Os golpeSegundo o relato da vítima, o golpe começou após contato com uma suposta vendedora que oferecia produtos como geladeira, freezer e um jogo de mesa.s virtuais continuam fazendo vítimas em Chapadão do Sul, onde quase diariamente pessoas comparecem à Delegacia de Polícia Civil após serem enganadas por criminosos que utilizam a internet como ferramenta para aplicar fraudes. O caso mais recente envolve um morador que perdeu R$ 3 mil após tentar comprar eletrodomésticos anunciados em uma plataforma online.
Após fechar negócio, o comprador foi informado de que os itens já estavam prontos para embarque e foi solicitado o pagamento antecipado no valor de R$ 3 mil.
Um homem, identificado como residente em Chapadão do Sul, seria o responsável pela logística da entrega. Para reforçar a farsa, o golpista enviou imagens de um caminhão carregado com os produtos supostamente negociados. No entanto, após o depósito do valor, a anunciante alegou que seu marido não autorizaria mais a venda e que devolveria o dinheiro, solicitando até mesmo a chave Pix da vítima. Desde então, nem ela nem o suposto transportador foram mais encontrados ou responderam aos contatos.
O caso ilustra mais uma fraude digital que dificilmente será esclarecida, diante da falta de recursos e estrutura especializada nas delegacias locais para investigar esse tipo de crime.
No entanto, uma nova medida pode mudar esse cenário. O governo de Mato Grosso do Sul oficializou recentemente a criação da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (Dercc), cuja missão será justamente o combate e investigação de delitos praticados no ambiente virtual. A unidade passa a integrar o Departamento de Polícia Especializada da Polícia Civil e foi formalmente instituída por publicação no Diário Oficial do Estado.
A expectativa é de que a Dercc ajude a combater esse tipo de crime com mais eficiência e proporcione mais segurança à população diante do crescimento das fraudes pela internet.
Você também pode gostar de ler
Jovem de Chapadão do Sul desponta no vôlei
Matias Felipe, de 19 anos, acumula conquistas e mira o cenário nacional
Publicado em 06/04/2026 às 17:36 - Atualizado em 06/04/2026 às 17:56 - Por Day Silva
Incêndio de grandes proporções destrói secador de grãos em empresa armazenadora em Chapadão do Sul
Estrutura colapsou durante combate às chamas; Corpo de Bombeiros atuou durante toda a madrugada
Publicado em 29/03/2026 às 07:09 - Atualizado em 29/03/2026 às 07:39 - Por Renan Carrijo
Vereadores sugerem trocadores para bebês em repartições e cobra concurso público em Chapadão do Sul
Propostas serão discutidas na sessão de segunda-feira e incluem mais estrutura para famílias em prédios públicos e reforço no quadro de servidores efetivos
Publicado em 27/03/2026 às 18:11 - Atualizado em 27/03/2026 às 18:17 - Por Day Silva
Presidente da Câmara, Marcelo Costa fiscaliza canil municipal e cobra melhorias em Chapadão do Sul
Presidente da Câmara fiscaliza canil municipal e cobra melhorias em Chapadão do Sul
Publicado em 27/03/2026 às 16:14 - Atualizado em 27/03/2026 às 16:15 - Por Day Silva
Após evento, Câmara de Chapadão do Sul reafirma continuidade das ações em defesa dos direitos das mulheres
“Vamos continuar levando informação e conscientização”, destaca Marcelo Costa após evento na Câmara
Publicado em 26/03/2026 às 16:15 - Atualizado em 26/03/2026 às 16:18 - Por Day Silva
TJMS forma maioria e reforça vitória de Marcelo Costa na presidência da câmara, enfraquecendo tentativa da oposição
Segundo voto favorável aponta ausência de provas e reforça legitimidade da eleição realizada em plenário
Publicado em 25/03/2026 às 17:21 - Atualizado em 25/03/2026 às 18:45 - Por Renan Carrijo
Cartório Eleitoral de Chapadão do Sul inicia plantão para regularização do título
Atendimento especial segue até 6 de maio, com horários ampliados inclusive aos fins de semana
Publicado em 25/03/2026 às 15:57 - Atualizado em 25/03/2026 às 16:25 - Por Gabi Ferreira
Promotora Juliana Pellegrino destaca prevenção à violência contra mulheres em evento de empoderamento feminino
Dra. Juliana destacou atuação do Ministério Público de Chapadão do Sul na prevenção, acolhimento às vítimas e responsabilização criminal dos agressores
Publicado em 24/03/2026 às 20:42 - Atualizado em 25/03/2026 às 09:09 - Por Day Silva
“Não toleraremos violência”, reforça juíza Bruna Taffarelo em evento de emponderamento feminino em Chapadão do Sul
Juíza reforça que a sociedade precisa dar mais atenção ao empoderamento para enfrentar a violência contra mulheres em evento na Câmara Municipal
Publicado em 24/03/2026 às 19:20 - Atualizado em 24/03/2026 às 19:58 - Por Day Silva