Preocupação aumenta com a baixa umidade do ar em cidades da região

Para a quinta-feira, a previsão da Climatempo é de que a umidade relativa do ar fique igual ou abaixo de 17% em Costa Rica e Chapadão do Sul

Imagem de compartilhamento para o artigo Preocupação aumenta com a baixa umidade do ar em cidades da região da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A quinta-feira (3) promete ser de muito calor e baixa umidade com temperaturas elevadas em diversas cidades da região. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, as cidades de Costa Rica, Chapadão do Sul, Cassilândia e Figueirão enfrentarão um clima típico de verão nos próximos dias, com temperaturas máximas chegando a atingir os 35°C e, em alguns casos, até mesmo 36°C.

Em agosto, Mato Grosso do Sul tem enfrentado os efeitos de um sistema de alta pressão atmosférica que intensificou-se sobre o interior do Brasil. Essa condição climática tem resultado em níveis de umidade do ar ainda mais baixos, comparados aos registros já observados em julho. De acordo com medições do Instituto Nacional de Meteorologia, foram constatados níveis de umidade do ar igual ou abaixo de 20% em algumas áreas de Mato Grosso do Sul nos últimos dias. 

Para a quinta-feira (3), a previsão da Climatempo é de que a umidade relativa do ar fique igual ou abaixo de 12% no centro e norte de Mato Grosso do Sul. 

Costa Rica
A população enfrentará mais um dia de calor intenso, com temperaturas máximas na casa dos 35°C. De madrugada, os termômetros registraram 16°C de mínima. É importante que os moradores e visitantes da região se mantenham hidratados e evitem exposição ao sol nos horários de maior incidência de radiação solar.

Chapadão do Sul
Chapadão do Sul também vivenciará dia quente, com temperaturas similares às de Costa Rica, alcançando os 35°C. Ao amanhecer a mínima ficou em torno de 17°C. É recomendado que a população redobre os cuidados com a exposição ao sol e que busque locais frescos para se proteger do calor.

Cassilândia
Em Cassilândia, a temperatura máxima atingirá os 34°C, com a mínima acompanhando a média das outras cidades em torno de 17°C. A umidade relativa do ar também estará baixa, em torno de 20%, o que requer atenção especial para evitar problemas respiratórios e de pele causados pela secura do ar.

Figueirão e Alciníopolis
As cidades serão as mais quentes dessa quinta, com previsão de máximas de até 36°C. Durante a madrugada o clima foi mais ameno, com temperatura na casa dos 17°C. Os moradores devem adotar medidas para se proteger do calor excessivo e evitar atividades ao ar livre nos momentos mais quentes do dia.

Baixa Umidade
Além das altas temperaturas, todas as cidades apresentarão baixa umidade relativa do ar, com valores em torno de 20% a 60%. Ontem, quarta-feira (2), diversas cidades na região enfrentaram um cenário alarmante de baixa umidade do ar. Com índices mínimos, a população de Sonora viu os termômetros marcarem 15% de umidade relativa do ar, enquanto Pedro Gomes e Costa Rica enfrentaram 17%. A situação não foi muito diferente em Coxim e Alcinópolis, onde os índices chegaram a 18%. Río Verde, São Gabriel do Oeste e Chapadão do Sul também enfrentaram um cenário crítico, com índices de 21% e 22%, respectivamente.


Imagem ALERTA BAIXA UMIDADE

Você também pode gostar de ler