Onça-parda é flagrada correndo em bairro de Paranaíba e mobiliza Defesa Civil (vídeo)

Animal foi visto na Vila Santo Antônio durante a madrugada; vídeo circula nas redes sociais e autoridades buscam autor da gravação para traçar rota da onça

Imagem de compartilhamento para o artigo Onça-parda é flagrada correndo em bairro de Paranaíba e mobiliza Defesa Civil (vídeo) da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Uma onça-parda foi flagrada correndo pelas ruas da Vila Santo Antônio, bairro populoso de Paranaíba, na madrugada de domingo (18) para segunda-feira (19). O animal foi registrado por um morador em vídeo que circula em grupos de mensagens, mas até o momento o autor da gravação não foi identificado pelas autoridades locais.

Segundo a Defesa Civil do município, o flagrante ocorreu próximo ao cemitério da cidade, em uma área urbana com poucos espaços de vegetação. “A região onde ela estava não tem mato, só alguns pastos”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Paranaíba, Alexsandre Melo, ao Campo Grande News.

Ainda de acordo com o coordenador, essa não é a primeira vez que uma onça-parda é vista na cidade. Em outra ocasião, o felino foi encontrado dentro de um banheiro e capturado por equipes especializadas, sendo posteriormente devolvido à natureza em segurança.

Apesar do susto entre moradores, Alexsandre afirmou que não houve nenhum chamado de emergência na madrugada e que o animal não representa risco imediato. “Ela não é perigosa, só se for acuada. Não há registros de ataques de onças-pardas”, disse.

A Polícia Militar Ambiental (PMA) e a Defesa Civil estão tentando localizar o responsável pelo vídeo para identificar a rota percorrida pelo animal e, assim, organizar uma possível ação de monitoramento e retirada com segurança, caso necessário.

Cuidados com animais silvestres

A PMA orienta que a população não tente se aproximar, capturar ou alimentar animais silvestres que apareçam em áreas urbanas. O contato humano pode gerar situações de estresse para os bichos, levando a reações instintivas e aumentando os riscos tanto para o animal quanto para as pessoas.

Outra preocupação das autoridades é evitar que animais se acostumem ao ambiente urbano, ficando vulneráveis ao trânsito e a situações que coloquem sua vida em risco. A recomendação é sempre acionar a Polícia Militar Ambiental ou a Defesa Civil em caso de aparição de animais silvestres em perímetro urbano.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler