Festival Gastronômico de Chapadão do Sul atrai multidão, movimenta economia local e se consolida entre os maiores de MS

Evento em sua 7ª edição reuniu pratos típicos, atrações culturais e shows nacionais, como Henrique e Diego

Imagem de compartilhamento para o artigo Festival Gastronômico de Chapadão do Sul atrai multidão, movimenta economia local e se consolida entre os maiores de MS da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Chapadão do Sul consolidou em 2025 seu Festival Gastronômico como um dos maiores do Mato Grosso do Sul. Realizado entre os dias 1º e 3 de maio, na Praça de Eventos, o festival chegou à sua 7ª edição com recorde de público durante as três noites e grande movimentação econômica, reunindo moradores da cidade e visitantes da região.

Com vasta oferta gastronômica, o evento celebrou desde pratos típicos da culinária sul-mato-grossense — como churrasco, arroz carreteiro, pamonha e doces regionais — até opções da cozinha internacional, food trucks, sobremesas artesanais e bebidas variadas.

Imagem 72de6e5ee104d8a0191fb5faa741a808

A programação cultural também foi destaque, com shows como o da dupla nacional Henrique e Diego, e apresentações de artistas regionais em ascensão, como Gabriel Chiad, a banda Haiwanna e a cantora chapadense Thaís Fernandes, além da dupla Asman – Edson e Valéria. Também subiram ao palco grupos locais de balé, capoeira e o CTG – Cultivando a Tradição.

Na noite de sábado (3), o prefeito Walter Schlatter e o vice-prefeito Defensor Ernany realizaram a entrega dos prêmios aos vencedores das categorias gastronômicas. Confira os premiados:

Categoria Salgado

  • 1º lugar: Rota Pantaneira (Rota Burger);
  • 2º lugar: Filé de Peixe Grelhado ao Molho Pantaneiro – 5 Queijos (Kambosa Food);
  • 3º lugar: Filé de Tilápia com Maionese de Pequi (Cantinho das Porções da Dona Geralda).

Categoria Doce

  • Destaque: Torta de Baru com Doce de Leite – Karine Nunes

Imagem fc963183f0b9bbe1a0fce772a0bdff8a

O júri técnico foi composto por chefs renomados: Augusto Leal, professor no SENAC de Três Lagoas e especialista em culinária regional; Ocalicia Tiago Campos, nutricionista e referência em alimentação sem glúten; e Gabriel Pimentel, chef executivo do Hotel Pousada do Bosque, consultor do SENAC/MS e SEBRAE/MS.

Também participaram como jurados representantes da comunidade, como o ouvidor municipal Marlon Rusuweld, o secretário de Educação e Cultura Gustavo Maluf e a secretária Renata Machado.

Imagem 7ece6e3d0fe341109e0cffa27bfa8e99

Promovido pela Prefeitura de Chapadão do Sul, por meio da SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), com apoio das demais secretarias municipais, o festival contou com parcerias da Câmara de Vereadores, Sindicato Rural, SENAR, SEBRAE, SENAC, Governo do Estado e Fundação de Cultura.

O prefeito Walter Schlatter parabenizou o secretário Marcelo Balen e sua equipe pela organização do evento. Balen, por sua vez, agradeceu o apoio do secretário estadual Marcelo Miranda (Turismo, Esporte e Cultura) e anunciou que a próxima edição do Festival Gastronômico já tem data marcada: de 30 de abril a 2 de maio de 2026, com promessa de ser ainda maior.

Fonte: MS Todo Dia

Fotos: Assecom

Imagem 35e2d69577b3e4f377005a8117e64bf9

Você também pode gostar de ler