aos leitores
Publicado em 17/09/2025 às 09:45 - Atualizado em 17/09/2025 às 10:40 - Por Roberta Cáceres
Caravina participa da 3ª Cavalgada de Brasilândia e destaca a tradição e importância cultural da festa
Caravina ressaltou a relevância do evento não apenas como manifestação cultural, mas também como uma oportunidade de movimentar a economia local
Publicado em 15/09/2025 às 14:44 - Atualizado em 15/09/2025 às 14:46 - Por Felipe Dias
Suicídio já tirou a vida de 80 jovens em MS neste ano; setembro amarelo reforça ações de prevenção
Parlamento, universidades, justiça e governo unem esforços para ampliar o diálogo e fortalecer políticas de acolhimento
Publicado em 11/09/2025 às 15:00 - Atualizado em 11/09/2025 às 15:02 - Por Felipe Dias
Ex-prefeito de Três Lagoas e empresa de construção são condenados por fraude em contratos de lixo
Justiça determina ressarcimento de R$ 7,3 milhões, suspensão de direitos políticos e proibição de contratar com poder público
Publicado em 10/09/2025 às 18:22 - Atualizado em 10/09/2025 às 18:24 - Por Felipe Dias
Deputada Mara Caseiro solicita construção de rampa náutica de concreto no Rio Taquari, em Pedro Gomes
Pedido encaminhado ao governador e à Agesul busca garantir segurança, fomentar turismo e fortalecer economia local
Publicado em 10/09/2025 às 17:38 - Atualizado em 10/09/2025 às 17:39 - Por Felipe Dias
MP investiga uso irregular de fogo em 214 hectares de vegetação nativa em Coxim
Fiscalização do Imasul apontou queima sem autorização em propriedade rural; multa foi de R$ 215 mil
Publicado em 09/09/2025 às 17:03 - Atualizado em 09/09/2025 às 17:04 - Por Felipe Dias
Deputada Mara Caseiro solicita revitalização da ponte velha em Coxim para transformar local em atrativo turístico
Parlamentar pede ao governador Eduardo Riedel e à Agesul recursos para reforma estrutural e estética do marco histórico da cidade
Publicado em 09/09/2025 às 15:27 - Atualizado em 09/09/2025 às 15:29 - Por Felipe Dias