O prefeito de Paranaíba, Maycol Henrique Queiroz Andrade (PSDB), foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) por promoção pessoal com uso de dinheiro público. A decisão, proferida pela 2ª Câmara Cível e divulgada em acórdão nesta quinta-feira (9), atendeu a uma ação popular que denunciou a utilização de símbolos de campanha eleitoral em obras e materiais da prefeitura.
Segundo a denúncia feita por Renato Carlos Rodrigues Tosta, o prefeito teria usado um gesto em “V” e a cor azul — ambos fortemente associados à sua campanha — em monumentos, totens, panfletos, adesivos e nas redes sociais institucionais da prefeitura. A ação argumenta que essas escolhas desconsideraram os símbolos e cores oficiais de Paranaíba, que são verde, vermelho e branco.
Com base em fotografias e uma ata notarial apresentadas nos autos, o TJMS entendeu que houve violação aos princípios constitucionais da legalidade, moralidade administrativa e impessoalidade. O relator do caso, desembargador Eduardo Machado Rocha, afirmou que a publicidade de atos e obras públicas deve ter caráter educativo ou informativo e não pode conter elementos que promovam autoridades.
A decisão reformou uma sentença anterior de primeira instância, que havia julgado a ação improcedente. Agora, os atos administrativos que incluíram os símbolos de campanha foram declarados nulos, e o prefeito foi condenado a ressarcir os cofres públicos por todos os valores gastos com essa prática.
Em sua defesa, o prefeito alegou que não houve prejuízo ao erário e que os símbolos foram usados dentro da margem de discricionariedade administrativa. No entanto, o Tribunal refutou esse argumento, afirmando que o dano não foi apenas material, mas também à moralidade da gestão pública.
A Procuradoria de Justiça também se manifestou favorável à tese de promoção pessoal, reforçando o entendimento do TJMS. O acórdão destacou precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que consideram ilegal o uso de símbolos de campanha em publicidade oficial, mesmo sem comprovação de dano financeiro direto.
Procurado pela reportagem do site Campo Grande News, Maycol Henrique disse que ainda não foi notificado da decisão. “Estou em São Paulo e só retorno para Paranaíba amanhã (12). Assim que tiver acesso ao processo, vou me inteirar da situação”, afirmou.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação
Você também pode gostar de ler
TJMS altera data e número de questões da prova do estágio em direito de Paranaíba
Certame será realizado em 9 de novembro com 30 questões; inscrições gratuitas seguem até 10 de outubro
Publicado em 01/10/2025 às 18:32 - Atualizado em 01/10/2025 às 18:34 - Por Felipe Dias
Três adolescentes são apreendidos envolvidos em furtos na rodoviária e em escola de Paranaíba
Câmeras de segurança ajudaram na elucidação dos atos infracionais, que ocorreram no mesmo dia
Publicado em 01/10/2025 às 14:05 - Atualizado em 01/10/2025 às 15:17 - Por Felipe Dias
Arsenal de guerra é apreendido em carro de família na MS-240, entre Inocência e Paranaíba
Polícia interceptou veículo e encontrou fuzis, espingardas, carabina, revólveres e munições; condutor foi preso em flagrante
Publicado em 30/09/2025 às 16:34 - Atualizado em 30/09/2025 às 16:35 - Por Felipe Dias
Três policiais penais são afastados em operação contra entrada de celulares e drogas no presídio de Paranaíba
Ação da Polícia Civil, com apoio do Garras e da PM, cumpriu mandados em 10 endereços e apreendeu 1 kg de cocaína
Publicado em 24/09/2025 às 15:24 - Atualizado em 24/09/2025 às 15:42 - Por Felipe Dias
Enxame de abelhas ataca pedestres e ciclistas em praça central de Paranaíba
Corpo de bombeiros isolou a área e fez a retirada dos insetos durante a noite
Publicado em 23/09/2025 às 16:54 - Atualizado em 23/09/2025 às 16:56 - Por Felipe Dias
Homem é morto a facadas após briga durante partida de dominó em Paranaíba
Autor de 50 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar; vítima de 32 anos morreu no local
Publicado em 05/09/2025 às 16:59 - Atualizado em 05/09/2025 às 17:00 - Por Felipe Dias
Polícia prende em Paranaíba dois condenados que respondiam por tráfico de drogas e homicídio qualificado
Ambos descumpriram regras do regime mais brando e retornaram ao regime fechado
Publicado em 02/09/2025 às 16:31 - Atualizado em 02/09/2025 às 16:34 - Por Felipe Dias
Homem é preso, suspeito de estuprar criança em Paranaíba
Vítima confirmou os abusos e informou que autor teria dado R$ 50 para que ela comprasse materiais escolares, uma correntinha de bijuteria e duas pulseiras
Publicado em 01/09/2025 às 18:13 - Atualizado em 01/09/2025 às 18:19 - Por Felipe Dias
Dois traficantes são presos, cocaína, ecstasy e mais de 96 kg de maconha são apreendidos em Paranaíba
Militares entraram na casa e encontraram 112 tabletes de maconha; suspeitos também tinham cerca de três mil reais em dinheiro
Publicado em 27/08/2025 às 14:16 - Atualizado em 27/08/2025 às 14:19 - Por Felipe Dias