A estadualização da estrada municipal que liga a MS-436 à MS-217, em Alcinópolis, pode se tornar realidade nos próximos meses. O pedido oficial foi encaminhado na última quinta-feira (24) pelo prefeito Weliton Guimarães ao deputado estadual Junior Mochi (MDB) e ao governador Eduardo Riedel (PSDB).
A solicitação tem como objetivo transformar a via em rodovia estadual para garantir melhor infraestrutura, segurança e valorização do turismo local. A estrada em questão é o principal acesso ao Parque Templo dos Pilares, um dos mais importantes atrativos turísticos da Rota Rupestre do Mato Grosso do Sul.
Segundo o ofício assinado pelo prefeito, a via também é essencial para o escoamento da produção agrícola e pecuária da região, funcionando como elo de integração entre as rodovias MS-436 e MS-217, estendendo-se até próximo à divisa com o estado de Mato Grosso.
Entre os principais benefícios esperados com a estadualização estão:
- Melhoria na manutenção e conservação da estrada;
- Aumento da segurança dos usuários;
- Maior visibilidade do Parque Templo dos Pilares como destino turístico, atraindo investimentos e fortalecendo o turismo;
- Facilitação do escoamento da produção agropecuária, com redução de custos logísticos e aumento da competitividade dos produtores;
- Geração de emprego e renda para a população local, com fortalecimento da economia regional;
- Melhoria da integração regional e estadual, conectando Alcinópolis a outros municípios e polos econômicos.
“O Templo dos Pilares tem um enorme potencial turístico e cultural. Com uma estrada em boas condições e sob responsabilidade do Estado, vamos garantir mais acesso, segurança e visibilidade para esse patrimônio natural, além de benefícios diretos aos produtores da nossa região”, explicou Weliton Guimarães no documento.
Após receber o pedido, a solicitação foi apresentada por Junior Mochi na sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (29). O deputado destacou a importância da estadualização da via como resposta a uma demanda legítima da população de Alcinópolis.
A expectativa agora é de que o Departamento de Estradas de Rodagem de Mato Grosso do Sul (DER/MS) avalie tecnicamente a proposta e viabilize sua execução.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Assecom
Você também pode gostar de ler
Prefeito Weliton Guimarães participa de Cantata de Natal na Emac e ressalta apoio às ações culturais em Alcinópolis
Evento emocionante com Banda Musical e Coral UCDB, reforça o comprometimento da Administração Municipal com a promoção da arte e a união comunitária
Publicado em 11/12/2025 às 08:58 - Atualizado em 11/12/2025 às 09:38 - Por Roberta Cáceres
Ampliando Sonhos: Prefeito Weliton Guimarães entrega a 15ª residência reformada à moradora Dona Marina em Alcinópolis
A moradora beneficiada, Dona Marina, recebeu sua casa totalmente reformada, em um momento de grande emoção no município
Publicado em 09/12/2025 às 08:11 - Atualizado em 09/12/2025 às 08:36 - Por Roberta Cáceres
Alcinópolis anuncia 1º Rally Rupestre para fevereiro de 2026
A cidade é conhecida com Capital Estadual da Arte Rupestre pelas inúmeras grutas, pinturas rupestres, e paisagens exuberantes.
Publicado em 08/12/2025 às 15:58 - Atualizado em 08/12/2025 às 16:05 - Por Redação MS Todo Dia
Alcinópolis conquista Selo Prata em Transparência Pública e reforça excelência na gestão municipal
O reconhecimento nacional evidencia o compromisso da administração do prefeito Weliton Guimarães com a transparência, eficiência e responsabilidade na gestão pública.
Publicado em 08/12/2025 às 15:05 - Atualizado em 08/12/2025 às 15:08 - Por Redação MS Todo Dia
Prefeito Weliton Guimarães anuncia Festival de Pesca do Taquarizão para 2026 em Alcinópolis
Prefeitura informa que o evento, que combina esporte, lazer e conexão com a natureza, está em fase de organização para receber pescadores e famílias do município e região
Publicado em 05/12/2025 às 10:28 - Atualizado em 05/12/2025 às 12:15 - Por Roberta Cáceres
Prefeitura de Alcinópolis apoia entrega de geladeiras e ventiladores a famílias de baixa renda
Ação do projeto Nossa Energia distribuiu 20 geladeiras e 36 ventiladores no Cras.
Publicado em 04/12/2025 às 15:43 - Atualizado em 04/12/2025 às 15:55 - Por Redação MS Todo Dia
Prefeito Weliton Guimarães convida população para a Cantata de Natal em Alcinópolis no dia 8 de dezembro
Evento será realizado na Área de Lazer Adevina Crisostomo da Silva, para celebrar o espírito natalino com toda a comunidade
Publicado em 04/12/2025 às 08:12 - Atualizado em 04/12/2025 às 08:38 - Por Roberta Cáceres
Alcinópolis conquista certificação internacional da Unesco para a Trilha Rupestre
Projeto é um dos três selecionados no Brasil pelo programa Bridges e reforça o compromisso do município com preservação cultural, sustentabilidade e inovação.
Publicado em 03/12/2025 às 17:01 - Atualizado em 03/12/2025 às 17:31 - Por Redação MS Todo Dia
Prefeitura de Alcinópolis promove reunião para explicação sobre microcrédito do Pronaf B e Pronaf Mulher nesta quarta
Encontro visa ampliar o acesso a financiamentos de até R$ 15 mil para agricultores familiares, pescadores e comunidades tradicionais
Publicado em 03/12/2025 às 09:28 - Por Roberta Cáceres
Prefeito Weliton Guimarães anuncia Festa de Virada com show da dupla Antony & Gabriel em Alcinópolis
O evento é uma organização conjunta da Prefeitura e da Câmara Municipal, e a administração destaca que a festa é aberta ao público
Publicado em 02/12/2025 às 09:51 - Atualizado em 02/12/2025 às 10:18 - Por Roberta Cáceres