Coxim foi o primeiro município de Mato Grosso do Sul a sediar o 1º Seminário Regional do programa MS Ativo Municipalismo, uma iniciativa do Governo do Estado que visa fortalecer a gestão municipal por meio da integração entre prefeitos, secretários, vereadores e técnicos. O encontro ocorreu nesta semana e contou com a participação de autoridades estaduais e representantes de 11 cidades da região norte.
O evento abordou temas essenciais da administração pública, como infraestrutura, saúde, educação, turismo, agricultura e desenvolvimento econômico, com foco no fortalecimento da autonomia municipal, inovação na gestão e implantação de políticas públicas eficientes. Um dos destaques foi a discussão sobre o Plano Plurianual (PPA) Municipal, ferramenta fundamental para o planejamento estratégico dos municípios.
O programa MS Ativo Municipalismo tem como objetivo principal fomentar o diálogo entre os municípios e o Estado, além de estimular a troca de experiências, boas práticas e a criação de soluções colaborativas para os desafios locais. A iniciativa irá percorrer oito cidades-sede em diferentes regiões do Estado.
Durante o seminário em Coxim, foram realizadas oficinas práticas, painéis e debates, que buscaram estreitar a relação entre o Governo Estadual e os municípios, além de discutir a automatização de demandas públicas, apontada como essencial para dar mais agilidade e eficiência às ações municipais.
Entre as autoridades presentes estiveram o governador em exercício, Barbosinha, o deputado federal Geraldo Rezende, o deputado estadual Júnior Mocchi, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Thaner Nogueira, a secretária de Estado de Ação Social, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, além do prefeito de Coxim, Edilson Magro, anfitrião do evento.
Alcinópolis e Figueirão estiveram representados com equipes completas. De Alcinópolis participaram:
João Abadio – secretário de Governo e Gestão Estratégica
Duane Carrijo – secretária de Planejamento, Administração e Finanças
Ligia Maria – procuradora jurídica
Rosangela Campos – secretária de Ação Social
Professor Thierry – secretário de Educação, Cultura e Esportes
Matheus Moretto – secretário de Saúde
Elisberto Rezende – secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Valcimar Rodrigues – secretário de Obras
Já de Figueirão, uma caravana com 12 servidores municipais esteve presente, liderada pelos secretários Pedro Ubiali (Saúde), Pascoal Amorim (Educação), George Carrijo (Assistência Social), além do vice-prefeito Jorge Mortari.
O Governo do Estado ressaltou que o MS Ativo Municipalismo é um investimento estratégico para impulsionar o desenvolvimento regional, promovendo uma gestão pública mais moderna, participativa e próxima das necessidades da população.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Detran-MS libera parcelamento online para primeira habilitação e renovação da CNH
Novo serviço no portal Meu Detran permite iniciar processo sem sair de casa
Publicado em 15/05/2026 às 18:24 - Atualizado em 15/05/2026 às 18:26 - Por Murilo Mendes
Cidadão já pode parcelar serviços de habilitação em MS diretamente no portal Meu Detran
A iniciativa faz parte do processo de transformação digital do Governo do Estado e do Detran-MS, que vem ampliando os serviços online para oferecer mais comodidade e agilidade
Publicado em 15/05/2026 às 08:31 - Por Gabi Ferreira
Febraban alerta para golpe do falso emprego e orienta candidatos sobre como evitar fraudes
Criminosos usam falsas vagas para obter documentos, dados bancários e até assinaturas digitais das vítimas
Publicado em 13/05/2026 às 10:23 - Atualizado em 13/05/2026 às 10:24 - Por Gabi Ferreira
Ponte é interditada em Coxim após risco de desabamento e estrutura provisória é planejada
Vistoria técnica identificou graves danos em ponte sobre o Córrego da Pedra, que é rota essencial para moradores e produtores rurais
Publicado em 08/05/2026 às 10:28 - Atualizado em 08/05/2026 às 11:03 - Por Gabi Ferreira
Maio Amarelo: Detran-MS promove o evento de qualificação de instrutores sobre as normas do CNH do Brasil
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 17 de maio e podem ser feitas de forma online
Publicado em 08/05/2026 às 10:09 - Atualizado em 08/05/2026 às 10:28 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS alerta para golpe com falsa “renovação automática” da CNH
Links fraudulentos circulam principalmente pelo WhatsApp e induzem vítimas a fornecer dados e pagar taxas indevidas via PIX
Publicado em 30/04/2026 às 10:31 - Atualizado em 30/04/2026 às 10:53 - Por Gabi Ferreira
IPVA 2026: quarta parcela vence nesta quinta-feira em Mato Grosso do Sul
Pagamento deve ser feito até 30 de abril para evitar multas e garantir regularidade do veículo
Publicado em 28/04/2026 às 09:04 - Atualizado em 28/04/2026 às 09:13 - Por Gabi Ferreira
MPMS acompanha cumprimento de acordo após incêndio que destruiu mais de 160 hectares em Coxim
Responsável foi multado e deverá recuperar área degradada; caso envolveu cinco propriedades rurais
Publicado em 24/04/2026 às 09:38 - Atualizado em 24/04/2026 às 09:59 - Por Gabi Ferreira