Os olhos marejados e o aperto de mão firme de quem conquistou o direito de continuar livre. Assim foi a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de Ranulfo Custódio Alves, de Camapuã, nesta quinta-feira (15). Prestes a completar 102 anos, ele se emocionou ao manter o documento em dia e reafirmar sua autonomia — um gesto que o mantém no topo da lista de motoristas mais velhos de Mato Grosso do Sul.
Habilitado há 65 anos, Ranulfo chegou sozinho à Agência do Detran-MS de Camapuã dirigindo sua Ford F-1000. Ansioso, fez a pergunta que carregava esperança: “Vou conseguir renovar por quanto tempo?”. Mais do que um ato burocrático, a renovação representava o direito de seguir no controle da própria vida. Não era apenas um senhor renovando a CNH: era um símbolo de lucidez, dignidade e resistência.
Nascido em Três Lagoas, em 27 de maio de 1923, Ranulfo mudou-se para Camapuã em 1941 em busca de trabalho. “Serviço braçal”, resume. Construiu patrimônio, criou família e hoje acompanha de perto os trabalhos na fazenda. “Meus filhos não sabem o que eu tenho, o que eu devo. Eu que cuido de tudo. Eu que decido tudo”, afirma, com firmeza e orgulho da própria independência.
A rotina dele se divide entre a cidade, a fazenda e a casa da filha caçula em Campo Grande. “Hoje eu estou fazendo tudo pra ficar no lugar que eu gosto. Camapuã não está bom? Eu vou pra fazenda. Fazenda não está bom? Eu vou pra Campo Grande. Eu não fico assim, dias, porque eu já não trabalho mais, e sou muito impaciente”, conta, com bom humor.
O lazer também está presente no seu dia a dia. Ele faz questão de citar a pesca em Corumbá e mencionar os navios da amiga Joice: “Eu até faço questão de você colocar na matéria, os navios da Joice porque é uma grande amiga que eu tenho muita consideração”.
“Sou escravo da minha obrigação”
Com voz mansa, mas decidida, Ranulfo explica por que faz tanta questão de manter a habilitação válida: “Pra mim, o importante é eu ter minha vida com liberdade”. Os filhos até sugerem que ele contrate um motorista, mas ele descarta: “Porque você combina com um motorista às 7h, ele chega às 9h. E eu não sou homem de esperar!”
A responsabilidade ao volante é regra. “Guio devagar, não passo de 70 km/h. Coloco meu carro na minha faixa. Quem tiver com pressa, me poda.” Para ele, viver bem é questão de postura: “Sou escravo da minha obrigação! Gosto de andar da forma correta, respeito muito a lei.” E conclui: “Aconselho as pessoas a primeiramente ter fé, e depois respeitar o próximo e respeitar a família.”
Renovação até 2028
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com a Lei nº 14.071/2020, o prazo de validade da CNH varia conforme a idade. Para quem tem mais de 70 anos, a validade é de até três anos — dependendo da avaliação médica.
Ranulfo passou pela consulta com excelência. Antes mesmo do exame, perguntou sorrindo: “Se eu passar, vai ser por 3 anos?”. Ao ouvir que sim, reagiu confiante: “Eu acho que vocês vão voltar aqui daqui a 3 anos. Vão dizer: vamos lá, o véinho vai renovar de novo.”
E foi exatamente isso que aconteceu. O médico responsável, Osvaldo Góis Figueiredo, se emocionou com o encontro: “A idade que você tem, lucidez e vontade de trabalhar e viver a vida é admirável. Estou muito feliz e orgulhoso de fazer o exame de um caboclo bom como você. Mas lembra sempre que, quando for dirigir, tem que estar de óculos!”, orientou o perito.
Motoristas 90+ em MS
Dados do Detran-MS mostram que o Estado tem 208 motoristas com mais de 90 anos que renovaram a CNH nos últimos cinco anos. De janeiro a abril deste ano, 15 condutores com mais de 90 anos renovaram o documento. No mesmo período de 2024, foram 17 renovações.
Casos como o de Ranulfo, com mais de 100 anos e plenamente ativo, são raros. Ele é o primeiro da lista de condutores centenários em atividade em MS. A segunda colocada é de Campo Grande e o terceiro, de Bela Vista.
O diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira, acompanhou pessoalmente a renovação de Ranulfo. Servidor público há 40 anos, ele se emocionou com o exemplo do centenário.
“Acompanhar de perto o processo do Sr. Ranulfo foi emocionante e inspirador. Ele nos mostrou que o envelhecimento com autonomia e responsabilidade é possível, e merece todo o nosso respeito. No Detran-MS, fazemos questão de garantir que cada cidadão seja atendido com dignidade, especialmente aqueles que, como ele, carregam uma história de vida tão rica. Mais do que um processo de renovação, foi uma lição de humanidade para todos nós.”
Renata Alves, filha caçula de Ranulfo, interrompeu os compromissos profissionais ao saber da aprovação do pai no exame. Emocionada, mandou uma mensagem de agradecimento:
“Estamos todos emocionados aqui. Saí de uma audiência e fui olhar o celular. Agora está todo mundo gritando de alegria e felicidade. Muito obrigada pelo carinho de vocês com meu pai. Por tratar meu pai com tamanha importância, carinho, e valorizando acima de tudo a dignidade dele. Porque as pessoas idosas precisam disso. Vocês estão de parabéns. Através de vocês, sou fã número 1 do Detran-MS. Deus abençoe vocês que fizeram um gesto de carinho pra mim e toda minha família.”
O Detran-MS destaca que o trânsito começa com respeito, e o respeito começa com o reconhecimento da dignidade de cada cidadão. A história de Ranulfo Alves não é apenas sobre tráfego, CNH ou idade. É sobre autonomia, perseverança e o direito de seguir dirigindo os próprios caminhos.
“Meu sonho tá realizado. Agora é pedir a Deus pra continuar com saúde. Esse é meu único pedido”, finaliza o centenário de Camapuã.
Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Rachid Waqued
Você também pode gostar de ler
Homem tenta fugir, mas é preso em flagrante por tentar estuprar menor de idade em Camapuã
Vítima contou que o homem tentou agarrá-la e a tocou de forma indevida; ele foi localizado escondido nos fundos de uma casa
Publicado em 03/10/2025 às 14:58 - Atualizado em 03/10/2025 às 15:12 - Por Felipe Dias
MP investiga possível omissão da Prefeitura de Camapuã no atendimento a crianças com deficiência
Denúncia aponta falta de suporte a criança com TOD, TDAH e epilepsia; município ignorou prazo dado pelo Ministério Público
Publicado em 30/09/2025 às 15:49 - Atualizado em 30/09/2025 às 15:50 - Por Felipe Dias
Homem saca faca em bar e foge após jurar mulher de morte em Camapuã
Vítima estava acompanhada de amigas quando foi ameaçada; ela procurou a polícia
Publicado em 23/09/2025 às 15:02 - Atualizado em 23/09/2025 às 15:04 - Por Felipe Dias
Menina de 9 anos morre em hospital de Camapuã após ser diagnosticada com virose
Caso é investigado pela Polícia Civil; suspeita é de complicação grave no sangue
Publicado em 18/09/2025 às 14:03 - Atualizado em 18/09/2025 às 14:04 - Por Felipe Dias
Prefeitura gastou mais de R$ 2,2 milhões em estrutura e shows para aniversário de 77 anos de Camapuã, diz MP
Somando contratos e registros de preço para som, estruturas e rodeio, MP aponta direcionamento de grandes valores a entretenimento
Publicado em 17/09/2025 às 18:46 - Atualizado em 17/09/2025 às 18:51 - Por Felipe Dias
Inversão de prioridades: Ministério Público contesta lei que criou Secretaria de Esporte, Turismo e Cidadania em Camapuã
Ação Civil Pública aponta violações constitucionais na criação de cargos e "inversão de prioridades" por parte da gestão municipal.
Publicado em 17/09/2025 às 11:57 - Atualizado em 17/09/2025 às 14:39 - Por Roberta Cáceres
Prefeitura de Camapuã desviou verba da educação para pagar show de R$574 mil de Matheus & Kauan, diz MP
Ministério Público pede suspensão do show e questiona uso de recursos públicos para festas do aniversário da cidade
Publicado em 17/09/2025 às 07:39 - Atualizado em 17/09/2025 às 08:24 - Por Roberta Cáceres
MP investiga Prefeitura de Camapuã por nomeações sem concurso e desvio de verba para shows
Ministério Público aponta criação de cargos, desvio de verbas da educação e contratos expressivos para festas
Publicado em 16/09/2025 às 18:19 - Atualizado em 16/09/2025 às 18:50 - Por Felipe Dias
Áudios com ameaças levam mãe a procurar polícia em Camapuã para proteger filha
Áudios encontrados em celular indicam intimidações feitas pelo ex-companheiro; caso será investigado pela polícia
Publicado em 10/09/2025 às 18:12 - Atualizado em 10/09/2025 às 18:17 - Por Felipe Dias
Caminhão atola em ponte de madeira e produtores denunciam falta de manutenção em Camapuã
Estrutura sobre o rio Peralta é usada por estudantes e produtores rurais; prefeitura afirma que ponte já estava em cronograma de obras
Publicado em 05/09/2025 às 18:08 - Atualizado em 05/09/2025 às 18:09 - Por Felipe Dias