Os detentos e servidores das unidades penais de Mato Grosso do Sul estão sendo imunizados contra a Influenza. A campanha, promovida pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), em parceria com as secretarias municipais de saúde, tem como objetivo prevenir surtos da doença e garantir mais segurança sanitária dentro do sistema prisional.
Em Campo Grande, a vacinação teve início no dia 24 de abril, pelo Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi. Na unidade, foram aplicadas 315 doses, sendo 295 em internas e 20 em servidoras. Em seguida, a campanha foi levada ao Centro de Triagem “Anísio Lima” e ao Presídio de Trânsito (Ptran), onde a aplicação ocorreu nos dias 29 e 30 de abril.
Atualmente, a imunização está em andamento no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho e no Instituto Penal de Campo Grande. Unidades do Complexo Penitenciário da Gameleira também fazem parte da ação, com datas de vacinação a serem confirmadas pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).
No interior do estado, a campanha já alcançou dezenas de unidades penais. Cidades como Amambai, Aquidauana, Cassilândia, Coxim, Nova Andradina, Rio Brilhante e Três Lagoas já concluíram a aplicação das doses. Em Três Lagoas, mais de 500 pessoas foram vacinadas somente no Presídio de Trânsito (PTL). Já em Corumbá, a imunização foi realizada em duas etapas, nos dias 14 e 15 de abril, beneficiando cerca de 650 internos.
Outros municípios, como Jardim, Jateí, Caarapó e Naviraí, também participaram da campanha. Em algumas localidades, como Bataguassu, Dois Irmãos do Buriti, Dourados e Ponta Porã, a vacinação ainda está em fase de planejamento, com as datas a serem definidas pelas autoridades de saúde locais.
A iniciativa reforça o compromisso do estado com a saúde pública, assegurando o acesso à imunização para todos os envolvidos no sistema prisional, tanto privados de liberdade quanto os profissionais que atuam diariamente nas unidades penais.
Você também pode gostar de ler
Mato Grosso do Sul projeta ampliar base florestal em 40% até 2028, com foco em sustentabilidade
Estado pretende chegar a 2,5 milhões de hectares de florestas plantadas; secretário Jaime Verruck destacou papel do setor na economia verde durante evento em São Paulo
Publicado em 23/10/2025 às 14:00 - Atualizado em 23/10/2025 às 14:01 - Por Felipe Dias
Mato Grosso do Sul é reconhecido para gerar e comercializar 86 milhões de toneladas de carbono no Cerrado
Estado torna-se elegível pelo CONAREDD+ e poderá captar até R$ 1 bilhão em créditos de carbono, consolidando meta de ser “Carbono Neutro” até 2030
Publicado em 17/10/2025 às 14:27 - Por Felipe Dias
Governo de MS cria Comitê Executivo do Proclima para coordenar ações contra mudanças climáticas
Novo colegiado terá poder deliberativo e vai definir diretrizes, metas e medidas do Plano Estadual de Mudanças Climáticas e do Programa REDD+
Publicado em 10/10/2025 às 17:34 - Atualizado em 10/10/2025 às 17:36 - Por Felipe Dias
MS tem 2º maior avanço em alfabetização do país e Riedel celebra resultado em solenidade com ministro da Educação
Índice de alunos alfabetizados passou de 47,4% em 2023 para 55,8% em 2024, crescimento destacado pelo governador ao lado do ministro da educação
Publicado em 01/10/2025 às 17:03 - Atualizado em 01/10/2025 às 17:20 - Por Felipe Dias
Governo de MS investe R$ 26,8 milhões em acessos viários para atender megaprojeto de celulose no Vale do Sucuriú
Obras na MS-377 vão garantir suporte logístico à planta da Arauco em Três Lagoas e Inocência, com previsão de conclusão em até 360 dias
Publicado em 15/09/2025 às 15:27 - Atualizado em 15/09/2025 às 16:51 - Por Felipe Dias
MS sobe para 2º lugar e é destaque nacional em emprego e qualificação da mão de obra, aponta ranking CLP
Estado avançou uma colocação em relação ao ano passado, quando ocupava o 3º lugar
Publicado em 02/09/2025 às 17:05 - Atualizado em 02/09/2025 às 17:31 - Por Felipe Dias