Uma resolução publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul (DOE-MS) nesta quarta-feira (26) estabelece diretrizes para a custódia, escolta e transferência de presos no estado. A medida, assinada pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antonio Carlos Videira, tem o objetivo de otimizar o trabalho das forças policiais, definindo claramente as responsabilidades de cada instituição.
Com a nova regulamentação, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal compartilharão as funções de custódia e escolta dos detentos, de acordo com o estágio da detenção:
Polícia Militar: Responsável pela custódia e escolta desde o momento da prisão até a entrega do detido na delegacia da Polícia Civil. Isso inclui prisões em flagrante e cumprimento de mandados de prisão.
Polícia Civil: Assume a custódia e escolta dos presos após o registro da ocorrência pela Polícia Militar. A responsabilidade da instituição termina quando ocorre a transferência do detento para o sistema prisional.
Polícia Penal: Fica encarregada da custódia, escolta e transferência dos presos após a entrada no sistema penitenciário, incluindo deslocamentos interestaduais.
Custódia hospitalar e cooperação entre instituições
A nova norma também regulamenta a custódia e escolta de presos em hospitais. Em casos de alta demanda ou limitações operacionais, a Polícia Civil poderá solicitar apoio da Polícia Penal para manter a vigilância de detentos hospitalizados. Da mesma forma, a Polícia Penal poderá pedir auxílio da Polícia Militar quando houver necessidade de reforço em escoltas hospitalares envolvendo vários presos.
A resolução ainda prevê a possibilidade de acordos de cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), a Sejusp e a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) para ajustar regras de escolta e custódia de presos durante audiências judiciais.
Com a publicação da medida, todas as normas anteriores sobre o tema foram revogadas. A resolução segue as diretrizes da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, promovendo maior integração entre as forças de segurança no estado.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Tatyane Santinoni – Agepen
Você também pode gostar de ler
Golpe de R$ 13,4 mil: criminoso se passa por advogado e engana idosa em Camapuã
Vítima acreditou ter vencido ação judicial e realizou transferência para liberar suposto valor
Publicado em 07/04/2026 às 16:04 - Atualizado em 07/04/2026 às 16:07 - Por Day Silva
Vídeo: acusado de homicídio é preso com pistola e munições após dias de buscas em Costa Rica
Pistola calibre .380, munições e celular foram apreendidos com o homem
Publicado em 07/04/2026 às 15:54 - Atualizado em 07/04/2026 às 15:55 - Por Day Silva
Condenado por estupro: padrasto recebe 33 anos de prisão em Coxim
Crimes praticados contra enteada de 8 a 11 anos foram comprovados por laudos e testemunhos; Justiça aplica pena em regime fechado e indenização mínima por danos morais
Publicado em 07/04/2026 às 12:59 - Atualizado em 07/04/2026 às 13:00 - Por Day Silva
Briga entre irmãos termina com homem esfaqueado e outro preso em Paranaíba
Vítima foi atingida na mandíbula e socorrida pelos Bombeiros; suspeito estava alterado e foi contido pela Polícia Militar
Publicado em 07/04/2026 às 10:19 - Atualizado em 07/04/2026 às 10:39 - Por Gabi Ferreira
Durante banho de rio, jovem desaparece em fazenda de Água Clara e mobiliza buscas
Corpo de Bombeiros reforça operação com mergulhadores e cães após desaparecimento na região do rio Ribeirão dos Bois
Publicado em 07/04/2026 às 08:56 - Atualizado em 07/04/2026 às 09:39 - Por Gabi Ferreira
Homem embriagado ameaça matar colegas e acaba preso com faca em Cassilândia
Ocorrência de perturbação do sossego evoluiu para violência, com vítimas dentro de quarto para se proteger
Publicado em 07/04/2026 às 07:24 - Atualizado em 07/04/2026 às 07:27 - Por Gabi Ferreira
Homem é preso por ameaça e porte ilegal de arma em Rio Verde de MT
Suspeito tentou fugir ao perceber aproximação da polícia e foi detido com revólver calibre .38 e munições
Publicado em 06/04/2026 às 15:38 - Atualizado em 06/04/2026 às 15:50 - Por Day Silva
Adolescente com problemas psiquiátricos é encontrada em casa de idoso e caso é investigado como estupro em Coxim
Suspeito foi preso e o caso foi registrado como estupro de vulnerável e será investigado pela Polícia Civil.
Publicado em 06/04/2026 às 10:37 - Atualizado em 06/04/2026 às 11:00 - Por Gabi Ferreira
Homem é esfaqueado após cobrar corrida e suspeito foge em Chapadão do Sul
Vítima de 54 anos foi socorrida com ferimentos e caso é investigado
Publicado em 06/04/2026 às 10:03 - Atualizado em 06/04/2026 às 10:04 - Por Gabi Ferreira
Funcionária de 17 anos é flagrada facilitando furto em comércio e acaba detida com comparsa em Costa Rica
Jovens são amigas e moram juntas; produtos deixaram de ser registrados no caixa
Publicado em 06/04/2026 às 09:11 - Atualizado em 06/04/2026 às 09:15 - Por Gabi Ferreira