O Vale Europeu, região turística catarinense formada por 12 municípios colonizados por alemães e italianos, poderia facilmente se chamar "Vale Encantado" pela exuberância de suas paisagens naturais. Resultado da união entre empresários do turismo e gestores municipais, o local oferece diversos trajetos e experiências únicas para quem busca contato com a natureza e a cultura europeia preservada no Brasil.
Atrações e hospitalidade
Localizada no Médio Vale do Itajaí, a região conta com inúmeras atrações turísticas, desde hospedagens acolhedoras em propriedades rurais até atividades como cavalgadas, pescarias e trilhas ecológicas. A gastronomia também é destaque, com cafés coloniais recheados de produtos orgânicos e artesanais. Entre as peculiaridades locais estão casas no estilo enxaimel, moinhos, rodas-d’água, capelas e engenhos.
Cidades que guardam histórias
Entre as cidades que fazem parte do Vale Europeu, destaca-se Pomerode, conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, com forte tradição cultural preservada. Outra cidade importante é Blumenau, também marcada por fortes traços alemães e conhecida por sua arquitetura típica e festivais tradicionais.
Circuito de cicloturismo
O circuito de cicloturismo do Vale Europeu oferece 290 km de puro contato com a natureza, com cerca de 90% do percurso feito por estradas de terra nas áreas rurais. Ao longo do trajeto, os ciclistas visitam cervejarias artesanais, apreciam a gastronomia italiana e alemã, conhecem a história da imigração europeia, além da arquitetura tradicional e das belezas naturais como cachoeiras e riachos.
Grupo sul-mato-grossense embarca na aventura
Um grupo de ciclistas sul-mato-grossenses das cidades de Campo Grande, Bonito, Sidrolândia, Bodoquena, Miranda, Maracaju e Três Lagoas irá encarar essa aventura sobre duas rodas entre os dias 10 e 18 de outubro. A expedição será coordenada pela Rota Aventura, empresa especializada em passeios ciclísticos em Bonito.
"Partiremos de ônibus fretado em 10 de outubro, iniciando em Bonito e passando pelas demais cidades participantes. Nosso ponto de partida e retorno será Timbó, percorrendo cidades como Pomerode, Rodeio, Alto dos Cedros, Palmeira e Balneário Camboriú ou Porto Belo", detalhou Allan Velcic, um dos organizadores.
Interessados em participar ou saber mais sobre a expedição podem entrar em contato pelo telefone (67) 9137-6117, via WhatsApp, com Ângela Cláudia.
Fonte: Campo Grande News com Jornal MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Ministério Público aciona Justiça para garantir transporte adaptado a universitários em Coxim
Estudante percorre 50 minutos em cadeira motorizada após suspensão de ônibus escolar adaptado
Publicado em 13/02/2026 às 10:50 - Atualizado em 13/02/2026 às 11:21 - Por Day Silva
Estado abre 14 vagas com salário de R$ 5,5 mil para área social
Estado abre 14 vagas com salário de R$ 5,5 mil para área social
Publicado em 11/02/2026 às 17:43 - Atualizado em 11/02/2026 às 17:45 - Por Redação
Imasul alerta para elevação do nível dos rios Taquari e Aquidauana
Autorides monitoram risco de alagamento e danos a ribeirinhos
Publicado em 04/02/2026 às 17:54 - Por Redação
Chuva de 40 mm em 30 minutos deixa rastro de destruição em bairros de COxim
Defesa Civil alerta moradores de áreas de risco
Publicado em 03/02/2026 às 13:45 - Atualizado em 03/02/2026 às 13:51 - Por Redação
Coxim entra na mira do TCE e terá sistema de transporte escolar vistoriado
Auditoria do Tribunal de Contas acontece entre os dias 23 e 27 de fevereiro e pode trazer implicações à gestão municipal
Publicado em 30/01/2026 às 15:56 - Atualizado em 30/01/2026 às 15:59 - Por Redação
Coordenador ganha justa causa após manter relacionamentos com subordinadas em MS
Reincidência do comportamento feriram os princípios da ética profissiona
Publicado em 28/01/2026 às 16:49 - Atualizado em 28/01/2026 às 16:50 - Por Redação
MP cobra correções após auditoria apontar falhas graves em obras da MS-276 e MS-145
Problemas de drenagem, riscos de acidentes e passivos ambientais foram identificados
Publicado em 28/01/2026 às 16:46 - Atualizado em 28/01/2026 às 16:47 - Por Redação