A SED (Secretaria de Estado de Educação) divulgou nesta quinta-feira (27), no Diário Eletrônico Oficial, n° 11.784, o Edital n°14/SED/2025, para Adesão ao PRO-ERER/MS (Programa Raças e Etnias de MS – Educação para Relações Étnico-Raciais) e o Selo Educação para Relações Étnico-Raciais (SELO-ERER/MS) pelas unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino),
Com vistas ao reconhecimento e fortalecimento de práticas em Educação para as Relações Étnico-Raciais nas unidades escolares da REE, o programa tem como finalidade reconhecer e certificar, com o SELO ERER/MS, as escolas que desenvolvem projetos e ações direcionados à promoção da Educação no contexto das Relações Étnico-Raciais, abrangendo os eixos Gestão, Currículo e Projeto Político-Pedagógico e Educomunicação para Relações Étnico-Raciais.
Adesão
Para participar do PRO-ERER/MS, a direção escolar da REE deverá criar a Comissão Escolar Étnico-Racial (CE-ERER), composta por 9 (nove) membros: a) 1 (um) diretor escolar; b) 1 (um) coordenador pedagógico; c) 1 (um) representante do Colegiado Escolar; d) 2 (dois) docentes; e) 2 (dois) discentes; f) 1 (um) representante do Serviço de Apoio Técnico Operacional; g) 1 (um) representante do Grêmio Estudantil. A CE-ERER terá a seguinte composição: a) Presidente; b) Secretário; c) Coordenador; d) Membros.
Após constituída a Comissão Escolar Étnico-Racial, o diretor deverá cadastrar a CE-ERER no Portal Sistemas SED-MS, conforme formulário a ser preenchido no ato da confirmação da inscrição por este Edital. A CE-ERER será responsável por mobilizar, articular e executar as ações do PRO-ERER/MS na unidade escolar.
Inscrições
As unidades escolares que optarem por aderir ao programa PRO-ERER/MS deverão realizar a inscrição, até o dia 31 de maio, por meio do Portal ERER/MS acessando o link https://www.sistemas.sed.ms.gov.br disponível no Portal Sistemas SED-MS.
Premiação
As 10 unidades escolares, com as maiores pontuações na lista geral, receberão um certificado especial de participação, em reconhecimento ao desempenho alcançado, conforme a ordem de classificação.
Além da premiação das 10 unidades escolares, haverá 4 premiações para projetos de destaque, divididas em 2 categorias: “História e Cultura Afro-brasileira” e “Ensino e Cultura Indígena”. Haverá, também, 2 premiações destinadas aos professores, com troféus e certificados, divididas em 2 categorias: “História e Cultura Afro-brasileira” e “Ensino e Cultura Indígena”.
Você também pode gostar de ler
Carnaval em MS exige cuidados com hidratação, alimentação e proteção contra o sol
Secretaria orienta foliões a redobrar cuidados com crianças, consumo de álcool e exposição ao calor para evitar desidratação, intoxicações e insolação
Publicado em 14/02/2026 às 07:10 - Atualizado em 14/02/2026 às 07:37 - Por Day Silva
Mais autonomia e menos deslocamentos: Mato Grosso do Sul incentiva diálise peritoneal
Realizada no próprio domicílio, a diálise peritoneal reduz a necessidade de deslocamentos frequentes até clínicas especializadas
Publicado em 13/02/2026 às 16:42 - Atualizado em 13/02/2026 às 16:44 - Por Day Silva
Criança na Creche: programa que paga cuidador para mães irem trabalhar abre pré-cadastro online
Por meio do programa beneficiárias recebem um adicional de R$ 600 por filho com idade de 0 a 3 anos, 11 meses e 29 dias
Publicado em 13/02/2026 às 10:20 - Atualizado em 13/02/2026 às 10:44 - Por Day Silva
Detran: portaria garante agendamento e protege o cidadão de prejuízos por prazos e vencimento de documentos
Com a nova regra, todo atendimento presencial passa a ser realizado exclusivamente mediante agendamento pelo Portal de Serviços do Detran-MS
Publicado em 11/02/2026 às 08:41 - Atualizado em 11/02/2026 às 09:04 - Por Day Silva
Mato Grosso do Sul abre 1.254 novas empresas em janeiro e mantém ritmo positivo de crescimento
De acordo com o diretor-presidente da Jucems, Nivaldo Domingos, o desempenho confirma a regularidade no crescimento do empreendedorismo no Estado
Publicado em 10/02/2026 às 10:10 - Atualizado em 10/02/2026 às 10:54 - Por Day Silva
Defesa Civil de Mato Grosso do Sul se mobiliza após municípios serem afetados por chuvas intensas
A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul acompanha o caso em tempo real
Publicado em 06/02/2026 às 09:01 - Atualizado em 06/02/2026 às 09:02 - Por Day Silva
Sistemas do Detran são normalizados em todas as agências de Mato Grosso do Sul
Não haverá cobrança de multa de recibo e, nos casos em que a vistoria esteja vencida, ela será revalidada
Publicado em 05/02/2026 às 15:12 - Atualizado em 05/02/2026 às 15:17 - Por Day Silva
MS inicia aplicação de imunizante contra bronquiolite em bebês prematuros e crianças com comorbidades
Estado enfrentou um aumento expressivo das internações por bronquiolite nos últimos anos
Publicado em 03/02/2026 às 08:48 - Atualizado em 03/02/2026 às 09:00 - Por Day Silva