Costa Rica está entre os municípios de Mato Grosso do Sul com incidência média de casos prováveis de dengue em 2025. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) no boletim da 11ª semana epidemiológica, publicado nesta quinta-feira (20). Até o momento, o estado já contabiliza 5.014 casos prováveis, sendo 1.663 confirmados, além de quatro óbitos decorrentes da doença e outros sete em investigação.
Nos últimos 14 dias, os municípios de Paraíso das Águas e Japorã registraram incidência média de casos confirmados, enquanto os óbitos ocorreram em Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina e Aquidauana. Entre as vítimas fatais, duas possuíam comorbidades.
Além de Costa Rica, os municípios de Chapadão do Sul, Cassilândia, Pedro Gomes e Sonora também apresentam incidência média de casos prováveis. Já Figueirão e Paraíso das Águas aparecem com incidência alta.
Vacinação
A imunização contra a dengue tem sido uma das estratégias adotadas para conter o avanço da doença. Até o momento, 201.349 doses da vacina foram aplicadas em Mato Grosso do Sul. O estado recebeu do Ministério da Saúde um total de 207.796 doses do imunizante, que possui um esquema vacinal composto por duas aplicações com intervalo de três meses.
A vacina é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária que concentra a maior parte das hospitalizações pela doença.
Chikungunya
O boletim epidemiológico também trouxe dados sobre a chikungunya. O estado já contabiliza 3.165 casos prováveis da doença, sendo 529 confirmados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). O documento ainda aponta oito casos confirmados em gestantes e um óbito registrado no município de Dois Irmãos do Buriti.
A SES reforça a importância de evitar a automedicação e orienta que, ao apresentar sintomas de dengue ou chikungunya, a população procure imediatamente uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequado.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Ônibus do Hemosul reforça doações de sangue e amplia cadastro de medula óssea em Rio Verde, Coxim e Sonora
Ações realizadas em cidades do Norte de MS arrecadaram 195 bolsas de sangue e aproximaram atendimento da população
Publicado em 18/05/2026 às 17:44 - Atualizado em 18/05/2026 às 17:46 - Por Murilo Mendes
Costa Rica deixa grupo de maior alerta para dengue em MS após queda na incidência da doença
Município apresentou redução nos índices em comparação aos boletins anteriores e Estado segue sem registrar mortes pela doença
Publicado em 16/05/2026 às 10:11 - Atualizado em 16/05/2026 às 10:35 - Por Gabi Ferreira
Cassilândia libera vacinação contra gripe para toda a população acima de 6 meses
Campanha começa nesta sexta-feira com atendimento estendido em uma das unidades de saúde do município
Publicado em 15/05/2026 às 17:08 - Atualizado em 15/05/2026 às 17:10 - Por Murilo Mendes
Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar pesagem e vacinação em Figueirão
Atendimento acontece até 20 de junho na UBS Arindo Rodrigues da Silva para evitar suspensão do benefício
Publicado em 14/05/2026 às 15:07 - Atualizado em 14/05/2026 às 15:39 - Por Murilo Mendes
Saúde de Cassilândia realizou mais de 95 procedimentos e atendimentos durante o mês de abril
Relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde aponta milhares de atendimentos em diferentes áreas no município
Publicado em 12/05/2026 às 14:46 - Atualizado em 12/05/2026 às 14:47 - Por Murilo Mendes
Prefeitura de Alcinópolis convida para a 2ª Conferência Municipal de Saúde nos dias 14 e 15 de maio
Evento na Câmara reúne população e profissionais para discutir melhorias no atendimento e propostas para o SUS
Publicado em 07/05/2026 às 16:18 - Atualizado em 07/05/2026 às 16:19 - Por Murilo Mendes
Saúde de Figueirão muda número da Regulação; saiba como entrar em contato
Novo telefone via WhatsApp permite agendar viagens, exames, consultas e tirar dúvidas
Publicado em 05/05/2026 às 15:13 - Atualizado em 05/05/2026 às 15:16 - Por Murilo Mendes
Regulação de Saúde Municipal passa a atender em novo endereço em Figueirão
Serviço agora funciona na UBS Arindo Rodrigues da Silva e reúne agendamentos em um único local
Publicado em 28/04/2026 às 15:43 - Atualizado em 28/04/2026 às 15:45 - Por Murilo Mendes