Meses após a Operação Grilagem de Papel, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), a Prefeitura de Coxim firmou, nesta segunda-feira (10), um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público para garantir mais transparência e segurança jurídica nos processos de regularização fundiária urbana (REURB).
O termo, assinado com a 2ª Promotoria de Justiça, permite a retomada dos procedimentos de regularização de imóveis, desde que a prefeitura implemente medidas para evitar fraudes. Entre as exigências está a criação de um protocolo geral unificado, permitindo que qualquer cidadão consulte o andamento dos processos pela internet.
O acordo também determina que a administração municipal tenha uma equipe mínima de recursos humanos, composta por recepcionista, analista de procedimentos (engenheiro ou arquiteto) e auxiliar administrativo. Além disso, as certidões fundiárias deverão ter assinatura digital e ser encaminhadas eletronicamente ao Cartório de Registro de Imóveis, reforçando a segurança do sistema.
Caso descumpra as exigências, a prefeitura estará sujeita a multas punitivas e cominatórias, cujos valores serão revertidos ao Fundo Municipal de Meio Ambiente de Coxim.
Entenda o caso: "Grilagem de Papel"
As investigações apontam que servidores públicos teriam emitido certidões fraudulentas para terrenos abandonados, mas com propriedade definida, ignorando o processo legal. Com esses documentos falsos, os imóveis eram transferidos para envolvidos no esquema.
Durante a operação, foram apreendidos R$ 15 mil em espécie, além de celulares e documentos ligados às fraudes fundiárias. Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, sendo 14 em Coxim e um em Várzea Grande (MT).
Com o TAC, a expectativa é que os processos de regularização fundiária sejam retomados de forma mais transparente, evitando novas fraudes no município.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Trabalhador rural morre após ataque de abelhas em assentamento de Coxim
Renato residia em Coxim e estava trabalhando no campo quando foi surpreendido pelas abelhas
Publicado em 26/03/2025 às 11:00 - Atualizado em 26/03/2025 às 11:03 - Por Ana Beatriz Schaedler
Homem fica em estado grave após ser esfaqueado em fazenda em Pedro Gomes
Vítima foi encaminhada no sistema vaga zero para Campo Grande devido à gravidade do estado de saúde
Publicado em 24/03/2025 às 14:06 - Atualizado em 24/03/2025 às 14:08 - Por Felipe Dias
Ao tentar retirar pertence de casa, homem é esfaqueado em Costa Rica
O autor, foi localizado na Rua Pantanal, Bairro Sonho Meu IV, Costa Rica e em seguida o encaminharam para delegacia de polícia para providências
Publicado em 24/03/2025 às 12:11 - Atualizado em 24/03/2025 às 12:27 - Por Ana Beatriz Schaedler
Polícia Civil e Iagro apreendem pescados irregulares na BR 163, em São Gabriel do Oeste
Um cidadão de de 57 anos, transportava carga de 620 kg de pescados irregular
Publicado em 24/03/2025 às 10:13 - Atualizado em 24/03/2025 às 10:15 - Por Ana Beatriz Schaedler