Na última quarta-feira (26), a cidade de Costa Rica celebrou um momento importante para a segurança pública local com a solenidade de inauguração da Sala da Polícia Militar na Delegacia de Polícia Civil. Essa iniciativa representa um passo significativo na melhoria da infraestrutura e atendimento aos cidadãos, proporcionando um espaço adequado para a realização dos trabalhos administrativos da Polícia Militar e fortalecendo a integração entre os órgãos de segurança na cidade.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades locais, representantes da Polícia Militar, membros do Conselho Comunitário de Segurança de Costa Rica (CONSEG) e demais convidados. O ambiente festivo refletia a satisfação de todos em ver essa importante conquista para a segurança pública na região.
Para tornar a Sala da Polícia Militar uma realidade, foi necessária uma reforma estrutural no local, que incluiu pinturas, a instalação de uma porta de vidro, adesivagem e a aquisição de móveis em geral. Os recursos financeiros para a concretização desse projeto foram provenientes do CONSEG, que tem como responsabilidade a gestão dos fomentos em prol das forças policiais.
O CONSEG tem sido fundamental no apoio à segurança pública em Costa Rica, recebendo verbas do Poder Judiciário, Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), convênios e termos de colaboração com a Prefeitura de Costa Rica, além de emendas parlamentares vindas da Câmara de Vereadores. Essa união de esforços visa suprir as necessidades das forças de segurança, beneficiando diretamente a sociedade local.
A inauguração da Sala da Polícia Militar é um marco importante na história do CONSEG, que foi fundado em 2002 e continua atuante e comprometido com a segurança da comunidade. Atualmente, tem à frente do conselho a presidente Kelen Cristina de Oliveira, que tem desempenhado um papel fundamental na condução das ações voltadas para a segurança pública.
O diretor do foro da comarca, juiz Francisco Soliman, destacou a importância da instalação de novos equipamentos públicos em prol da comunidade e ressaltou que a prevenção é tão importante quanto o combate à criminalidade. O comandante da Polícia Militar, 2º tenente Claudio Mendes da Rocha Filho, enfatizou a importância da integração entre os órgãos públicos no combate ao crime em Costa Rica, destacando os recursos investidos na segurança pública.
A juíza da 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Costa Rica, Laísa de Oliveira Ferneda Marcolini, expressou sua satisfação em ver as forças de segurança recebendo estrutura e bens materiais para executarem seu trabalho, tanto repressivo quanto preventivo. O delegado substituto Igor Duarte Sousa também ressaltou a importância desse novo espaço, que proporciona mais comodidade e eficiência no atendimento às ocorrências.
O escrivão de Polícia Civil, Waldir Marcondes Gomes, representando a presidente do CONSEG, agradeceu a todos os envolvidos pelo esforço e dedicação em tornar a Sala da Polícia Militar uma realidade. Ele destacou a importância do trabalho conjunto entre as instituições e ressaltou que essa conquista beneficiará toda a sociedade.
Com essa estrutura aprimorada, a Polícia Militar poderá prestar um serviço ainda mais eficiente à população, garantindo a tranquilidade e o desenvolvimento da região.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação
Você também pode gostar de ler
OAB de Costa Rica reúne advocacia local e lideranças estaduais e nacionais em evento técnico
Evento na 16ª Subseção da OAB reuniu mais de 40 advogados para discutir honorários, prerrogativas, inovação e os novos desafios da profissão
Publicado em 21/05/2026 às 19:05 - Atualizado em 21/05/2026 às 19:17 - Por Day Silva
The Best Açaí estreia self-service de Petit Gâteau e lança shakes proteicos em Costa Rica
Unidade oferece mais de 12 tipos de açaís, 24 sabores de sorvetes e mais de 40 acompanhamentos para personalizar sobremesas e bebidas
Publicado em 18/05/2026 às 19:18 - Atualizado em 18/05/2026 às 19:24 - Por Murilo Mendes
Mais Delivery estreia em Costa Rica com explosão de pedidos e movimenta comércio local
Aplicativo chega com promoções, cashback, brindes personalizados e mais de 50 empresas parceiras na cidade
Publicado em 14/05/2026 às 19:29 - Atualizado em 14/05/2026 às 19:37 - Por Murilo Mendes
Decor Colors de Costa Rica lança “Batalha Contra Umidade” com tintas especiais para acabar com infiltrações
Loja especializada em pintura e acabamento destaca produtos como Aqua Shield, Borracha Líquida, Block Total e Block Trincas para combater mofo, fissuras e umidade
Publicado em 13/05/2026 às 15:46 - Atualizado em 13/05/2026 às 16:15 - Por Murilo Mendes
Em aniversário de 46 anos de Costa Rica, Júnior Mochi destaca conquistas e investimentos destinados ao município
Parlamentar destacou o crescimento do município, parabenizou os moradores e reafirmou seu compromisso com investimentos e melhorias para a cidade
Publicado em 12/05/2026 às 08:19 - Atualizado em 12/05/2026 às 08:50 - Por Gabi Ferreira
Júnior Mochi prestigia abertura da 5ª Expo Rica e reforça apoio ao agronegócio em Costa Rica
Dep. Estadual participou da Expo Rica 2026 ao lado de autoridades, empresários e moradores de Costa Rica e região, além de acompanhar o show da cantora Ana Castela.
Publicado em 08/05/2026 às 08:59 - Por Gabi Ferreira
Senadora Soraya Thronicke traz a Costa Rica atendimento gratuito para 320 cães e gatos na Caravana da Castração
Com mais de R$ 4 milhões investidos em Costa Rica apenas em 2026, senadora destinou recursos para turismo, infraestrutura rural e agora amplia ações de saúde animal no município
Publicado em 07/05/2026 às 16:33 - Atualizado em 07/05/2026 às 16:46 - Por Murilo Mendes
Rosa de Saron Espetos confirma presença na Expo Rica 2026 com estande e cardápio completo e carne de qualidade
Restaurante fecha temporariamente para atender público da festa com espetos, jantinha e carnes de cortes nobres
Publicado em 07/05/2026 às 13:14 - Atualizado em 07/05/2026 às 13:15 - Por Murilo Mendes