O tempo segue instável em diversas cidades do Mato Grosso do Sul neste sábado (19), com previsão de chuvas e trovoadas em várias regiões, incluindo a parte norte do estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas, válido para todo o fim de semana.
O aviso abrange municípios como Costa Rica, Chapadão do Sul, Alcinópolis, Coxim, Camapuã, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso, Figueirão, Cassilândia e Paranaíba.
A previsão aponta acumulados de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhados de ventos intensos que podem variar entre 40 e 60 km/h. Apesar disso, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado baixo.
A orientação é evitar se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, pois há risco de quedas e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Durante as tempestades, deve-se evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada. Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil, pelo telefone 199, e com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Confira a previsão por cidade:
Costa Rica
Sábado (19): Tempo nublado, com temperaturas entre 21°C e 27°C.
Domingo (20): Chuvas com trovoadas; mínima de 20°C e máxima de 27°C.
Segunda-feira (21): Tempestades isoladas com raios e trovões; variação entre 20°C e 28°C.
Chapadão do Sul
Sábado: Chuva fraca e temperaturas entre 19°C e 26°C.
Domingo: Tempestades isoladas com raios e trovões (19°C a 26°C).
Segunda-feira: Parcialmente nublado, com mínima de 18°C e máxima de 25°C.
Cassilândia
Sábado: Nublado, com temperaturas entre 21°C e 28°C.
Domingo: Tempestades isoladas com raios e trovões (21°C a 27°C).
Segunda-feira: Chuvas com trovoadas (19°C a 27°C).
Paranaíba
Sábado: Chuva fraca (22°C a 28°C).
Domingo: Parcialmente nublado (22°C a 28°C).
Segunda-feira: Parcialmente nublado (21°C a 28°C).
Coxim
Sábado: Nublado, com temperaturas entre 22°C e 30°C.
Domingo: Parcialmente nublado (22°C a 30°C).
Segunda-feira: Tempestades isoladas com raios e trovões (22°C a 31°C).
Camapuã
Sábado: Nublado (22°C a 28°C).
Domingo: Parcialmente nublado (21°C a 28°C).
Segunda-feira: Pancadas esparsas de chuva (20°C a 28°C).
Rio Verde de Mato Grosso
Sábado: Nublado (22°C a 28°C).
Domingo: Chuvas com trovoadas (21°C a 28°C).
Segunda-feira: Parcialmente nublado (21°C a 29°C).
São Gabriel do Oeste
Sábado: Nublado (21°C a 26°C).
Domingo: Chuvas com trovoadas (21°C a 26°C).
Segunda-feira: Chuvas com trovoadas (19°C a 27°C).
Pedro Gomes
Sábado: Nublado (22°C a 30°C).
Domingo: Chuvas com trovoadas (22°C a 29°C).
Segunda-feira: Chuvas com trovoadas (22°C a 30°C).
Alcinópolis
Sábado: Nublado (22°C a 29°C).
Domingo: Chuvas com trovoadas (21°C a 29°C).
Segunda-feira: Chuvas com trovoadas (22°C a 29°C).
Figueirão
Sábado: Nublado (22°C a 29°C).
Domingo: Chuvas com trovoadas (21°C a 29°C).
Segunda-feira: Chuvas com trovoadas (22°C a 29°C).
O cenário exige atenção dos moradores, especialmente em áreas com histórico de alagamentos ou quedas de energia. O tempo instável deve se manter até pelo menos a segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, com previsão de chuvas e tempestades em grande parte da região norte sul-mato-grossense.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Sol e temperaturas em elevação marcam a previsão para Cassilândia e Paraíso das Águas nesta quarta-feira
Confira como ficam os termômetros e as condições do tempo para hoje nas principais cidades da região
Publicado em 19/11/2025 às 07:30 - Atualizado em 19/11/2025 às 08:08 - Por Roberta Cáceres
Terça-feira de temperaturas amenas e máxima de 25°C em Costa Rica e Figueirão
Para Chapadão do Sul, há previsão de sol com algumas nuvens e chuva passageira. Durante a noite, a nebulosidade aumenta, mas o tempo deve permanecer firme
Publicado em 18/11/2025 às 07:34 - Atualizado em 18/11/2025 às 07:38 - Por Roberta Cáceres
Segunda-feira começa com instabilidade e temperaturas amenas em Camapuã e Sonora
Em Costa Rica será de Sol com algumas nuvens, seguindo um padrão parecido com o dia anterior. A previsão indica chuva rápida durante o dia e à noite
Publicado em 17/11/2025 às 07:31 - Atualizado em 17/11/2025 às 08:04 - Por Roberta Cáceres
Alerta de tempestade: Coxim e Sonora enfrentam forte instabilidade com risco de temporais intensos
A instabilidade é reflexo das condições atmosféricas que levaram o Inmet a emitir alertas Laranja e Amarelo para diversas áreas de Mato Grosso do Sul
Publicado em 13/11/2025 às 10:30 - Atualizado em 13/11/2025 às 10:32 - Por Roberta Cáceres
Previsão para esta quinta-feira é de sol, calor e chuvas intensas em Cassilândia e Chapadão do Sul
Em Costa Rica, o dia será de sol e muitas nuvens pela manhã, com previsão de chuva forte à tarde e à noite
Publicado em 13/11/2025 às 07:36 - Atualizado em 13/11/2025 às 08:06 - Por Roberta Cáceres
Calor e possibilidade de chuva marcam a quarta-feira em Figueirão e Alcinópolis
A instabilidade atmosférica, aliada às altas temperaturas, garante um dia de sol, nuvens e pancadas de chuva para diversas cidades do Norte de Mato Grosso do Sul
Publicado em 12/11/2025 às 01:00 - Atualizado em 12/11/2025 às 01:03 - Por Roberta Cáceres
Acompanhe a previsão do tempo com temperaturas elevadas e instabilidade em Chapadão do Sul e Costa Rica
Em Costa Rica (MS), a terça-feira, 11 de novembro, começa com sol e algumas nuvens. Contudo, há previsão de pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens à tarde
Publicado em 11/11/2025 às 07:32 - Por Roberta Cáceres
Alerta de Chuva: Sábado traz instabilidade e risco de temporais em Costa Rica e cidades da região
Pedro Gomes deve ter um sábado com sol entre muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado, com previsão de temporal e noite chuvosa
Publicado em 08/11/2025 às 07:23 - Atualizado em 08/11/2025 às 07:49 - Por Roberta Cáceres