A Região Norte de Mato Grosso do Sul é a mais adiantada no plantio do milho da segunda safra 2024/2025, com 99,8% da área acompanhada já cultivada até o dia 11 de abril, conforme dados do Projeto SIGA-MS, coordenado pela Aprosoja/MS. O desempenho da região não se destaca apenas na velocidade do plantio, mas também na qualidade das lavouras: 92% estão em boas condições, índice superior à média estadual.
Ao todo, o Estado já plantou 97,4% dos pouco mais de 2 milhões de hectares destinados ao milho safrinha. A Região Centro segue com 98,6%, e a Sul com 97,4%, o que demonstra que o calendário agrícola segue dentro da normalidade na maior parte do território sul-mato-grossense.
Além do ritmo acelerado, o norte do Estado apresenta lavouras com melhores condições agronômicas. Segundo o boletim mais recente do SIGA-MS, apenas 7% das áreas apresentam condição regular e apenas 1% estão em situação considerada ruim. Municípios como São Gabriel do Oeste, Sonora, Camapuã e Pedro Gomes estão entre os que registram os melhores desempenhos.
Em São Gabriel do Oeste, por exemplo, 87% das lavouras foram avaliadas como boas, com os 13% restantes sendo consideradas regulares.
A projeção para a segunda safra de milho 2024/2025 indica um leve crescimento na área plantada em relação ao ciclo anterior, alcançando 2,103 milhões de hectares. A estimativa de produtividade é de 80,8 sacas por hectare, o que pode resultar em uma produção total de 10,2 milhões de toneladas — um aumento de 20,6% em comparação com a safra passada.
De acordo com a Aprosoja/MS, esse crescimento reflete o bom desempenho inicial das lavouras e o alinhamento com o potencial produtivo verificado nos últimos cinco anos no Estado.
O acompanhamento técnico realizado pelo SIGA-MS inclui visitas a campo em propriedades das principais regiões produtoras. As avaliações consideram aspectos como sanidade vegetal, presença de pragas, estande de plantas e desenvolvimento fisiológico.
Apesar dos números animadores, o relatório técnico traz um alerta: há risco de impacto climático nos próximos meses. A previsão é de chuvas abaixo da média entre abril e junho, além de temperaturas elevadas, fatores que podem comprometer parte do potencial produtivo das lavouras sul-mato-grossenses.
Fonte: Ms Todo Dia
Você também pode gostar de ler
JBS fecha duas unidades nos EUA após país registrar menor rebanho bovino dos últimos 75 anos
Escassez histórica de bovinos pressiona a indústria americana e leva empresas a reduzir capacidade de processamento
Publicado em 16/06/2026 às 09:13 - Atualizado em 16/06/2026 às 09:14 - Por Gabi Ferreira
Gigante da celulose ameaça transferir investimento de R$ 27 bilhões para o Paraguai após impasse ambiental
Projeto bilionário da chilena CMPC no Rio Grande do Sul enfrenta questionamentos judiciais e pode deixar o Brasil caso não haja definição até o fim de 2026
Publicado em 16/06/2026 às 07:49 - Atualizado em 16/06/2026 às 07:50 - Por Gabi Ferreira
China e União Europeia ameaçam exportações de carne bovina do Brasil
Mesmo com possível aumento da oferta no mercado interno, especialistas não esperam redução significativa dos preços para os consumidores
Publicado em 01/06/2026 às 10:01 - Atualizado em 01/06/2026 às 10:14 - Por Gabi Ferreira
Nesta quinta-feira: Workshop do Sebrae em Cassilândia ensina produtores a reduzir custos e melhorar resultados
Evento gratuito nesta quinta (7) aborda gestão financeira e estratégias para aumentar a produtividade no campo
Publicado em 05/05/2026 às 14:02 - Atualizado em 05/05/2026 às 14:09 - Por Murilo Mendes
MS encerra colheita do milho com produção recorde de 14,2 milhões de toneladas
Chapadão do Sul apresentou a maior produtividade, com 173,34 sacas por hectare, seguido de Sonora e São Gabriel do Oeste
Publicado em 01/10/2025 às 15:34 - Atualizado em 01/10/2025 às 15:36 - Por Felipe Dias
MS inicia plantio da safra de soja 2025/2026 com expectativa de 15,2 milhões de toneladas
Área cultivada deve crescer 5,9% e custos elevados de insumos exigem cautela dos produtores
Publicado em 16/09/2025 às 16:03 - Atualizado em 16/09/2025 às 16:25 - Por Felipe Dias
Suinocultura do MS aposta na sustentabilidade e discute futuro do setor em workshop
Evento reuniu produtores, empresas e autoridades para debater biogás, adubação orgânica, crédito ambiental e mercado de carbono
Publicado em 11/09/2025 às 14:16 - Atualizado em 11/09/2025 às 14:32 - Por Felipe Dias
Colheita do milho da 2ª safra chega a 97% em Mato Grosso do Sul
Boletim da Aprosoja aponta produtividade 68% maior que no ciclo anterior, apesar de perdas por geadas e ventanias
Publicado em 10/09/2025 às 16:08 - Atualizado em 10/09/2025 às 16:10 - Por Felipe Dias