Na manhã desta sexta-feira (16), foi confirmado o primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de produção comercial de aves no Brasil. O foco foi identificado em Montenegro, município da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), conforme informou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Até então, todos os registros da doença no país envolviam aves silvestres. O vírus da gripe aviária circula globalmente desde 2006, com registros mais frequentes na Ásia, África e Norte da Europa.
De acordo com a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, o caso foi atendido no último dia 12, em um estabelecimento voltado à reprodução de aves. Amostras foram coletadas e enviadas para análise em um laboratório em Campinas (SP), onde foi confirmada a presença do vírus.
Após o diagnóstico, o local foi isolado e as aves remanescentes foram sacrificadas como medida de contenção. Uma investigação sanitária está sendo conduzida em um raio de 10 km ao redor da granja.
O Mapa reforça que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos. A notificação do caso foi encaminhada a organismos internacionais e aos parceiros comerciais do Brasil.
No entanto, em reação à confirmação do foco da doença, a China decidiu suspender temporariamente a importação de carne de frango brasileira, conforme declarou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em entrevista à CNN nesta sexta-feira.
A suspensão é uma consequência direta do primeiro registro do vírus IAAP em aves de avicultura comercial no país.
*Com informação do Portal Uol
Você também pode gostar de ler
STF marca para setembro julgamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe
Primeira Turma da Corte vai analisar ação penal contra oito réus, incluindo ex-ministros e militares, acusados de tentar reverter resultado eleitoral
Publicado em 15/08/2025 às 17:36 - Atualizado em 15/08/2025 às 17:37 - Por Felipe Dias
Efeito Felca: Especialistas alertam que crianças não podem ser produto das redes
Influencer exposto perfis com milhões de seguidores nas redes sociais que divulgam imagens de menores de 18 anos com pouca roupa, dançando músicas sensuais ou falando de sexo
Publicado em 13/08/2025 às 09:02 - Atualizado em 13/08/2025 às 13:51 - Por Roberta Cáceres
Após manifestações, Bolsonaro é colocado em prisão domiciliar por ordem de Alexandre de Moraes
Ministro do STF cita uso das redes sociais dos filhos como descumprimento de medidas cautelares e impõe uso de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente
Publicado em 04/08/2025 às 17:30 - Atualizado em 04/08/2025 às 17:31 - Por Felipe Dias
STF retoma depoimentos sobre tentativa de golpe e ouve ex-comandante da Aeronáutica
A audiência deve começar às 11h30 e será conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes
Publicado em 21/05/2025 às 12:18 - Atualizado em 21/05/2025 às 12:37 - Por Ana Beatriz Schaedler
INSS notifica aposentados e pensionistas sobre descontos indevidos a partir desta terça-feira
Os aposentados e pensionistas notificados terão até esta quarta-feira (14) para informar se autorizaram ou não os descontos em seus benefícios.
Publicado em 13/05/2025 às 12:09 - Atualizado em 13/05/2025 às 12:17 - Por Ana Beatriz Schaedler
Simone Tebet diz que Governo federal irá ressarcir aposentados e pensionistas vítimas de fraude no INSS
A estimativa inicial é de que até 9 milhões de beneficiários possam ter sido prejudicados pelo esquema.
Publicado em 09/05/2025 às 12:04 - Atualizado em 09/05/2025 às 12:06 - Por Ana Beatriz Schaedler
INSS bloqueia novos descontos de empréstimo consignado para todos os beneficiários
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (8).
Publicado em 08/05/2025 às 10:24 - Atualizado em 08/05/2025 às 10:30 - Por Ana Beatriz Schaedler