Mato Grosso do Sul tem o 5º menor índice de desigualdade do Brasil, impulsionado pelo programa Mais Social

Além do auxílio financeiro, o programa é integrado a outras políticas públicas estaduais e busca promover qualificação profissional

Imagem de compartilhamento para o artigo Mato Grosso do Sul tem o 5º menor índice de desigualdade do Brasil, impulsionado pelo programa Mais Social da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Mato Grosso do Sul alcançou uma importante conquista na luta contra a desigualdade social. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quinta-feira (8), o estado registrou o 5º menor índice de desigualdade de renda do Brasil em 2024, com Índice de Gini de 0,455 — o melhor resultado desde 2016. A média nacional é de 0,506.

O Índice de Gini, que varia de 0 a 1, mede a desigualdade de renda: quanto mais próximo de zero, mais igualitária é a distribuição de renda. O avanço de Mato Grosso do Sul reflete, entre outras ações, o impacto do programa Mais Social, iniciativa do Governo do Estado voltada para garantir segurança alimentar e promover inclusão social.

Ajuda que chega até quem mais precisa

Moradora do bairro Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande, Ana Cláudia Reis da Paixão Mourão foi uma das beneficiadas com o cartão do programa. Sem fonte de renda e aguardando na fila do INSS, Ana Cláudia relata ter sido surpreendida pela visita da equipe do Mais Social:

“Fui selecionada, me procuraram. Eles me deram muita atenção na minha casa. Eu me surpreendi. Pediram para eu vir aqui trazer a minha documentação e foi muito rápido. Estou agradecendo porque vai me ajudar muito.”
Desde 17 de março, mais de 2,1 mil visitas domiciliares foram realizadas em todos os 79 municípios do estado como parte de uma estratégia de busca ativa para localizar e cadastrar famílias em situação de extrema pobreza.

O trabalho é conduzido com base em um mapeamento realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead) em parceria com a Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem/Segov). Os técnicos — identificados com coletes azuis, crachá e tablets — realizam o pré-cadastro diretamente nas residências, garantindo agilidade e confiabilidade ao processo.

R$ 450 mensais para alimentação e dignidade

O Mais Social oferece um auxílio financeiro mensal de R$ 450. O valor pode ser utilizado para compra de alimentos, gás de cozinha e produtos de higiene e limpeza. A compra de bebidas alcoólicas e produtos à base de tabaco é proibida.

Além do auxílio financeiro, o programa é integrado a outras políticas públicas estaduais e busca promover qualificação profissional, acesso à educação, oportunidades de emprego e geração de renda, proporcionando mais dignidade e autonomia às famílias atendidas.

Com medidas como essa, Mato Grosso do Sul avança no combate à pobreza extrema e se consolida como um dos estados com melhor desempenho social do país, reforçando seu compromisso com o bem-estar da população mais vulnerável.

Fonte: Jornal MS Todo Dia 

 (Foto: Leomar Alves Rosa/Sead)

Você também pode gostar de ler