A SES (Secretaria de Estado de Saúde) por meio da Coordenadoria de Doenças Crônicas, lança Web App ‘Nutriação de Bolso’. Desenvolvido através do OCCA (Observatório de Condições Crônicas e Alimentação) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em parceria com a SES, o aplicativo é fruto do mestrado do nutricionista Gabriel Delmondes.
O Web App é composto por conteúdos voltados para a orientação de profissionais da APS (Atenção Primária à Saúde) quanto a organização dos cuidados em alimentação e nutrição no dia-a-dia do serviço, inspirado no documento matriz para Organização dos Cuidados em Alimentação e Nutrição na APS, do Ministério da Saúde. Vai ajudar os profissionais da saúde no diagnóstico e atendimento dos pacientes.
“A equipe do OCCA viu grande potencial no ‘Nutriação de Bolso’ desde o início de seu desenvolvimento, por ser uma ferramenta realmente prática e objetiva para profissionais da APS. Recebemos feedbacks positivos quanto a sua usabilidade e conteúdo, o que possibilita sua validação e aperfeiçoamento. Então, acredito que terá impacto positivo no combate a doenças crônicas por meio das ações de alimentação e nutrição, além da organização do cuidado”, conta Gabriel.
O web app apresenta orientações ao profissional desde ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos e manejo do cuidado como diagnóstico, intervenções medicamentosas e não medicamentosas.
Conforme a coordenadora da coordenadoria das Doenças Crônicas da SES, Andréia Ferreira da Costa, a proposta é divulgar o aplicativo ‘Nutriação de Bolso’ dentro das oficinas, de acordo com que acontecem.
“Na oficina realizada na segunda-feira (7) foram aplicadas as ferramentas Genograma e Ecomapa, como forma de instrumentalizar os profissionais de saúde, também para construção do PTS (Projeto Terapêutico Singular) e durante essa construção foi estimulado o uso do aplicativo. Já tivemos um relato de um município que aplicou para uso dentro do seu território e isso demonstra que o ‘Nutriação de Bolso’ vem proporcionar uma ajuda e uma contribuição para as atividades que os técnicos desenvolvem em seus municípios”.
A nutricionista do município de Deodápolis, Karoline Omizolo de Souza, já teve a oportunidade de testar o web app e aprovou. “O aplicativo será de grande valia para a utilização nos atendimentos e também para capacitarmos a nossa equipe. Então termos essas informações de maneira sistematizada e resumida será muito importante para o nosso atendimento no dia-a-dia”, enfatiza.
Conheça o Web App ‘Nutriação de Bolso’ clicando aqui.
Oficinas
As oficinas “Prevenção e Cuidado do Sobrepeso e Obesidade: como eu faço? ", promovidas pela SES em parceria com o OCCA da UFMS, são parte do processo para a construção da LCSO (Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade) de Mato Grosso do Sul. Os participantes estão divididos em quatro turmas de acordo com as microrregiões de saúde, com encontros mensais em julho, agosto, setembro e novembro, em Campo Grande.
Na última segunda-feira (7) teve início o segundo ciclo das oficinas e nesta fase terão como foco o tema “Obesidade e sua multicausalidade, diagnóstico e epidemiologia da obesidade”. Para a condução das atividades o Web App ‘Nutriação de Bolso’ será apresentado aos profissionais dos municípios e utilizado como uma das atividades da programação da oficina.
Para as oficinas cada município teve que indicar ao menos dois profissionais de nível superior para a realização das oficinas. Um dos profissionais indicados será referência municipal da LCSO da SES e o outro profissional deve estar envolvido diretamente na assistência às pessoas com sobrepeso e obesidade, no planejamento e execução de ações de promoção de saúde e prevenção, na gestão do cuidado e programas estratégicos afins com a proposta para, posteriormente, ser um multiplicador no seu município.
Você também pode gostar de ler
Mato Grosso do Sul lidera país em cobertura vacinal e recebe nota máxima em ranking nacional
Estado alcançou nota 100 no Ranking de Competitividade dos Estados 2025 e se tornou referência nacional em imunização
Publicado em 04/09/2025 às 17:59 - Atualizado em 04/09/2025 às 18:07 - Por Felipe Dias
Dengue segue estável na região Norte, com incidência média em Figueirão
Municípios do Norte registram baixa incidência, enquanto MS soma mais de 13 mil casos prováveis em 2025
Publicado em 03/09/2025 às 13:57 - Atualizado em 03/09/2025 às 14:17 - Por Felipe Dias
Dengue segue em baixa na região norte, com incidência média em Figueirão e Inocência
Municípios registraram 6 e 9 casos prováveis; Alcinópolis e Chapadão do Sul tiveram baixa incidência
Publicado em 28/08/2025 às 17:39 - Atualizado em 28/08/2025 às 17:45 - Por Felipe Dias
Hospitais de Coxim, Costa Rica, Chapadão do Sul e Paranaíba recebem sistemas de videolaparoscopia para cirurgias
Ao todo, 11 unidades do interior de MS foram contempladas com os equipamentos, adquiridos pela Secretaria Estadual de Saúde para o SUS
Publicado em 25/08/2025 às 17:20 - Atualizado em 25/08/2025 às 17:41 - Por Felipe Dias
Figueirão segue em alerta, mas incidência de dengue cai na região norte de MS
Município registrou 7 casos nos últimos 14 dias e aparece com índice médio; Alcinópolis e Inocência tiveram apenas um caso cada
Publicado em 21/08/2025 às 16:52 - Atualizado em 21/08/2025 às 16:53 - Por Felipe Dias
Coxim e Paranaíba integrarão cinturão hospitalar para desafogar grandes cidades de MS
Nova arquitetura da saúde prevê reorganização da rede com hospitais de pequena e média complexidade para reduzir sobrecarga em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá
Publicado em 15/08/2025 às 16:31 - Atualizado em 15/08/2025 às 16:45 - Por Felipe Dias
Estado registra mais de 13 mil casos de dengue e Costa Rica e Chapadão do Sul apresentam baixa incidência
Os óbitos confirmados ocorreram em diversos municípios, como Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Coxim, Iguatemi, Água Clara, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande.
Publicado em 02/08/2025 às 08:35 - Atualizado em 02/08/2025 às 08:46 - Por Roberta Cáceres
Secretária de Saúde de Chapadão do Sul destaca horário estentido de atendimento da ESF Esplanada; Inauguração é amanhã
Adriana Tobal enfatiza investimento em estrutura e equipe multidisciplinar para beneficiar a população
Publicado em 28/07/2025 às 12:49 - Atualizado em 28/07/2025 às 13:49 - Por Roberta Cáceres