O município de Coxim, situado a 253 quilômetros de Campo Grande, celebra nesta sexta-feira (11) seus 127 anos de emancipação político-administrativa com uma extensa programação que se estende até o domingo (13). Com 32.151 habitantes, conforme dados do último Censo do IBGE, a cidade é considerada um dos principais polos do norte de Mato Grosso do Sul.
As comemorações começam logo pela manhã, com o tradicional desfile cívico na Rua Antônio de Albuquerque, no centro da cidade, a partir das 7h. À tarde, fiéis se reúnem na Marcha para Jesus, com concentração na Praça João Ferreira de Albuquerque. A programação segue com um show musical e, à noite, apresentações de João Haroldo & Betinho, Fábio Costa e DJ Eder Marques no CTN.
No sábado (12), a cidade será palco da tradicional Cavalgada de Coxim, além de atrações musicais com João Bosco & Vinícius, Luana Loureiro e DJ Eder Marques. O dia também contará com atividades esportivas, como a saída dos jipeiros do TCP/MS para a Trilha Pantanal Coxim, às 8h, e a final da Copa Coxim, às 17h, no Estádio André Borges.
O domingo (13) começa com o 5º Marathon AMCC Coxim, a partir das 7h, seguido de mais uma edição da Cavalgada, com saída da Praça da Sanesul. Após o almoço com churrasco no CTN, o público poderá conferir os shows de Belchior e Lorenzo e Banda. A programação será encerrada com uma Missa de Ação de Graças, às 19h, na Catedral São José.
Outro destaque das celebrações é a inauguração do Cine Coxim, no Anfiteatro José Guedes de Melo, que exibirá sessões de cinema gratuitas para alunos da rede municipal ao longo de todo o mês de abril.
História
As origens de Coxim remontam ao século XVII, quando desbravadores paulistas chegaram à região, então habitada pelos indígenas Caiapós. A cidade ganhou importância estratégica por estar no caminho entre o sul do país e as minas de ouro de Cuiabá, com rotas fluviais pelos rios Pardo e Coxim – este último, inclusive, deu nome ao município.
A emancipação político-administrativa de Coxim ocorreu por meio da Lei Estadual nº 1.262, de 1992, que elevou o então distrito de Alcinópolis à categoria de município.