A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) foi destaque na tarde desta quinta-feira (15) durante evento promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Assédio Moral e Sexual contra Mulheres no Ambiente de Trabalho, celebrado em 2 de maio. A data foi criada pela Lei 5.699/2021, de autoria da própria parlamentar, que também propôs a realização do encontro.
Organizado pela Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Doméstica e Familiar, em parceria com a Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, o evento reuniu servidores da ALEMS, estudantes de Direito, profissionais da saúde e da segurança pública.
Durante sua fala, Mara Caseiro enfatizou o compromisso da Casa com o enfrentamento às violências sofridas por mulheres no ambiente de trabalho. “Com profundo senso de responsabilidade damos início a este evento que marca o ‘Dia Estadual de Combate ao Assédio Moral e Sexual contra Mulheres no Ambiente de Trabalho’, uma data que não é apenas simbólica, mas representa um compromisso contínuo com a dignidade, o respeito e a segurança das mulheres em seus locais de trabalho”, afirmou.
A deputada apresentou números alarmantes: entre 2020 e 2023, mais de 400 mil processos sobre assédio moral e sexual foram julgados pela Justiça do Trabalho. Somente em 2024, já houve um aumento de 35% nos casos de assédio sexual, com 8.612 ações registradas. Apesar disso, 97% das vítimas ainda não denunciam os crimes, conforme levantamento citado pela parlamentar.
Mara Caseiro também anunciou que a ALEMS estuda implantar um espaço de acolhimento para mulheres vítimas de violência e assédio. “Esperamos que em breve possamos ter um espaço aberto de atendimento às mulheres vítimas da violência doméstica e também vítimas de assédio sexual e moral, para que essas mulheres possam ter o apoio necessário que elas merecem neste momento”, declarou.
A proposta está em análise pela presidência da Casa, segundo a secretária de Gestão de Pessoas da ALEMS, Marlene Figueira da Silva. “O objetivo será o acolhimento às mulheres vítimas do assédio. Precisamos trabalhar mais com a prevenção da violência”, reforçou.
Educação e conscientização
Durante o encontro, a advogada criminalista e doutora em Direito Penal, Andréa Flores, ministrou a palestra “Enfrentamento ao assédio moral e sexual: Do elogio ao abuso, onde está o limite?”. Segundo ela, ainda há confusão entre infrações éticas e crimes como o assédio sexual, que é tipificado pelo Artigo 216-A do Código Penal. Já o assédio moral, explicou, não é crime, sendo tratado como infração administrativa ou ética.
A palestrante defendeu a educação como ferramenta de transformação. “Mostrar que dentro da nossa convivência com as pessoas existe um limite, e ultrapassar esse limite é que vai caracterizar, seja o assédio moral, seja o assédio sexual”, afirmou. Ela também abordou o impacto histórico da inferiorização da mulher, citando pensadores como Platão, Aristóteles, Rousseau e Freud como influências em uma cultura que ainda normaliza a objetificação feminina.
Trabalho contínuo de prevenção
A psicóloga da ALEMS, Camila Vieira, também participou do evento e destacou a importância de ações permanentes. “Precisamos trabalhar com as palestras, capacitações, formações e cartilhas para todos os servidores, não apenas para mulheres. Queremos eliminar a violência dentro do ambiente do trabalho e da nossa sociedade”, declarou.
Ao encerrar o encontro, Mara Caseiro reforçou a responsabilidade de todos no combate ao assédio. “Que possamos, juntos, construir ambientes de trabalho mais justos, seguros e respeitosos para todas as mulheres. A luta contra o assédio é uma responsabilidade coletiva”, finalizou.
Fonte: MS Todo Dia
Wagner Guimarães/ALEMS
Você também pode gostar de ler
Em Brasília, Caravina articula permanência no PSDB com foco em Riedel 2026
Caravina afirmou que permanência na legenda dependerá da posição do novo partido (resultado da fusão entre PSDB e Podemos) em relação à reeleição do governador
Publicado em 05/06/2025 às 16:34 - Atualizado em 05/06/2025 às 17:03 - Por Felipe Dias
Nova eleição em Bandeirantes será no dia 6 de julho após confirmação da inelegibilidade de Álvaro Urt
Calendário eleitoral começa neste domingo com convenções partidárias; diplomação está prevista até 29 de julho
Publicado em 31/05/2025 às 11:19 - Atualizado em 31/05/2025 às 11:20 - Por Felipe Dias
TSE mantém inelegibilidade de Álvaro Urt e nova eleição será realizada em Bandeirantes
Por unanimidade, ministros rejeitam recurso de prefeito eleito; município segue sob comando interino até definição de novo pleito
Publicado em 29/05/2025 às 14:02 - Atualizado em 29/05/2025 às 14:03 - Por Felipe Dias
Pedro Caravina propõe criação de medalha em homenagem a profissionais do rodeio em MS
Projeto apresentado na Assembleia Legislativa reconhece importância cultural e econômica do rodeio no estado e prevê honraria anual na semana do Dia Nacional do Rodeio
Publicado em 29/05/2025 às 13:45 - Por Felipe Dias
Lei garante prioridade para portadores de fibromialgia em filas e estacionamentos em Paraíso das Águas
Projeto prevê carteirinha oficial, sinalização especial e atendimento preferencial em serviços públicos e privados.
Publicado em 28/05/2025 às 09:04 - Atualizado em 28/05/2025 às 09:14 - Por Maria Paula
Vereadores de Paraíso das Águas querem levar atendimento médico ao campo
Donato Rezende, Adriano Didi e Fio do Povo apresentaram indicações durante sessão da Câmara Municipal
Publicado em 27/05/2025 às 10:14 - Atualizado em 27/05/2025 às 10:21 - Por Maria Paula
Prefeito Murilo comanda mutirão Todos em Ação e transforma o bairro São Luiz em Pedro Gomes
Terceira edição da iniciativa levou serviços essenciais, ações sociais e melhorias urbanas à comunidade, reforçando o compromisso da gestão com a população
Publicado em 26/05/2025 às 09:22 - Atualizado em 26/05/2025 às 09:24 - Por Maria Paula
Projeto de lei quer obrigar retirada de fios soltos em Cassilândia
A proposta é de autoria do vereador Leandro Rosa, presidente da Câmara, em parceria com Paulo Eduardo Cardoso e busca responsabilizar quem deixar fiação sem uso na cidade.
Publicado em 24/05/2025 às 09:40 - Atualizado em 24/05/2025 às 09:49 - Por Maria Paula
Marcha dos prefeitos: em Brasília, prefeito Cleverson busca recursos para saúde e segurança de Costa Rica
Delegado Cleverson participou da Marcha dos Prefeitos e se reuniu com autoridades para tratar de investimentos e da reforma tributária
Publicado em 22/05/2025 às 11:21 - Atualizado em 22/05/2025 às 11:27 - Por Maria Paula
Junior Mochi critica repactuação da BR-163 e repudia permanência da MSVia na concessão
Deputado estadual manifesta indignação com leilão que pode manter empresa que descumpriu contrato anterior e pede investigação ao MPF
Publicado em 21/05/2025 às 17:54 - Atualizado em 21/05/2025 às 17:55 - Por Felipe Dias