Na última terça-feira (30), o município de Alcinópolis (MS) sediou um encontro voltado à apresentação das ações de educação ambiental promovidas pela administração local. O evento reuniu representantes de diversas entidades públicas e privadas que atuam na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável.
Estiveram presentes integrantes do IMASUL, Instituto Taquari Vivo, PETROBRÁS, BNDES, UFMS, FUNBIO, Aliança 5P e da Fazenda Barranco Alto (Aquidauana). A abertura foi feita pelo prefeito Weliton Guimarães, acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Elisberto Rezende.
Durante a reunião, o diretor do Departamento de Planejamento Ambiental, Higor Lopes, e a superintendente de Estudos e Controle Ambiental, Lucilene Cruz, apresentaram os principais projetos em andamento na área ambiental. As ações destacadas incluíram:
Educação ambiental: iniciativas de conscientização e engajamento da população em práticas sustentáveis;
Gestão de resíduos sólidos: estratégias para a melhoria da coleta, separação e destino adequado dos resíduos urbanos;
Atuação dos brigadistas: trabalho de prevenção e combate a incêndios em áreas naturais.
Um dos pontos altos do encontro foi a formalização de parcerias para o projeto Floresta Viva, que visa restaurar áreas degradadas dentro do Monumento Natural Municipal Serra do Bom Jardim (MONA) e do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (Pent). O objetivo é recuperar o ecossistema local e promover o uso sustentável dos recursos naturais da região.
Após a reunião técnica, os participantes visitaram a residência da diretora do Departamento de Turismo, professora Márcia Izabel, onde puderam conhecer o trabalho da Associação Alcinópolis Feito à Mão. A entidade apresentou peças artesanais inspiradas na arte rupestre local, reforçando a valorização da cultura e do turismo sustentável.
A expectativa é que o fortalecimento dessas parcerias traga impactos positivos para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população de Alcinópolis.
Fonte: Jornal MS Todo Dia
Foto: Divulgação
Você também pode gostar de ler
Alcinópolis realiza audiência pública do PPA 2026-2029 na próxima sexta-feira
Encontro será na Câmara Municipal e vai discutir metas e prioridades da gestão para os próximos quatro anos
Publicado em 18/08/2025 às 15:30 - Atualizado em 18/08/2025 às 15:58 - Por Felipe Dias
Prefeito Welinton Guimarães acompanha obras de drenagem e pavimentação no Bairro Jardim Alegre em Alcinópolis
Projetos somam investimento de R$ 3,2 milhões e incluem pavimentação de rua e construção de calçadas, com o objetivo de tornar Alcinópolis acessível e pavimentada.
Publicado em 16/08/2025 às 09:21 - Atualizado em 16/08/2025 às 09:27 - Por Roberta Cáceres
Projeto Florestinha leva palestra e teatro de fantoches sobre preservação ambiental a estudantes de Alcinópolis
Ação fez parte da Campanha de Combate à Caça Ilegal e reuniu crianças e adolescentes do 1º ao 7º ano da Escola Municipal Alcino Carneiro
Publicado em 15/08/2025 às 14:02 - Atualizado em 15/08/2025 às 14:04 - Por Felipe Dias
Separa a bota que o baile está confirmado: Festa do Peão de Alcinópolis terá bailão com Grupo Sociedade Baileira
Tradicional evento confirma grupo para animar as quatro noites de 27 a 30 de agosto, complementando a programação que já conta com grandes nomes da música sertaneja
Publicado em 14/08/2025 às 09:30 - Atualizado em 14/08/2025 às 09:41 - Por Roberta Cáceres
Alcinópolis discute implantação de Sistema de Esportes e Lazer em Audiência Pública
Encontro contou com prefeito Weliton Guimarães, vice Waldemar Pezão, autoridades, servidores e comunidade, e apresentou proposta alinhada ao Sistema Nacional de Esportes
Publicado em 13/08/2025 às 14:47 - Por Felipe Dias
Prefeito Weliton Guimarães realiza melhorias nas estradas de Alcinópolis
Medidas buscam eliminar as 'costelas de vaca' e aumentar a segurança e conforto dos usuários
Publicado em 12/08/2025 às 08:20 - Atualizado em 12/08/2025 às 08:25 - Por Roberta Cáceres
Alcinópolis conquista selo prata por gestão de resíduos sólidos em conferência estadual
Município foi reconhecido pela AGEMS durante evento que reuniu lideranças de mais de 40 cidades de Mato Grosso do Sul
Publicado em 09/08/2025 às 09:06 - Atualizado em 09/08/2025 às 09:24 - Por Felipe Dias
Arqueólogos ampliam escavações e encontram materiais de 1.400 anos em Alcinópolis
Projeto Trilha Rupestre da UFMS investiga Gruta da Mesa e encontra materiais que podem mudar entendimento sobre história de MS
Publicado em 07/08/2025 às 18:06 - Atualizado em 07/08/2025 às 18:09 - Por Felipe Dias
Inflamável da Arena: Locutor Daniel Vinagrinho confirmado para a 23ª Festa do Peão de Alcinópolis
Daniel se junta aos locutores Luciano de Oliveira, Zé do Pires e Claudiney Mathias para comandar o rodeio, que terá shows de João Bosco & Vinícius e Rick & Renner, entre outros.
Publicado em 06/08/2025 às 09:30 - Atualizado em 06/08/2025 às 09:36 - Por Roberta Cáceres