A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou nos dias 27 e 28 de março uma capacitação sobre o uso da Talidomida, medicamento utilizado no tratamento da hanseníase. O evento, intitulado "Hanseníase: ênfase no medicamento Talidomida", contou com a presença de aproximadamente 300 especialistas, incluindo médicos, farmacêuticos e gestores da vigilância sanitária.
A capacitação foi realizada no Centro de Convenções Dr. Günter Hans do Hospital São Julião, em Campo Grande, e teve como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a hanseníase e discutir a aplicação e regulamentação da Talidomida.
De acordo com a Gerente de Assistência Farmacêutica Básica e Estratégica da SES, Nathália Dantas Pelliccioni, a prescrição da Talidomida deve ser feita por médicos em receituário padrão e exigida nas Unidades Públicas Dispensadora de Talidomida. Além disso, a vigilância sanitária é responsável por monitorar a prescrição do medicamento e garantir o controle rigoroso das entradas e saídas no livro de controle da Talidomida.
A SES ressalta a importância da capacitação para garantir a segurança e eficácia do tratamento com Talidomida, especialmente para mulheres em idade fértil. O evento foi realizado em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Você também pode gostar de ler
Carnaval em MS exige cuidados com hidratação, alimentação e proteção contra o sol
Secretaria orienta foliões a redobrar cuidados com crianças, consumo de álcool e exposição ao calor para evitar desidratação, intoxicações e insolação
Publicado em 14/02/2026 às 07:10 - Atualizado em 14/02/2026 às 07:37 - Por Day Silva
Mais autonomia e menos deslocamentos: Mato Grosso do Sul incentiva diálise peritoneal
Realizada no próprio domicílio, a diálise peritoneal reduz a necessidade de deslocamentos frequentes até clínicas especializadas
Publicado em 13/02/2026 às 16:42 - Atualizado em 13/02/2026 às 16:44 - Por Day Silva
Criança na Creche: programa que paga cuidador para mães irem trabalhar abre pré-cadastro online
Por meio do programa beneficiárias recebem um adicional de R$ 600 por filho com idade de 0 a 3 anos, 11 meses e 29 dias
Publicado em 13/02/2026 às 10:20 - Atualizado em 13/02/2026 às 10:44 - Por Day Silva
Detran: portaria garante agendamento e protege o cidadão de prejuízos por prazos e vencimento de documentos
Com a nova regra, todo atendimento presencial passa a ser realizado exclusivamente mediante agendamento pelo Portal de Serviços do Detran-MS
Publicado em 11/02/2026 às 08:41 - Atualizado em 11/02/2026 às 09:04 - Por Day Silva
Mato Grosso do Sul abre 1.254 novas empresas em janeiro e mantém ritmo positivo de crescimento
De acordo com o diretor-presidente da Jucems, Nivaldo Domingos, o desempenho confirma a regularidade no crescimento do empreendedorismo no Estado
Publicado em 10/02/2026 às 10:10 - Atualizado em 10/02/2026 às 10:54 - Por Day Silva
Defesa Civil de Mato Grosso do Sul se mobiliza após municípios serem afetados por chuvas intensas
A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul acompanha o caso em tempo real
Publicado em 06/02/2026 às 09:01 - Atualizado em 06/02/2026 às 09:02 - Por Day Silva
Sistemas do Detran são normalizados em todas as agências de Mato Grosso do Sul
Não haverá cobrança de multa de recibo e, nos casos em que a vistoria esteja vencida, ela será revalidada
Publicado em 05/02/2026 às 15:12 - Atualizado em 05/02/2026 às 15:17 - Por Day Silva
MS inicia aplicação de imunizante contra bronquiolite em bebês prematuros e crianças com comorbidades
Estado enfrentou um aumento expressivo das internações por bronquiolite nos últimos anos
Publicado em 03/02/2026 às 08:48 - Atualizado em 03/02/2026 às 09:00 - Por Day Silva