O Vale Europeu, região turística catarinense formada por 12 municípios colonizados por alemães e italianos, poderia facilmente se chamar "Vale Encantado" pela exuberância de suas paisagens naturais. Resultado da união entre empresários do turismo e gestores municipais, o local oferece diversos trajetos e experiências únicas para quem busca contato com a natureza e a cultura europeia preservada no Brasil.
Atrações e hospitalidade
Localizada no Médio Vale do Itajaí, a região conta com inúmeras atrações turísticas, desde hospedagens acolhedoras em propriedades rurais até atividades como cavalgadas, pescarias e trilhas ecológicas. A gastronomia também é destaque, com cafés coloniais recheados de produtos orgânicos e artesanais. Entre as peculiaridades locais estão casas no estilo enxaimel, moinhos, rodas-d’água, capelas e engenhos.
Cidades que guardam histórias
Entre as cidades que fazem parte do Vale Europeu, destaca-se Pomerode, conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, com forte tradição cultural preservada. Outra cidade importante é Blumenau, também marcada por fortes traços alemães e conhecida por sua arquitetura típica e festivais tradicionais.
Circuito de cicloturismo
O circuito de cicloturismo do Vale Europeu oferece 290 km de puro contato com a natureza, com cerca de 90% do percurso feito por estradas de terra nas áreas rurais. Ao longo do trajeto, os ciclistas visitam cervejarias artesanais, apreciam a gastronomia italiana e alemã, conhecem a história da imigração europeia, além da arquitetura tradicional e das belezas naturais como cachoeiras e riachos.
Grupo sul-mato-grossense embarca na aventura
Um grupo de ciclistas sul-mato-grossenses das cidades de Campo Grande, Bonito, Sidrolândia, Bodoquena, Miranda, Maracaju e Três Lagoas irá encarar essa aventura sobre duas rodas entre os dias 10 e 18 de outubro. A expedição será coordenada pela Rota Aventura, empresa especializada em passeios ciclísticos em Bonito.
"Partiremos de ônibus fretado em 10 de outubro, iniciando em Bonito e passando pelas demais cidades participantes. Nosso ponto de partida e retorno será Timbó, percorrendo cidades como Pomerode, Rodeio, Alto dos Cedros, Palmeira e Balneário Camboriú ou Porto Belo", detalhou Allan Velcic, um dos organizadores.
Interessados em participar ou saber mais sobre a expedição podem entrar em contato pelo telefone (67) 9137-6117, via WhatsApp, com Ângela Cláudia.
Fonte: Campo Grande News com Jornal MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Família pede oração por menina de 10 anos que sofreu queimaduras com chapão em Coxim
Everly Sophia está internada e intubada na Santa Casa de Campo Grande após acidente na noite desta quarta-feira (17)
Publicado em 18/09/2025 às 18:07 - Atualizado em 18/09/2025 às 18:09 - Por Felipe Dias
Governo de MS prorroga Estado de Emergência Ambiental devido ao risco de incêndios florestais
A decisão, publicada no Diário Oficial, foi tomada devido à persistência de condições climáticas extremas, como altas temperaturas, baixa umidade do ar e estiagem
Publicado em 18/09/2025 às 11:30 - Atualizado em 18/09/2025 às 12:05 - Por Roberta Cáceres
Minuto Jurídico: Jornal MS Todo Dia anuncia Dr. Fábio Nogueira Costa como novo colunista da área jurídica
Referência em Direito Processual, assina como novo colunista do Minuto Jurídico para trazer análise clara e acessível aos leitores
Publicado em 17/09/2025 às 09:45 - Atualizado em 17/09/2025 às 10:40 - Por Roberta Cáceres
Caravina participa da 3ª Cavalgada de Brasilândia e destaca a tradição e importância cultural da festa
Caravina ressaltou a relevância do evento não apenas como manifestação cultural, mas também como uma oportunidade de movimentar a economia local
Publicado em 15/09/2025 às 14:44 - Atualizado em 15/09/2025 às 14:46 - Por Felipe Dias
Suicídio já tirou a vida de 80 jovens em MS neste ano; setembro amarelo reforça ações de prevenção
Parlamento, universidades, justiça e governo unem esforços para ampliar o diálogo e fortalecer políticas de acolhimento
Publicado em 11/09/2025 às 15:00 - Atualizado em 11/09/2025 às 15:02 - Por Felipe Dias
Ex-prefeito de Três Lagoas e empresa de construção são condenados por fraude em contratos de lixo
Justiça determina ressarcimento de R$ 7,3 milhões, suspensão de direitos políticos e proibição de contratar com poder público
Publicado em 10/09/2025 às 18:22 - Atualizado em 10/09/2025 às 18:24 - Por Felipe Dias