O proprietário de uma fazenda em Chapadão do Sul assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), comprometendo-se a recuperar uma área degradada localizada em área de preservação permanente (APP), no entorno de uma nascente. O acordo é resultado de um inquérito instaurado após a constatação de danos ambientais no local.
As irregularidades foram relatadas em janeiro de 2025 por meio de ofício do 2º Grupamento da Polícia Militar Ambiental, com base em laudo técnico, relatório de vistoria e auto de infração lavrado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). Diante da gravidade dos danos ambientais, o MP convocou o proprietário da área para prestar esclarecimentos e buscar uma solução consensual.
Após negociações, as partes firmaram o TAC, que estabelece uma série de obrigações ambientais a serem cumpridas pelo fazendeiro, incluindo a recuperação da vegetação nativa e o atendimento às condicionantes previstas em normas ambientais. As medidas estão descritas na Cláusula 2ª do termo, fundamentadas nos documentos reunidos durante a investigação.
Além das ações de reparação e compensação, a indenização ambiental prevista no TAC será revertida ao Conselho de Segurança de Chapadão do Sul, que foi indicado como entidade beneficiária.
Para o promotor de Justiça Thiago Barile Galvão de França, a resolução consensual permite uma resposta rápida e efetiva aos danos causados. “Trata-se de uma área de preservação permanente, essencial para o equilíbrio ambiental, e a reparação imediata contribui diretamente para mitigar os impactos”, afirmou.
Com a assinatura do TAC, o inquérito civil foi arquivado, e a 2ª Promotoria de Justiça de Chapadão do Sul instaurou um procedimento administrativo para fiscalizar o cumprimento das obrigações firmadas.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação/MPMS
Você também pode gostar de ler
Carreta canavieira tomba e interdita parcialmente trânsito na BR-060, em Chapadão do Sul
Quebra de pino de acoplamento causou tombamento de uma das carretas
Publicado em 05/06/2025 às 13:59 - Atualizado em 05/06/2025 às 14:01 - Por Felipe Dias
Com comoção de familiares e amigos, corpos de Vanessa e bebê Sophie são velados e sepultados em Chapadão do Sul
Vanessa Eugênia, de 23 anos, e a bebê Sophie, de 10 meses, foram mortas com crueldade por João Augusto Borges, de 21 anos, que confessou o crime
Publicado em 28/05/2025 às 18:30 - Atualizado em 28/05/2025 às 18:57 - Por Felipe Dias
Corpos de mãe e filha mortas e carbonizadas pelo marido são transladados para Chapadão do Sul
Vanessa Eugênia Medeiros e a filha Sophie, de apenas 10 meses, foram assassinadas por esganadura e tiveram os corpos queimados em um terreno em Campo Grande
Publicado em 28/05/2025 às 14:27 - Atualizado em 28/05/2025 às 14:30 - Por Felipe Dias
Homem é preso em Chapadão do Sul com arsenal em casa após denúncia de violência doméstica
Mandado foi cumprido na manhã desta quarta-feira (21) após relato de ameaças contra a companheira
Publicado em 22/05/2025 às 13:58 - Atualizado em 22/05/2025 às 14:18 - Por Felipe Dias
Motorista é flagrado com drogas em Chapadão do Sul durante fiscalização na BR-060
Entorpecentes saíram de Campo Grande e seriam levados até Cassilândia, segundo o suspeito
Publicado em 20/05/2025 às 17:32 - Atualizado em 20/05/2025 às 17:33 - Por Felipe Dias
Veículo é incendiado em frente à casa e fica totalmente destruído em Chapadão do Sul
Populares relataram presença de homem rondando o local momentos antes do incêndio
Publicado em 19/05/2025 às 16:59 - Atualizado em 19/05/2025 às 17:29 - Por Felipe Dias
Duas adolescentes são agredidas em residência no Bairro Sibipiruna, em Chapadão do Sul
As vítimas foram encaminhadas ao hospital para receber atendimento médico
Publicado em 19/05/2025 às 11:55 - Atualizado em 19/05/2025 às 11:57 - Por Ana Beatriz Schaedler
Cruz Vermelha doa mais de R$ 12 mil em medicamentos e amplia atendimento para Costa Rica, Figueirão e Alcinópolis
A entrega da primeira remessa ocorreu nesta quarta-feira (15), na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Chapadão do Sul
Publicado em 16/05/2025 às 08:34 - Atualizado em 16/05/2025 às 08:43 - Por Ana Beatriz Schaedler