O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para mais de 400 vagas em cursos gratuitos e presenciais de idiomas. As oportunidades são oferecidas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas, com início das aulas previsto para o segundo semestre de 2025.
As formações abrangem os idiomas Inglês, Espanhol e Libras, nos níveis básico e intermediário, e são voltadas a estudantes e servidores do IFMS, além do público em geral.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 23 de junho por meio da Página do Candidato na Central de Seleção do IFMS. No mesmo local, está disponível o edital completo com todas as regras e orientações do processo seletivo.
Prova de nivelamento e sorteio eletrônico
Candidatos interessados em ingressar diretamente em níveis acima do básico deverão realizar uma prova de nivelamento online, disponível entre os dias 27 de junho e 7 de julho. A avaliação identifica o grau de conhecimento prévio do participante e o direciona para a turma correspondente.
Quem não alcançar a pontuação exigida poderá concorrer, por meio de sorteio eletrônico, às vagas remanescentes em turmas iniciantes, caso haja disponibilidade.
O sorteio será realizado no dia 18 de julho, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do IFMS no YouTube. A lista final de classificados e a convocação para matrícula em primeira chamada devem ser divulgadas até 25 de julho. As aulas estão previstas para começar em agosto.
Certificação e material didático
Os cursos são oferecidos pelo Centro de Idiomas (Cenid) na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), com foco na capacitação linguística tanto da comunidade interna quanto externa ao IFMS.
A estrutura do curso é dividida em duas etapas, cada uma com duração de três semestres. Ao concluir cada etapa, o aluno recebe certificado com validade nacional.
O material didático deve ser adquirido pelos estudantes. Entre os livros exigidos estão: Nuevo Ven 1 e 2 (para Espanhol), Interchange 1 e 2 – 5ª edição (para Inglês) e Libras? Que língua é essa?, de Audrei Gesser (para Libras).
Você também pode gostar de ler
Ministério Público aciona Justiça para garantir transporte adaptado a universitários em Coxim
Estudante percorre 50 minutos em cadeira motorizada após suspensão de ônibus escolar adaptado
Publicado em 13/02/2026 às 10:50 - Atualizado em 13/02/2026 às 11:21 - Por Day Silva
Estado abre 14 vagas com salário de R$ 5,5 mil para área social
Estado abre 14 vagas com salário de R$ 5,5 mil para área social
Publicado em 11/02/2026 às 17:43 - Atualizado em 11/02/2026 às 17:45 - Por Redação
Imasul alerta para elevação do nível dos rios Taquari e Aquidauana
Autorides monitoram risco de alagamento e danos a ribeirinhos
Publicado em 04/02/2026 às 17:54 - Por Redação
Chuva de 40 mm em 30 minutos deixa rastro de destruição em bairros de COxim
Defesa Civil alerta moradores de áreas de risco
Publicado em 03/02/2026 às 13:45 - Atualizado em 03/02/2026 às 13:51 - Por Redação
Coxim entra na mira do TCE e terá sistema de transporte escolar vistoriado
Auditoria do Tribunal de Contas acontece entre os dias 23 e 27 de fevereiro e pode trazer implicações à gestão municipal
Publicado em 30/01/2026 às 15:56 - Atualizado em 30/01/2026 às 15:59 - Por Redação
Coordenador ganha justa causa após manter relacionamentos com subordinadas em MS
Reincidência do comportamento feriram os princípios da ética profissiona
Publicado em 28/01/2026 às 16:49 - Atualizado em 28/01/2026 às 16:50 - Por Redação
MP cobra correções após auditoria apontar falhas graves em obras da MS-276 e MS-145
Problemas de drenagem, riscos de acidentes e passivos ambientais foram identificados
Publicado em 28/01/2026 às 16:46 - Atualizado em 28/01/2026 às 16:47 - Por Redação