Dia D do Maio Laranja mobiliza rede de proteção contra exploração sexual infantojuvenil em Pedro Gomes

O evento teve início às 8h, com uma emocionante apresentação da fanfarra local, que marcou simbolicamente a abertura das atividades.

Imagem de compartilhamento para o artigo Dia D do Maio Laranja mobiliza rede de proteção contra exploração sexual infantojuvenil em Pedro Gomes da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O município de Pedro Gomes realizou na manhã da última sexta-feira (16) uma importante mobilização em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. O Dia D da campanha Maio Laranja, que tem como foco o enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil, reuniu autoridades e representantes da rede de proteção no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Apesar do 18 de maio ser a data oficial da campanha em todo o país, a Prefeitura antecipou as ações em razão de a data cair neste ano em um domingo. O evento teve início às 8h, com uma emocionante apresentação da fanfarra local, que marcou simbolicamente a abertura das atividades.

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Delegado Murilo, o subtenente Cordeiro, representando a Polícia Militar, e a delegada Dra. Andressa, titular da Delegacia de Polícia Civil de Coxim, responsável por conduzir a palestra principal do evento.

Em sua fala, o prefeito Murilo destacou o compromisso da administração municipal com a proteção da infância e o trabalho integrado entre os órgãos de atendimento e proteção:

“Desde as primeiras horas da manhã, contamos com a atuação direta da Secretaria de Assistência Social, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e CMDCA. Todos unidos para reforçar a importância da conscientização e do combate à violência sexual contra nossas crianças e adolescentes. Essa é uma causa que exige união e ação constante”, afirmou.
Durante o evento, representantes de cada órgão da rede de proteção social fizeram pronunciamentos ressaltando suas atribuições e o papel fundamental que cada entidade desempenha na defesa dos direitos da infância.

A secretária de Assistência Social, Marislaine Targino, enfatizou o papel da sociedade na prevenção e no enfrentamento das violências:

“Não podemos nos calar diante de qualquer forma de abuso. O Maio Laranja é um chamado à ação, e essa luta precisa ser diária, presente em todas as casas, escolas e na comunidade como um todo.”
A delegada Dra. Andressa conduziu uma palestra educativa destacando a importância da denúncia, bem como as medidas preventivas para evitar casos de abuso e exploração. Ela reforçou que a escuta atenta e o acolhimento são pilares fundamentais nesse trabalho.

O evento foi encerrado com uma nova apresentação da fanfarra, emocionando os participantes. A campanha Maio Laranja segue durante todo o mês com uma série de ações programadas nas escolas municipais, como palestras, rodas de conversa e atividades educativas, reafirmando o compromisso de Pedro Gomes com uma infância protegida, segura e livre de qualquer forma de violência.

Você também pode gostar de ler