Chapadão do Sul consolidou em 2025 seu Festival Gastronômico como um dos maiores do Mato Grosso do Sul. Realizado entre os dias 1º e 3 de maio, na Praça de Eventos, o festival chegou à sua 7ª edição com recorde de público durante as três noites e grande movimentação econômica, reunindo moradores da cidade e visitantes da região.
Com vasta oferta gastronômica, o evento celebrou desde pratos típicos da culinária sul-mato-grossense — como churrasco, arroz carreteiro, pamonha e doces regionais — até opções da cozinha internacional, food trucks, sobremesas artesanais e bebidas variadas.
A programação cultural também foi destaque, com shows como o da dupla nacional Henrique e Diego, e apresentações de artistas regionais em ascensão, como Gabriel Chiad, a banda Haiwanna e a cantora chapadense Thaís Fernandes, além da dupla Asman – Edson e Valéria. Também subiram ao palco grupos locais de balé, capoeira e o CTG – Cultivando a Tradição.
Na noite de sábado (3), o prefeito Walter Schlatter e o vice-prefeito Defensor Ernany realizaram a entrega dos prêmios aos vencedores das categorias gastronômicas. Confira os premiados:
Categoria Salgado
- 1º lugar: Rota Pantaneira (Rota Burger);
- 2º lugar: Filé de Peixe Grelhado ao Molho Pantaneiro – 5 Queijos (Kambosa Food);
- 3º lugar: Filé de Tilápia com Maionese de Pequi (Cantinho das Porções da Dona Geralda).
Categoria Doce
- Destaque: Torta de Baru com Doce de Leite – Karine Nunes
O júri técnico foi composto por chefs renomados: Augusto Leal, professor no SENAC de Três Lagoas e especialista em culinária regional; Ocalicia Tiago Campos, nutricionista e referência em alimentação sem glúten; e Gabriel Pimentel, chef executivo do Hotel Pousada do Bosque, consultor do SENAC/MS e SEBRAE/MS.
Também participaram como jurados representantes da comunidade, como o ouvidor municipal Marlon Rusuweld, o secretário de Educação e Cultura Gustavo Maluf e a secretária Renata Machado.
Promovido pela Prefeitura de Chapadão do Sul, por meio da SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), com apoio das demais secretarias municipais, o festival contou com parcerias da Câmara de Vereadores, Sindicato Rural, SENAR, SEBRAE, SENAC, Governo do Estado e Fundação de Cultura.
O prefeito Walter Schlatter parabenizou o secretário Marcelo Balen e sua equipe pela organização do evento. Balen, por sua vez, agradeceu o apoio do secretário estadual Marcelo Miranda (Turismo, Esporte e Cultura) e anunciou que a próxima edição do Festival Gastronômico já tem data marcada: de 30 de abril a 2 de maio de 2026, com promessa de ser ainda maior.
Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Assecom
Você também pode gostar de ler
Força feminina ganha voz e reconhecimento na 4ª Edição “Mulheres que Inspiram” em Chapadão do Sul
Vereadoras Alline Krug e Andréia Lourenço foram homenageadas pela ACE por suas trajetórias políticas, liderança e contribuição ao fortalecimento da mulher nos espaços de decisão
Publicado em 17/05/2026 às 10:43 - Atualizado em 17/05/2026 às 11:14 - Por Renan Carrijo
TJMS mantém Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul pela segunda vez e oposição sofre nova derrota
Mesmo após decisão local que determinava nova eleição, Tribunal de Justiça volta a reconhecer legitimidade da Mesa Diretora e reforça continuidade dos trabalhos do Legislativo
Publicado em 12/05/2026 às 20:18 - Atualizado em 12/05/2026 às 20:19 - Por Renan Carrijo
Vereador Vanderson Cardoso denuncia ônibus sem vistoria e cobra prefeitura de Chapadão do Sul por risco a alunos
Sob gestão de Walter Schlatter, transporte escolar circula sem liberação do Detran, apesar de cobranças dos vereadores
Publicado em 06/05/2026 às 17:28 - Atualizado em 06/05/2026 às 17:35 - Por Murilo Mendes
Princípio de incêndio atinge caminhão na saída para Costa Rica, em Chapadão do Sul
Fogo foi controlado por motoristas antes da chegada dos bombeiros; houve vazamento de diesel na pista
Publicado em 06/05/2026 às 14:31 - Atualizado em 06/05/2026 às 14:54 - Por Murilo Mendes
Reciclagem irregular vira alvo do MP após denúncias de sujeira, barulho e risco à saúde em Chapadão do Sul
Moradora denuncia situação e MP investiga funcionamento sem licença ambiental; caso pode resultar em medidas rigorosas contra atividade em área residencial
Publicado em 06/05/2026 às 10:18 - Atualizado em 06/05/2026 às 10:50 - Por Gabi Ferreira
Incêndio atinge colchões e deixa casa tomada por fumaça em Chapadão do Sul
Moradores conseguiram conter as chamas antes da chegada do Corpo de Bombeiros e ninguém ficou ferido
Publicado em 06/05/2026 às 09:35 - Atualizado em 06/05/2026 às 09:45 - Por Gabi Ferreira
Chapadão do Sul: MPMS abre procedimento para regulamentar bicicletas elétricas
Promotoria quer reforçar segurança no trânsito diante do aumento de ocorrências envolvendo veículos elétricos
Publicado em 05/05/2026 às 07:36 - Atualizado em 05/05/2026 às 08:13 - Por Gabi Ferreira
Com saldo milionário no Fundeb, professores questionam Prefeitura de Chapadão do Sul sobre atraso no retroativo
Professores dizem que promessa ficou no papel, cobram respeito da Prefeitura e denunciam descaso com quem sustenta a Educação municipal.
Publicado em 01/05/2026 às 23:24 - Atualizado em 01/05/2026 às 23:29 - Por Renan Carrijo
Governo de Eduardo Riedel investe R$ 9,9 milhões na restauração de ruas em Chapadão do Sul
Chapadão do Sul concentra o maior investimento do pacote com obras do Programa MS ativo, que também atende a outras regiões do estado
Publicado em 30/04/2026 às 14:18 - Atualizado em 30/04/2026 às 14:46 - Por Murilo Mendes
Vereadores destacam avanço na saúde com equipamento de última geração no Hospital de Chapadão do Sul
Parlamentares participaram da entrega e ressaltam importância do raio-x em tempo real para melhorar atendimento à população
Publicado em 26/04/2026 às 08:59 - Atualizado em 26/04/2026 às 09:04 - Por Murilo Mendes