Lula coordena reunião para tratar de fraude contra aposentados e pensionistas do INSS

Governo estuda plano para devolver o dinheiro às vítimas da fraude

Imagem de compartilhamento para o artigo Lula coordena reunião para tratar de fraude contra aposentados e pensionistas do INSS da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva coordenou pessoalmente, na tarde desta terça-feira (6), uma reunião no Palácio da Alvorada, em Brasília, para discutir as ações do governo diante da fraude que afetou milhares de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os beneficiários foram vítimas de descontos indevidos realizados por entidades associativas ao longo dos últimos seis anos.

O encontro teve duração de mais de três horas e contou com a presença de ministros e autoridades diretamente ligadas ao tema. Participaram Rui Costa (Casa Civil), Wolney Queiroz (Previdência), Esther Dweck (Gestão), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Vinicius de Carvalho (Controladoria-Geral da União), o presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, o advogado-geral da União adjunto, Junior Divino Fideles, e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan.

Durante a reunião, foram debatidas medidas para aprimorar os sistemas do INSS, além da identificação do montante desviado dos beneficiários e um levantamento detalhado do número de vítimas da fraude. A expectativa é que o governo anuncie nos próximos dias um plano para ressarcimento dos aposentados e pensionistas lesados.

Ainda nesta terça-feira, a Controladoria-Geral da União (CGU) confirmou que está apurando possíveis irregularidades administrativas cometidas por 12 organizações civis suspeitas de se apropriar indevidamente de valores pagos pelo INSS.

A CGU também determinou a avocação — instrumento jurídico que transfere a condução de processos de um órgão para outro — dos procedimentos de responsabilização que haviam sido abertos pelo INSS nesta segunda-feira (5). A decisão foi comunicada ao presidente do Instituto, Gilberto Waller Júnior, por meio de ofício assinado pelo Secretário de Integridade Privada da CGU, Marcelo Pontes Vianna.

Você também pode gostar de ler