Lucratividade da soja em Mato Grosso do Sul fica em 8% na safra 2024/2025, aponta levantamento da Datagro

Produtividade cresceu, mas clima desfavorável e custos ainda impactam rentabilidade no estado; em Goiás, taxa foi cinco vezes maior

Imagem de compartilhamento para o artigo Lucratividade da soja em Mato Grosso do Sul fica em 8% na safra 2024/2025, aponta levantamento da Datagro da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Mato Grosso do Sul registrou lucratividade bruta de 8% na safra 2024/2025 da soja, conforme levantamento da Datagro, divulgado pela Folha de São Paulo. O índice é um dos mais baixos entre os principais estados produtores do país, que tiveram desempenho superior, como o Paraná (46%), Goiás (41%) e Mato Grosso (26%). Já o Rio Grande do Sul encerrou a temporada sem margem de lucro.

A pesquisa levou em conta a relação entre a receita obtida, o custo de produção estimado e a produtividade média nos estados avaliados. No caso de Mato Grosso do Sul, a região Sul do estado enfrentou altas temperaturas e falta de chuvas, o que afetou diretamente o rendimento no campo.

A produtividade média nacional foi de 3.537 kg por hectare, superando os 3.352 kg por hectare da safra anterior. Mato Grosso alcançou 3.900 kg/ha, um dos melhores índices do país. Já Mato Grosso do Sul teve crescimento, mas ainda abaixo de estados com melhores condições climáticas.

Em relação ao custo de produção, o levantamento indica queda de 3% em Mato Grosso do Sul, 4% em Mato Grosso, 8% no Paraná e 18% em Goiás.

Apesar da baixa lucratividade da soja, a estimativa geral para a produção agrícola sul-mato-grossense é positiva. Segundo dados divulgados em março pela Carta de Conjuntura Agropecuária da Semadesc, com base em levantamentos do IBGE (LSPA) e do SIGA/MS, o estado deve atingir 75,3 milhões de toneladas de produção agrícola em 2024, com área plantada de 7,40 milhões de hectares — o que representa crescimento de 2,5% na produção e 2,76% na área cultivada, em relação à safra anterior.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler