O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para mais de 400 vagas em cursos gratuitos e presenciais de idiomas. As oportunidades são oferecidas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas, com início das aulas previsto para o segundo semestre de 2025.
As formações abrangem os idiomas Inglês, Espanhol e Libras, nos níveis básico e intermediário, e são voltadas a estudantes e servidores do IFMS, além do público em geral.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 23 de junho por meio da Página do Candidato na Central de Seleção do IFMS. No mesmo local, está disponível o edital completo com todas as regras e orientações do processo seletivo.
Prova de nivelamento e sorteio eletrônico
Candidatos interessados em ingressar diretamente em níveis acima do básico deverão realizar uma prova de nivelamento online, disponível entre os dias 27 de junho e 7 de julho. A avaliação identifica o grau de conhecimento prévio do participante e o direciona para a turma correspondente.
Quem não alcançar a pontuação exigida poderá concorrer, por meio de sorteio eletrônico, às vagas remanescentes em turmas iniciantes, caso haja disponibilidade.
O sorteio será realizado no dia 18 de julho, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do IFMS no YouTube. A lista final de classificados e a convocação para matrícula em primeira chamada devem ser divulgadas até 25 de julho. As aulas estão previstas para começar em agosto.
Certificação e material didático
Os cursos são oferecidos pelo Centro de Idiomas (Cenid) na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), com foco na capacitação linguística tanto da comunidade interna quanto externa ao IFMS.
A estrutura do curso é dividida em duas etapas, cada uma com duração de três semestres. Ao concluir cada etapa, o aluno recebe certificado com validade nacional.
O material didático deve ser adquirido pelos estudantes. Entre os livros exigidos estão: Nuevo Ven 1 e 2 (para Espanhol), Interchange 1 e 2 – 5ª edição (para Inglês) e Libras? Que língua é essa?, de Audrei Gesser (para Libras).
Você também pode gostar de ler
Trabalhadores encerram paralisação em obra de alojamento da Arauco em Inocência após acordo com empreiteira
Greve durou cerca de 24 horas e terminou após negociação entre operários e empresa Opus Construtech; trabalhadores exigiam cumprimento de direitos previstos em acordo coletivo
Publicado em 05/06/2025 às 15:00 - Por Felipe Dias
Programa “Regulariza Costa Rica” oferece até 100% de desconto em juros e multas para quitar dívidas municipais
Contribuintes têm até 31 de dezembro de 2025 para aderir ao programa e regularizar débitos com condições especiais de parcelamento em até 60 vezes
Publicado em 05/06/2025 às 11:46 - Atualizado em 05/06/2025 às 12:13 - Por Maria Paula
Homem condenado por estupro de vulnerável é preso em Chapadão do Sul
Mandado de prisão foi cumprido nesta quarta (4); pena prevista é de 12 anos
Publicado em 05/06/2025 às 09:38 - Atualizado em 05/06/2025 às 09:42 - Por Maria Paula
Paraíso das Águas inicia plantio de mil mudas nativas durante a Semana do Meio Ambiente
Ação acontece em área de 3 hectares e faz parte das atividades de preservação ambiental promovidas pela prefeitura
Publicado em 05/06/2025 às 09:10 - Atualizado em 05/06/2025 às 09:25 - Por Maria Paula
Ainda dá tempo: Casa do Trabalhador de Chapadão do Sul tem 199 vagas abertas nesta semana
Atendimento vai até às 11h e inclui setores variados; candidatos recebem orientação no local
Publicado em 05/06/2025 às 08:27 - Atualizado em 05/06/2025 às 08:56 - Por Maria Paula
Deputados conhecem detalhes da regionalização da saúde e da PPP do Hospital Regional de MS
Projeto prevê expansão de leitos e exames em cinco macrorregiões do estado, com hospital novo em Corumbá
Publicado em 05/06/2025 às 07:49 - Atualizado em 05/06/2025 às 08:15 - Por Maria Paula
Chapadão do Sul e Figueirão terão dia nublado nesta quinta; veja como fica o tempo na região
Previsão aponta variação de nuvens e umidade elevada em cidades da região norte de MS
Publicado em 05/06/2025 às 06:59 - Atualizado em 05/06/2025 às 07:23 - Por Maria Paula
Carreta carregada de pedra pega fogo e assusta caminhoneiro na MS-214, em Coxim
Fogo destruiu parte do veículo e mobilizou o Corpo de Bombeiros; motorista conseguiu evitar que chamas atingissem o caminhão
Publicado em 04/06/2025 às 18:32 - Atualizado em 04/06/2025 às 18:36 - Por Felipe Dias
Criança de 6 anos é atropelada por caminhonete em São Gabriel do Oeste
Menina trafegava de bicicleta quando foi atingida e teve de ser encaminhada para Campo Grande após atendimento de urgência
Publicado em 04/06/2025 às 17:36 - Atualizado em 04/06/2025 às 18:02 - Por Felipe Dias
Fogo atinge cômodo de casa em Coxim e é controlado pelos bombeiros antes de se espalhar
Incêndio atingiu residência no bairro Vila Bela na tarde desta terça-feira (4); ninguém ficou ferido
Publicado em 04/06/2025 às 16:14 - Atualizado em 04/06/2025 às 16:15 - Por Felipe Dias