Com o tema "Mulher, democracia e participação política", o segundo painel da Secretaria de Estado da Cidadania dentro do Delas Day levou representatividade ao palco.
Mediado pela secretária da Cidadania, Viviane Luiza, o diálogo reuniu mulheres que são liderança em MS e carregam no currículo histórias que inspiram tanto no empreendedorismo quanto na trajetória pessoal.
As convidadas foram Adriane Lopes, prefeita de Campo Grande; Inaye Lopes Kaiowá, vereadora em Antônio João; Mara Caseiro, deputada estadual, Margarete Coelho, diretora nacional do Sebrae e Tereza Cristina, senadora por Mato Grosso do Sul.
Na abertura, Viviane Luiza que é titular da primeira secretaria do País com dedicação exclusiva à pauta da Cidadania, trouxe dados da ONU, que dos 36 mil assentos parlamentares no mundo, apenas 26% são ocupados por mulheres.
Deputada estadual no quarto mandato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro reforça que apesar de ter um crescimento significativo de mulheres em cargos políticos nas eleições de 2024, ainda são passos lentos.
"Hoje nós temos 13 prefeitas eleitas, 20 vice-prefeitas eleitas, e 181 vereadoras. Mas ainda estamos com apenas 20% de participação. É muito pouco, precisamos alavancar isso", ressalta.
A deputada relembrou as legislações vigentes, como o Estatuto da Mulher Parlamentar, que traz as definições de assédio e violência política, especificando atos que são considerados violência política contra as mulheres candidatas, eleitas e empossadas para o cargo eletivo.
"A gente é tão acostumado com isso, que acha que não é uma violência política. Então, por isso, nós colocamos dentro desse Estatuto da Mulher Parlamentar quais são os atos que configuram violência política, como: impor por estereótipo de gênero a realização de atividades e tarefas não relacionadas com as funções e competências, quando também impedem, durante sessões ordinárias e extraordinárias, ou qualquer outra atividade que envolva a tomada de decisões, o direito de falar e votar em igualdade de condições, quando restringem o uso da palavra em sessões, reuniões de comissões, solenidades, e isso é muito comum acontecer", lembra Mara.
A parlamentar frisa que o caminho é encorajar umas às outras, inclusive a denunciar passa não permitir que situações assim continuem acontecendo.
O encerramento ficou por conta da senadora Tereza Cristina, que lembrou a trajetória como presidente da Famasul, secretária de Estado em MS, deputada federal por dois mandatos e também quando assumiu como ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
"Nós só chegamos, aonde nós chegamos, porque a gente não teve medo, a gente sabia onde queria chegar, o que é que a gente queria fazer. O mundo na política é mesmo um mundo machista. Queria dizer para vocês que não tenham medo, tenham coragem de representar aquilo que vocês acham que precisam representar na sociedade", sustenta.
Você também pode gostar de ler
Em Brasília, Caravina articula permanência no PSDB com foco em Riedel 2026
Caravina afirmou que permanência na legenda dependerá da posição do novo partido (resultado da fusão entre PSDB e Podemos) em relação à reeleição do governador
Publicado em 05/06/2025 às 16:34 - Atualizado em 05/06/2025 às 17:03 - Por Felipe Dias
Nova eleição em Bandeirantes será no dia 6 de julho após confirmação da inelegibilidade de Álvaro Urt
Calendário eleitoral começa neste domingo com convenções partidárias; diplomação está prevista até 29 de julho
Publicado em 31/05/2025 às 11:19 - Atualizado em 31/05/2025 às 11:20 - Por Felipe Dias
TSE mantém inelegibilidade de Álvaro Urt e nova eleição será realizada em Bandeirantes
Por unanimidade, ministros rejeitam recurso de prefeito eleito; município segue sob comando interino até definição de novo pleito
Publicado em 29/05/2025 às 14:02 - Atualizado em 29/05/2025 às 14:03 - Por Felipe Dias
Pedro Caravina propõe criação de medalha em homenagem a profissionais do rodeio em MS
Projeto apresentado na Assembleia Legislativa reconhece importância cultural e econômica do rodeio no estado e prevê honraria anual na semana do Dia Nacional do Rodeio
Publicado em 29/05/2025 às 13:45 - Por Felipe Dias
Lei garante prioridade para portadores de fibromialgia em filas e estacionamentos em Paraíso das Águas
Projeto prevê carteirinha oficial, sinalização especial e atendimento preferencial em serviços públicos e privados.
Publicado em 28/05/2025 às 09:04 - Atualizado em 28/05/2025 às 09:14 - Por Maria Paula
Vereadores de Paraíso das Águas querem levar atendimento médico ao campo
Donato Rezende, Adriano Didi e Fio do Povo apresentaram indicações durante sessão da Câmara Municipal
Publicado em 27/05/2025 às 10:14 - Atualizado em 27/05/2025 às 10:21 - Por Maria Paula
Prefeito Murilo comanda mutirão Todos em Ação e transforma o bairro São Luiz em Pedro Gomes
Terceira edição da iniciativa levou serviços essenciais, ações sociais e melhorias urbanas à comunidade, reforçando o compromisso da gestão com a população
Publicado em 26/05/2025 às 09:22 - Atualizado em 26/05/2025 às 09:24 - Por Maria Paula
Projeto de lei quer obrigar retirada de fios soltos em Cassilândia
A proposta é de autoria do vereador Leandro Rosa, presidente da Câmara, em parceria com Paulo Eduardo Cardoso e busca responsabilizar quem deixar fiação sem uso na cidade.
Publicado em 24/05/2025 às 09:40 - Atualizado em 24/05/2025 às 09:49 - Por Maria Paula
Marcha dos prefeitos: em Brasília, prefeito Cleverson busca recursos para saúde e segurança de Costa Rica
Delegado Cleverson participou da Marcha dos Prefeitos e se reuniu com autoridades para tratar de investimentos e da reforma tributária
Publicado em 22/05/2025 às 11:21 - Atualizado em 22/05/2025 às 11:27 - Por Maria Paula
Junior Mochi critica repactuação da BR-163 e repudia permanência da MSVia na concessão
Deputado estadual manifesta indignação com leilão que pode manter empresa que descumpriu contrato anterior e pede investigação ao MPF
Publicado em 21/05/2025 às 17:54 - Atualizado em 21/05/2025 às 17:55 - Por Felipe Dias