Na última quarta-feira (26), a cidade de Costa Rica celebrou um momento importante para a segurança pública local com a solenidade de inauguração da Sala da Polícia Militar na Delegacia de Polícia Civil. Essa iniciativa representa um passo significativo na melhoria da infraestrutura e atendimento aos cidadãos, proporcionando um espaço adequado para a realização dos trabalhos administrativos da Polícia Militar e fortalecendo a integração entre os órgãos de segurança na cidade.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades locais, representantes da Polícia Militar, membros do Conselho Comunitário de Segurança de Costa Rica (CONSEG) e demais convidados. O ambiente festivo refletia a satisfação de todos em ver essa importante conquista para a segurança pública na região.
Para tornar a Sala da Polícia Militar uma realidade, foi necessária uma reforma estrutural no local, que incluiu pinturas, a instalação de uma porta de vidro, adesivagem e a aquisição de móveis em geral. Os recursos financeiros para a concretização desse projeto foram provenientes do CONSEG, que tem como responsabilidade a gestão dos fomentos em prol das forças policiais.
O CONSEG tem sido fundamental no apoio à segurança pública em Costa Rica, recebendo verbas do Poder Judiciário, Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), convênios e termos de colaboração com a Prefeitura de Costa Rica, além de emendas parlamentares vindas da Câmara de Vereadores. Essa união de esforços visa suprir as necessidades das forças de segurança, beneficiando diretamente a sociedade local.
A inauguração da Sala da Polícia Militar é um marco importante na história do CONSEG, que foi fundado em 2002 e continua atuante e comprometido com a segurança da comunidade. Atualmente, tem à frente do conselho a presidente Kelen Cristina de Oliveira, que tem desempenhado um papel fundamental na condução das ações voltadas para a segurança pública.
O diretor do foro da comarca, juiz Francisco Soliman, destacou a importância da instalação de novos equipamentos públicos em prol da comunidade e ressaltou que a prevenção é tão importante quanto o combate à criminalidade. O comandante da Polícia Militar, 2º tenente Claudio Mendes da Rocha Filho, enfatizou a importância da integração entre os órgãos públicos no combate ao crime em Costa Rica, destacando os recursos investidos na segurança pública.
A juíza da 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Costa Rica, Laísa de Oliveira Ferneda Marcolini, expressou sua satisfação em ver as forças de segurança recebendo estrutura e bens materiais para executarem seu trabalho, tanto repressivo quanto preventivo. O delegado substituto Igor Duarte Sousa também ressaltou a importância desse novo espaço, que proporciona mais comodidade e eficiência no atendimento às ocorrências.
O escrivão de Polícia Civil, Waldir Marcondes Gomes, representando a presidente do CONSEG, agradeceu a todos os envolvidos pelo esforço e dedicação em tornar a Sala da Polícia Militar uma realidade. Ele destacou a importância do trabalho conjunto entre as instituições e ressaltou que essa conquista beneficiará toda a sociedade.
Com essa estrutura aprimorada, a Polícia Militar poderá prestar um serviço ainda mais eficiente à população, garantindo a tranquilidade e o desenvolvimento da região.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação
Você também pode gostar de ler
Costa Rica recebe líder Naviraiense em duelo decisivo no Laertão pelo Estadual
Com apoio da torcida, CREC tenta embalar na competição e encostar no G-4 neste domingo
Publicado em 13/02/2026 às 14:49 - Atualizado em 13/02/2026 às 15:05 - Por Day Silva
Feira no Bairro Vale do Amanhecer movimenta Costa Rica na noite desta quarta
Evento reúne produtores, artesãos e show musical para fortalecer agricultura local e economia criativa
Publicado em 11/02/2026 às 14:46 - Atualizado em 11/02/2026 às 14:47 - Por Redação
Curso ensina produção de adubos orgânicos em Costa Rica
Capacitação gratuita ocorre nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Cinturão Verde, com apenas 10 vagas
Publicado em 11/02/2026 às 09:48 - Atualizado em 11/02/2026 às 10:17 - Por Day Silva
Costa Rica e Alcinópolis unem forças para modernizar pontes estratégicas da região
Costa Rica e Alcinópolis unem forças para modernizar pontes estratégicas da região
Publicado em 10/02/2026 às 16:14 - Atualizado em 10/02/2026 às 16:17 - Por Redação
Prefeitura de Costa Rica promove Feira no Bairro Vale do Amanhecer nesta quarta-feira
Evento reúne produtores rurais, artesãos e show musical para fortalecer a economia local e aproximar produtores e consumidores
Publicado em 10/02/2026 às 09:00 - Atualizado em 10/02/2026 às 09:26 - Por Day Silva
Prefeito confirma reajuste de 5,4% e garante piso nacional aos professores de Costa Rica
Anúncio feito durante a Semana Pedagógica assegura aumento salarial do magistério em 2026, com responsabilidade fiscal e alinhamento às regras do Governo Federal
Publicado em 09/02/2026 às 16:19 - Atualizado em 09/02/2026 às 16:22 - Por Redação
Costa Rica lança Plano de Desenvolvimento Municipal e inicia novo ciclo de crescimento estratégico
Elaborado com apoio do Sebrae e do Governo do Estado, PDM define prioridades, projetos e metas
Publicado em 09/02/2026 às 14:15 - Atualizado em 09/02/2026 às 14:51 - Por Redação
Polícia desmonta esquema de 'guarda-roupa' e apreende mais de 7 kg de drogas em Costa Rica
Dois suspeitos foram presos no bairro São Francisco após operação da PM que identificou imóvel usado como depósito de entorpecentes
Publicado em 07/02/2026 às 09:54 - Atualizado em 07/02/2026 às 10:50 - Por Redação