Durante evento no Bioparque Pantanal, na manhã desta quinta-feira (27), o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, anunciou a abertura de 400 vagas para a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. A iniciativa faz parte das ações da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) para reforçar o efetivo e melhorar o atendimento nas delegacias do Estado.
Segundo Videira, o processo de contratação da empresa organizadora do concurso já está em andamento. “Daqui 40 dias estará publicado e, no máximo em outubro ou novembro, esses novos policiais estarão prontos para serem nomeados”, afirmou o secretário.
O anúncio ocorre em meio a pressões sobre a segurança pública, intensificadas após o assassinato da jornalista Vanessa Ricarte, que buscou ajuda na delegacia e foi morta pelo ex-companheiro horas depois. Desde então, autoridades têm sido cobradas por melhorias no atendimento, especialmente nas delegacias da mulher.
Além do concurso para a Polícia Civil, Videira revelou que 733 novos agentes da Guarda Patrimonial serão contratados para atuar como assessores administrativos de segurança pública. O objetivo é deslocá-los para funções administrativas em delegacias e quartéis, permitindo que policiais atuem em atividades operacionais. A entrada desse efetivo está prevista para os próximos 90 dias, após seleção e capacitação pela SAD (Secretaria de Estado de Administração).
A modernização do sistema policial também foi anunciada, com a implementação da coleta digital de impressões digitais diretamente nas delegacias e o uso de câmeras para gravação de interrogatórios e depoimentos. “Já fizemos a cotação de mil câmeras. Não só para a Deam em Campo Grande, mas para todo o Estado. Não tem mais por que redigir depoimentos à mão. A tecnologia tem que ser aplicada desde a primeira fase. É uma necessidade urgente”, declarou Videira.
A Sejusp pretende realizar essas mudanças de forma gradual, promovendo reestruturações físicas e operacionais para tornar o sistema mais ágil, transparente e eficiente. As medidas têm foco no acolhimento de vítimas e no fortalecimento da atuação policial, especialmente diante da alta demanda e da necessidade de respostas rápidas em casos de violência doméstica e crimes contra a mulher.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação/PCMS
Você também pode gostar de ler
Por conta de Corpus Christi, Detran de Costa Rica não terá atendimento na quinta e sexta-feira
Atendimento retorna ao normal na segunda-feira, dia 8 de junho
Publicado em 02/06/2026 às 13:00 - Atualizado em 02/06/2026 às 13:02 - Por Day Silva
Com jovens dos 79 municípios, Governo lança programa que amplia políticas públicas para juventude em todo MS
Juventude Plena reúne ações de cidadania, saúde mental, qualificação profissional, participação social e protagonismo juvenil, fortalecendo projetos já desenvolvidos
Publicado em 28/05/2026 às 14:11 - Atualizado em 28/05/2026 às 14:20 - Por Day Silva
Detran-MS alerta sobre golpe: pátios credenciados não realizam leilões de veículos
A orientação é para que a população desconfie de anúncios publicados fora dos canais oficiais
Publicado em 27/05/2026 às 13:05 - Atualizado em 27/05/2026 às 13:06 - Por Day Silva
Saúde Digital de MS desperta interesse da OPAS e fortalece cooperação internacional
Missão técnica conhece experiências em telessaúde, inteligência de dados e ações estratégicas ligadas à Rota Bioceânica
Publicado em 26/05/2026 às 16:32 - Atualizado em 26/05/2026 às 16:33 - Por Day Silva
Última semana para declaração obrigatória de rebanho mobiliza produtores rurais em MS
A campanha é obrigatória para todos os produtores que possuem saldo de animais, independentemente do porte da propriedade
Publicado em 26/05/2026 às 15:51 - Atualizado em 26/05/2026 às 15:52 - Por Day Silva
Prazo para quitar a última parcela do IPVA 2026 termina nesta semana
Contribuintes que dividiram o imposto em cinco vezes devem regularizar o pagamento até sexta-feira
Publicado em 25/05/2026 às 13:44 - Atualizado em 25/05/2026 às 13:47 - Por Day Silva
Seu Abraço Aquece arrecada mais de 192 mil peças para 586 instituições de todos os municípios de MS
Ação solidária do Governo de MS arrecada mais de 192 mil peças e amplia atendimento a instituições em todos os municípios do Estado
Publicado em 21/05/2026 às 14:54 - Atualizado em 21/05/2026 às 14:55 - Por Day Silva