A manhã deste domingo (20) em Alcinópolis foi marcada por um dos momentos mais aguardados das comemorações pelos 33 anos de emancipação política do município: a tradicional cavalgada, que reuniu comitivas de diversas cidades da região e encantou o público com sua forte exaltação à cultura sertaneja.
A concentração começou por volta das 7h em frente ao Sindicato Rural, ponto de partida da cavalgada. Carros de boi, cavalos, bois enfeitados e participantes com trajes típicos deram o tom do desfile, que percorreu as ruas da cidade celebrando a identidade rural e o espírito de união entre os municípios vizinhos.
Entre as várias premiações concedidas durante o evento, Figueirão se destacou ao levar os troféus de cavalo e boi mais bonito. O cavalo premiado foi o Bala de Prata, de Sebastião Meneguesse, e o boi vencedor pertence à jovem Maria Eduarda Furtado Pereira. As conquistas foram motivo de orgulho para a comitiva figueirãoense, que compareceu em peso à cavalgada.
Representando o município de Figueirão, estiveram presentes a vereadora Kelly Bernardes Alves, o vice-prefeito Jorge Roberto Mortari e o secretário de Infraestrutura e Obras, Cleiton Cosme. Kelly acompanhou a comitiva “Das Antigas”, além das também figueirãoenses “Entre Amigos” e “8010”.
“O que mais me chamou a atenção no evento foi o acolhimento que a Alcinópolis deu para as comitivas, a quantidade de participantes e a organização”, destacou a vereadora Kelly Bernardes.
A Cavalgada Tradição reforça, ano após ano, o compromisso da cidade de Alcinópolis com a preservação de suas origens sertanejas. O evento não só promove o reencontro entre gerações, mas também fortalece os laços culturais entre municípios vizinhos, como ficou evidente na presença expressiva e nas premiações conquistadas por Figueirão.
Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Assecom
Você também pode gostar de ler
Faltam 15 dias: Alcinópolis se prepara para a maior Festa do Peão do interior de MS
Com entrada gratuita, evento acontece de 17 a 21 de abril e promete movimentar a cidade com rodeio, shows, cavalgada e final nacional da equipe Rosetta
Publicado em 02/04/2026 às 15:45 - Atualizado em 02/04/2026 às 16:57 - Por Day Silva
Prefeito Weliton Guimarães acompanha início das aulas de natação em Alcinópolis
Gestor destacou investimento no esporte como forma de inclusão, saúde e transformação social para crianças e adolescentes.
Publicado em 01/04/2026 às 13:28 - Atualizado em 01/04/2026 às 13:38 - Por Day Silva
Alcinópolis divulga programação de entrega de ovos de Páscoa em escolas e instituições
Ação acontece entre os dias 31 de março e 1º de abril e vai percorrer unidades de ensino e espaços educacionais do município
Publicado em 31/03/2026 às 08:03 - Atualizado em 31/03/2026 às 08:31 - Por Gabi Ferreira