A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) encaminhou ao governador Eduardo Riedel um pedido para realização de estudos técnicos que viabilizem um programa estadual de incentivo aos municípios de Mato Grosso do Sul. A proposta visa garantir suporte técnico e recursos financeiros para implantação e ampliação de serviços de atendimento multidisciplinar especializado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A solicitação foi enviada também ao secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, à secretária de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, e à secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza da Silva. O pedido surgiu após reivindicações de vereadores de diversas cidades, que denunciaram a precariedade ou ausência desse atendimento em seus municípios.
Segundo Mara Caseiro, o TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento que exige diagnóstico precoce e tratamento especializado, com acompanhamento de profissionais como médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais. “Muitos municípios do interior do Estado não possuem estrutura para oferecer esse atendimento de forma adequada, obrigando as famílias a se deslocarem para as macrorregiões de saúde e, em alguns casos, exclusivamente para Campo Grande”, destacou.
A deputada ressaltou que esse deslocamento gera desafios financeiros e logísticos às famílias e sobrecarrega os centros de atendimento nos grandes municípios. “O tratamento para TEA exige intervenções contínuas, podendo ocorrer duas ou três vezes por semana. Esse deslocamento se torna insustentável para muitas famílias, prejudicando o acesso ao atendimento essencial”, explicou.
A importância da descentralização do atendimento
Diante desse cenário, Mara Caseiro defende um programa estadual para descentralizar e ampliar o acesso ao tratamento especializado. O estudo técnico solicitado ao governo tem o objetivo de avaliar a viabilidade da proposta e viabilizar a implementação de equipes multidisciplinares nos municípios menores, garantindo atendimento mais próximo e eficiente à população.
“A descentralização da saúde é uma questão de justiça social. Precisamos garantir que todas as pessoas com TEA tenham acesso ao acompanhamento necessário sem que suas famílias enfrentem dificuldades extremas para isso. Esse estudo técnico será o primeiro passo para encontrarmos soluções concretas para essa demanda urgente”, concluiu.
Agora, a proposta aguarda manifestação do governo do Estado para que os estudos possam ser iniciados e resultem em políticas públicas mais inclusivas para a população sul-mato-grossense.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Victor Chileno
Você também pode gostar de ler
Atendendo pedido de vereadores, Mara Caseiro solicita van para transporte de atletas de Figueirão
A solicitação foi formulada pelos vereadores Ronis da Silva Moreira, Kelly Karine Bernardes Alves e Vagney Moreira Fernandes
Publicado em 02/10/2025 às 08:45 - Atualizado em 02/10/2025 às 09:00 - Por Roberta Cáceres
Assessor Parlamentar I, Roberto Paes é nomeado para representar Costa Rica no gabinete de Márcio Fernandes
Com vasta experiência no serviço público, Roberto reforça a articulação política e será a voz do deputado em Costa Rica.
Publicado em 28/09/2025 às 22:56 - Atualizado em 29/09/2025 às 23:05 - Por Renan Carrijo
Em reconhecimento ao incentivo no desenvolvimento, Gerson Claro é homenageado com o título de Cidadão Aparecidense
Honraria concedida pela Câmara Municipal de Aparecida do Taboado consolida o vínculo do presidente da Assembleia Legislativa com o município e reforça seu compromisso
Publicado em 25/09/2025 às 10:03 - Atualizado em 25/09/2025 às 11:00 - Por Roberta Cáceres
Câmara de Rio Brilhante gasta quase o triplo da Prefeitura com diárias
Levantamento revela que gastos com viagens e cursos superam R$ 804 mil, levantando suspeitas sobre complementação salarial
Publicado em 23/09/2025 às 08:26 - Atualizado em 23/09/2025 às 08:28 - Por Roberta Cáceres
STJ define limites para uso de redes sociais por prefeitos, veja o que pode e não pode
Decisão da Corte reforça que comunicação oficial deve informar a população, não promover autoridades
Publicado em 22/09/2025 às 11:53 - Atualizado em 22/09/2025 às 11:56 - Por Roberta Cáceres
Proposta que pode reduzir penas de condenados no 8 de janeiro ganha força no Congresso; Bolsonaro pode ser beneficiado
A medida, que seria uma alternativa à anistia, entra em pauta e coloca em questão se o benefício pode alcançar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros líderes
Publicado em 19/09/2025 às 10:29 - Atualizado em 19/09/2025 às 10:38 - Por Roberta Cáceres
STJ alerta: Uso de redes pessoais por prefeitos para divulgar obras pode configurar improbidade administrativa
Consolida o entendimento de que o uso de perfis privados para a autopromoção de gestores viola o princípio da impessoalidade na administração pública, com riscos de condenação.
Publicado em 19/09/2025 às 10:02 - Atualizado em 19/09/2025 às 10:09 - Por Roberta Cáceres
De forma harmoniosa, Prefeitura de Chapadão do Sul anuncia Altair Antonio Trentin como novo Secretaria de Obras
Prefeito Walter Schlatter explicou que a mudança foi feita de forma harmoniosa. "Quero fazer questão de agradecer o Tola pelo trabalho nestes quase 9 meses"
Publicado em 19/09/2025 às 08:39 - Atualizado em 19/09/2025 às 08:44 - Por Roberta Cáceres