Recentemente, um morador denunciou através das redes sociais a presença de uma grande quantidade de lixo em frente a uma residência na Rua Paranaguá, no Bairro Sibipiruna, gerando preocupações na comunidade. Os problemas com o descarte irregular de lixo e entulho se estendem por diversos pontos da cidade, incluindo as Avenidas Curitiba e Mato Grosso do Sul, onde os moradores têm "eleito" essas vias como locais inadequados para o depósito de resíduos.
Apesar dos esforços da Prefeitura em combater o problema e promover a coleta adequada de entulhos, muitas pessoas persistem em despejar resíduos de forma inadequada, sobrecarregando locais como o final da Avenida Mato Grosso do Sul. Além disso, bairros mais distantes do centro também enfrentam a presença de lixo espalhado pelas ruas, avenidas e terrenos baldios, onde plásticos e restos de construção são frequentemente encontrados.
Conscientização e Educação Ambiental como Caminho: Uma das soluções apontadas para enfrentar essa questão é a conscientização da população, especialmente nas escolas, ensinando as crianças sobre a importância de não terem atitudes inadequadas quanto ao descarte de resíduos e incentivando-as a cobrarem dos familiares a destinação correta dos materiais. No entanto, o desafio se mostra maior ao conscientizar os moradores que chegam à cidade sem conhecimento adequado sobre o descarte responsável.
Ação da Prefeitura: Enquanto a conscientização é fundamental, a Prefeitura de Chapadão do Sul tem atuado no sentido de promover o recolhimento adequado de entulhos pela cidade, divulgando amplamente o cronograma para que a população possa descartar seus resíduos corretamente e, assim, contribuir para um ambiente mais limpo e saudável para todos. A busca por soluções sustentáveis e a participação ativa de toda a comunidade são essenciais para enfrentar esse desafio crescente e preservar a qualidade de vida no município.
Você também pode gostar de ler
Vereador Marcelo Costa visita Hospital de Amor em Barretos e destaca acolhimento a pacientes de Chapadão do Sul
Parlamentar esteve na unidade e na casa de apoio, onde conversou com moradores do município em tratamento
Publicado em 14/02/2026 às 07:05 - Atualizado em 14/02/2026 às 07:06 - Por Day Silva
Homem que morreu espancado em Chapadão do Sul estava agredindo mulher, dizem testemunhas
Segundo relatos, ele teria partido para cima de quem tentou intervir e acabou caindo desacordado após ser atingido com socos; bombeiros o levaram ao PAM
Publicado em 13/02/2026 às 15:29 - Atualizado em 13/02/2026 às 16:09 - Por Day Silva
Cão é arremessado duas vezes contra o chão e caso revolta moradores em Chapadão do Sul
Imagens mostram homem saindo de imóvel para agredir animal na calçada; estado de saúde do cachorro não foi informado
Publicado em 13/02/2026 às 09:27 - Atualizado em 13/02/2026 às 09:34 - Por Day Silva
IFMS tem oportunidade para professor de monitoria em Chapadão do Sul
Processo seletivo é para contratação temporária, com carga de 20 horas semanais e remuneração de R$ 29,68 por hora/aula; inscrições seguem até 18 de fevereiro
Publicado em 12/02/2026 às 07:47 - Atualizado em 12/02/2026 às 08:24 - Por Day Silva
MP investiga contaminação por óleo em galpão na MS-306 em Chapadão do Sul
Empresa foi autuada por falhas no controle ambiental e risco ao solo; multa é de R$ 10 mil
Publicado em 11/02/2026 às 12:15 - Atualizado em 11/02/2026 às 12:16 - Por Day Silva
Com presença de vereadores, Chapadão do Sul lança Plano de Desenvolvimento Municipal e reforça planejamento estratégico
Evento realizado no SEST SENAT reúne autoridades e marca avanço no planejamento estratégico e no fortalecimento das ações voltadas ao crescimento da cidade
Publicado em 11/02/2026 às 07:47 - Atualizado em 11/02/2026 às 08:10 - Por Day Silva
Marcelo Costa propõe pacote de indicações com foco em educação, saúde infantil e proteção às mulheres
Marcelo Costa propõe pacote de indicações com foco em educação, saúde infantil e proteção às mulheres
Publicado em 10/02/2026 às 17:02 - Atualizado em 10/02/2026 às 17:03 - Por Redação
Pesquisa estadual coloca Alline Tontini entre os nomes lembrados para a Assembleia Legislativa do MS
Vereadora de Chapadão do Sul soma 0,4% na pesquisa espontânea; cenário ainda está em formação para 2026
Publicado em 10/02/2026 às 15:10 - Atualizado em 10/02/2026 às 15:21 - Por Redação
Câmara de Chapadão do Sul abre sessões matinais e vota pacote de indicações para áreas essenciais
Habitação, saúde, educação, mobilidade urbana e infraestrutura dominaram a 1534ª Sessão Ordinária, com dezenas de propostas e projeto do Executivo em pauta
Publicado em 09/02/2026 às 16:24 - Atualizado em 09/02/2026 às 16:38 - Por Redação