A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) foi destaque na tarde desta quinta-feira (15) durante evento promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Assédio Moral e Sexual contra Mulheres no Ambiente de Trabalho, celebrado em 2 de maio. A data foi criada pela Lei 5.699/2021, de autoria da própria parlamentar, que também propôs a realização do encontro.
Organizado pela Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Doméstica e Familiar, em parceria com a Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, o evento reuniu servidores da ALEMS, estudantes de Direito, profissionais da saúde e da segurança pública.
Durante sua fala, Mara Caseiro enfatizou o compromisso da Casa com o enfrentamento às violências sofridas por mulheres no ambiente de trabalho. “Com profundo senso de responsabilidade damos início a este evento que marca o ‘Dia Estadual de Combate ao Assédio Moral e Sexual contra Mulheres no Ambiente de Trabalho’, uma data que não é apenas simbólica, mas representa um compromisso contínuo com a dignidade, o respeito e a segurança das mulheres em seus locais de trabalho”, afirmou.
A deputada apresentou números alarmantes: entre 2020 e 2023, mais de 400 mil processos sobre assédio moral e sexual foram julgados pela Justiça do Trabalho. Somente em 2024, já houve um aumento de 35% nos casos de assédio sexual, com 8.612 ações registradas. Apesar disso, 97% das vítimas ainda não denunciam os crimes, conforme levantamento citado pela parlamentar.
Mara Caseiro também anunciou que a ALEMS estuda implantar um espaço de acolhimento para mulheres vítimas de violência e assédio. “Esperamos que em breve possamos ter um espaço aberto de atendimento às mulheres vítimas da violência doméstica e também vítimas de assédio sexual e moral, para que essas mulheres possam ter o apoio necessário que elas merecem neste momento”, declarou.
A proposta está em análise pela presidência da Casa, segundo a secretária de Gestão de Pessoas da ALEMS, Marlene Figueira da Silva. “O objetivo será o acolhimento às mulheres vítimas do assédio. Precisamos trabalhar mais com a prevenção da violência”, reforçou.
Educação e conscientização
Durante o encontro, a advogada criminalista e doutora em Direito Penal, Andréa Flores, ministrou a palestra “Enfrentamento ao assédio moral e sexual: Do elogio ao abuso, onde está o limite?”. Segundo ela, ainda há confusão entre infrações éticas e crimes como o assédio sexual, que é tipificado pelo Artigo 216-A do Código Penal. Já o assédio moral, explicou, não é crime, sendo tratado como infração administrativa ou ética.
A palestrante defendeu a educação como ferramenta de transformação. “Mostrar que dentro da nossa convivência com as pessoas existe um limite, e ultrapassar esse limite é que vai caracterizar, seja o assédio moral, seja o assédio sexual”, afirmou. Ela também abordou o impacto histórico da inferiorização da mulher, citando pensadores como Platão, Aristóteles, Rousseau e Freud como influências em uma cultura que ainda normaliza a objetificação feminina.
Trabalho contínuo de prevenção
A psicóloga da ALEMS, Camila Vieira, também participou do evento e destacou a importância de ações permanentes. “Precisamos trabalhar com as palestras, capacitações, formações e cartilhas para todos os servidores, não apenas para mulheres. Queremos eliminar a violência dentro do ambiente do trabalho e da nossa sociedade”, declarou.
Ao encerrar o encontro, Mara Caseiro reforçou a responsabilidade de todos no combate ao assédio. “Que possamos, juntos, construir ambientes de trabalho mais justos, seguros e respeitosos para todas as mulheres. A luta contra o assédio é uma responsabilidade coletiva”, finalizou.
Fonte: MS Todo Dia
Wagner Guimarães/ALEMS
Você também pode gostar de ler
Secretário de Assistência Social de Figueirão participa de seminário sobre gestão de recursos do FNAS na Capital
Ele esteve acompanhado da assistente social Olegna Andrea, que atua no órgão gestor do município
Publicado em 15/05/2025 às 10:45 - Atualizado em 15/05/2025 às 10:57 - Por Ana Beatriz Schaedler
Pedro Gomes é destaque no Encontro Regional do MS Ativo com presença do prefeito Delegado Murilo
A comitiva de Pedro Gomes participou ativamente das discussões, reafirmando o compromisso da administração local com a modernização
Publicado em 14/05/2025 às 08:22 - Atualizado em 14/05/2025 às 08:38 - Por Ana Beatriz Schaedler
Caravina cobra secretário por atraso em concurso da Polícia Civil de MS
Nem mesmo a banca organizadora foi oficialmente contratada, o que compromete o cronograma e aumenta a insegurança entre os candidatos
Publicado em 14/05/2025 às 07:54 - Atualizado em 14/05/2025 às 07:55 - Por Ana Beatriz Schaedler
Pedro Gomes inicia campanha do Maio Laranja com caminhada contra a exploração sexual infantil
A abertura oficial aconteceu na manhã desta terça-feira (13) e antecipou as atividades do 18 de Maio
Publicado em 13/05/2025 às 11:36 - Atualizado em 13/05/2025 às 11:37 - Por Ana Beatriz Schaedler
Mato Grosso do Sul tem o 5º menor índice de desigualdade do Brasil, impulsionado pelo programa Mais Social
Além do auxílio financeiro, o programa é integrado a outras políticas públicas estaduais e busca promover qualificação profissional
Publicado em 13/05/2025 às 10:02 - Atualizado em 13/05/2025 às 10:42 - Por Ana Beatriz Schaedler
Prefeitura leva pintura de meio-fio, roçada, tapa-buraco e melhorias ao bairro Santo Antônio, em Pedro Gomes
O diferencial da ação está na presença dos secretários municipais nas ruas, promovendo o contato direto com os moradores
Publicado em 12/05/2025 às 08:15 - Atualizado em 12/05/2025 às 08:20 - Por Ana Beatriz Schaedler
Em Costa Rica, Deputado Caravina participa da entrega de moradias e visita Chapadão do Sul e Camapuã
A agenda teve início em Camapuã, com a inauguração da nova pista de pouso e decolagem do aeródromo local. Na sequência, o deputado participou da 45ª Expocam
Publicado em 10/05/2025 às 11:14 - Atualizado em 10/05/2025 às 11:16 - Por Ana Beatriz Schaedler
Oportunidade em Pedro Gomes: Prefeitura lança processo seletivo com vagas para áreas da saúde, educação e obras
As vagas é para todos os níveis de escolaridade, confira o cronograma para participar da seleção
Publicado em 10/05/2025 às 10:02 - Atualizado em 10/05/2025 às 10:04 - Por Ana Beatriz Schaedler
Encontro de Lideranças Reforça Alianças para eleições 2026 e comemora os 45 Anos de Costa Rica
Reunião no Ives Hotel reúne PSDB, PP e lideranças políticas; prefeito Cleverson Alves é apontado como pré-candidato a deputado estadual com apoio da senadora Tereza Cristina
Publicado em 09/05/2025 às 10:27 - Atualizado em 09/05/2025 às 10:33 - Por Ana Beatriz Schaedler
Tereza Cristina celebra parceria ambiental entre Mato Grosso do Sul e São Paulo anunciada por Tarcísio de Freitas
Senadora destaca colaboração interestadual voltada à compensação ambiental e é elogiada pelo governador paulista como inspiração no setor agropecuário
Publicado em 06/05/2025 às 14:29 - Atualizado em 06/05/2025 às 14:44 - Por Felipe Dias