Os primeiros resultados do Censo 2022 Indígenas, divulgados nesta segunda-feira (7), mostram que Mato Grosso do Sul dobrou a população indígena em 12 anos. Segundo o IBGE, o Estado saiu de 77.025 indígenas em 2010 para 116.346 mil em 2022.
Apesar do crescimento de 51,04%, Mato Grosso do Sul que até então tinha o 2º maior número de indígenas do País foi para a 3ª colocação, ficando atrás do Amazonas e da Bahia.
Este é o maior levantamento de dados indígenas da história do IBGE, e traz ainda a confirmação de que todos os 79 municípios do Estado têm a presença de povos indígenas.
Para a secretária-adjunta de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Viviane Luiza, os dados divulgados hoje pelo IBGE seguirão sendo os norteadores para a construção de políticas públicas eficientes, independente da colocação do Estado a nível nacional.
“São indicadores importantes para que possamos avaliar as demandas de cada comunidade indígena, e fazer com que as ações cheguem lá na ponta a quem realmente mais precisa”, destaca.
Durante a apresentação dos dados, a equipe que coordenou o Censo em MS explicou questões técnicas, inovações e as mudanças metodológicas da coleta. Um dos pontos levantados pelo coordenador do Censo em Dourados, Leandro Cabral, foi quanto à atualização da cartografia censitária.
“É muito importante que a gente tivesse, para poder fazer um trabalho mais qualificado possível, mapas e imagens de satélites atualizadas. Trabalhamos com muita parceria da Funai, Agraer, lideranças indígenas para poder identificar onde a população estava ou poderia estar em Mato Grosso do Sul, além de fazer um treinamento específico dos recenseadores que atuaram nas áreas indígenas”, explica.
Seguindo o princípio da autodeclaração, a população questionada pelo IBGE poderia responder que é indígena dentro do quesito cor ou raça, ou se estivesse em localidade indígena se considerava pessoa indígena.
“As opções eram branca, preta, amarela, parda ou indígena. Se o morador respondesse indígena, já partiria para o questionário de perguntas específicas sobre etnia, grupo índigena, língua”, destacou Leandro.
Pela primeira vez o IBGE também trabalhou com o pertencimento, dando a possibilidade da pessoa responder que se considerava indígena.
“Uma inovação do Censo 2022, para a gente conseguir ampliar a melhoria na captação daquela população que não se declarava indígena, mas se considerava, porque tem a questão do pertencimento da sua etnia”, ressaltou a coordenadora do Censo em Mato Grosso do Sul, Elenice Cano.
Segundo o Censo, 82,43% da população indígena entrevistada respondeu que se identificava como indígena no quesito cor ou raça, e 17,57% se considerava indígena.
Genilson Flores e seu caçula são retrato das gerações indígenas de MS
MS Indígena
Essa primeira etapa do Censo trouxe o número de população indígena tanto dentro quanto fora das terras indígenas, quantidade de domicílios, localidades e quais são as terras indígenas reconhecidas até julho de 2022.
Num segundo momento, o IBGE vai divulgar os dados referentes às etnias e língua falada.
Em números, a população indígena em todo País é de 1,6 milhão. MS tem 116,3 mil indígenas, correspondendo a 4,22% da população levantada pelo Censo Demográfico 2022 no Estado.
Com o 3º maior número de população indígena do Brasil, MS fica atrás do Estado do Amazonas, que tem 490,8 mil indígenas, e Bahia com 229,1 mil. Somadas, essas três unidades da federação concentram quase metade da população indígena de todo Brasil, correspondendo a 49,38%.
Os cinco maiores municípios de MS em população indígena são: Campo Grande (18.439), Dourados (12.054), Amambai (9.988), Aquidauana (9.428) e Miranda (8.866).
Do total de indígenas em MS, 68.534 mil pessoas moram em terras indígenas e 47.812 residem fora.
A Terra Indígena Dourados tem a 6ª maior população residente indígena do País, com um total de 13.473 mil.
Com os quantitativos populacionais e de domicílios trazidos pelo Censo 2022, o Estado de Mato Grosso do Sul poderá conhecer as condições de vida, habitação, alfabetização, acesso à educação, saúde, saneamento básico e mercado de trabalho da população indígena em todo Mato Grosso do Sul.
Subsecretário de Políticas Públicas para Povos Originários, Fernando Souza ressalta que os dados contribuem para ampliar o conhecimento da diversidade social e territorial indígena de Mato Grosso do Sul, além de subsidiar a criação e implementação de políticas públicas para a cidadania de todos os povos indígenas.
“Pelos dados, o IBGE demonstra que os indígenas estão não só nas comunidades, mas também nas cidades, nas fazendas. Quando nós falamos de políticas públicas, muitas vezes elas não chegam para todos os que estão fora das comunidades. Então, com estes números acreditamos que ficará mais fácil para os órgãos competentes buscarem e apresentarem políticas que cheguem a todos os indígenas, tanto na educação, saúde como também moradia”, pontua o subsecretário.
Você também pode gostar de ler
STF retoma depoimentos sobre tentativa de golpe e ouve ex-comandante da Aeronáutica
A audiência deve começar às 11h30 e será conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes
Publicado em 21/05/2025 às 12:18 - Atualizado em 21/05/2025 às 12:37 - Por Ana Beatriz Schaedler
INSS notifica aposentados e pensionistas sobre descontos indevidos a partir desta terça-feira
Os aposentados e pensionistas notificados terão até esta quarta-feira (14) para informar se autorizaram ou não os descontos em seus benefícios.
Publicado em 13/05/2025 às 12:09 - Atualizado em 13/05/2025 às 12:17 - Por Ana Beatriz Schaedler
Simone Tebet diz que Governo federal irá ressarcir aposentados e pensionistas vítimas de fraude no INSS
A estimativa inicial é de que até 9 milhões de beneficiários possam ter sido prejudicados pelo esquema.
Publicado em 09/05/2025 às 12:04 - Atualizado em 09/05/2025 às 12:06 - Por Ana Beatriz Schaedler
INSS bloqueia novos descontos de empréstimo consignado para todos os beneficiários
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (8).
Publicado em 08/05/2025 às 10:24 - Atualizado em 08/05/2025 às 10:30 - Por Ana Beatriz Schaedler
Lula coordena reunião para tratar de fraude contra aposentados e pensionistas do INSS
Governo estuda plano para devolver o dinheiro às vítimas da fraude
Publicado em 07/05/2025 às 09:47 - Atualizado em 07/05/2025 às 10:29 - Por Ana Beatriz Schaedler
Adolescente de 14 anos é apontado como líder de grupo criminoso virtual em operação nacional
A casa do jovem que foi alvo da Operação Adolescência Segura fica em Campo Grande
Publicado em 16/04/2025 às 13:19 - Atualizado em 16/04/2025 às 13:49 - Por Ana Beatriz Schaedler
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de abril nesta terça-feira
Os primeiros a receber são os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 1.
Publicado em 15/04/2025 às 12:21 - Atualizado em 15/04/2025 às 12:28 - Por Ana Beatriz Schaedler
WhatsApp apresenta instabilidade neste sábado e usuários relatam falhas em mensagens e mídias
Até o momento, o WhatsApp ainda não se pronunciou oficialmente sobre as causas da falha ou uma previsão de normalização do serviço.
Publicado em 12/04/2025 às 11:11 - Atualizado em 12/04/2025 às 11:18 - Por Ana Beatriz Schaedler