Durante a 16ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paraíso das Águas, realizada nesta segunda-feira (19), os vereadores Didi e Donato Rezende apresentaram cinco indicações voltadas à melhoria das estradas rurais, à infraestrutura urbana, ao acesso à saúde e ao fortalecimento da economia local. As propostas foram encaminhadas ao prefeito Ivan Xixi e aos respectivos secretários municipais.
O vereador Didi apresentou duas indicações voltadas à manutenção de estradas rurais. Na Indicação nº 209/2025, ele solicita a realização de obras de recuperação nas vias que atendem às regiões das Fazendas Carvalho e Loanda. Segundo o parlamentar, as condições das estradas se agravam nos períodos de chuva, dificultando o tráfego de moradores, trabalhadores e o transporte da produção agrícola.
Já na Indicação nº 210/2025, Didi reforça a necessidade urgente de recuperação da estrada de acesso à Fazenda Recanto das Araras. O vereador destaca os prejuízos causados pelas más condições da via, sugerindo serviços de patrolamento e cascalhamento como solução para garantir a trafegabilidade e atender à rotina das comunidades rurais.
Preocupado com a segurança no perímetro urbano, Didi também apresentou a Indicação nº 211/2025, solicitando a poda das árvores nas imediações da Policlínica, localizada na Rua Guilhermina Martins de Oliveira. De acordo com o vereador, a vegetação densa prejudica a visibilidade da sinalização, compromete a iluminação pública e facilita a proliferação de insetos, afetando diretamente pedestres, motoristas e usuários dos serviços de saúde.
Capacitação de empresários locais
O vereador Donato Rezende voltou sua atenção ao setor econômico e apresentou a Indicação nº 212/2025, sugerindo a criação de cursos de capacitação para empresários locais. A proposta é que os treinamentos sejam realizados com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, preparando os comerciantes para participação em processos licitatórios. Segundo Donato, a iniciativa visa fortalecer o comércio local e ampliar a presença de empresas do município nas contratações públicas.
Encerrando sua participação na sessão, Donato Rezende apresentou a Indicação nº 213/2025, propondo a implantação do programa “Saúde no Campo”, que prevê ações itinerantes de atendimento médico, odontológico e outros serviços de saúde para as comunidades rurais. O objetivo é levar assistência básica a moradores que vivem longe da sede do município, promovendo mais equidade no acesso aos serviços públicos.
As indicações seguem agora para análise do Executivo Municipal. Os parlamentares reforçaram que as propostas foram elaboradas com base nas demandas apresentadas pela população e visam trazer melhorias concretas nas áreas de infraestrutura, saúde e desenvolvimento econômico de Paraíso das Águas.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Rede Municipal de Ensino de Paraíso das Águas inicia 2026 com implantação do Sistema Maxi de Ensino
Nova metodologia fortalece a qualidade da educação, valoriza o desenvolvimento socioemocional e amplia oportunidades de aprendizagem para os estudantes da rede municipal
Publicado em 21/02/2026 às 10:14 - Por Day Silva
Alerta em Paraíso das Águas: escorpiões-amarelos são capturados às margens do Rio Sucuriú
Espécie é a mais venenosa do Brasil e exige atenção redobrada
Publicado em 20/02/2026 às 18:01 - Atualizado em 20/02/2026 às 18:17 - Por Day Silva
Após 15 dias interditada, ponte da São João é liberada na MS-322 em Paraíso das Águas
Estrutura na região de Paraíso das Águas foi reformada pelo Estado e volta a atender produtores, moradores e transporte de cargas com promessa de mais segurança
Publicado em 18/02/2026 às 10:58 - Atualizado em 18/02/2026 às 11:02 - Por Day Silva
Vereadores de Paraíso das Águas cobram melhorias na MS-320 e nova ponte no Mateira
Ofício entregue pessoalmente ao diretor-presidente Rudi Fiorese pede providências urgentes para garantir segurança e trafegabilidade entre Paraíso das Águas e Pouso Alto
Publicado em 12/02/2026 às 18:39 - Por Day Silva
Blitz educativa marca cuidado com alunos na volta às aulas em Paraíso das Águas
DEMUTRAN orienta motoristas e comunidade escolar sobre segurança no trânsito em frente à Escola Lizete Rivelli
Publicado em 11/02/2026 às 14:52 - Atualizado em 11/02/2026 às 15:49 - Por Redação
Paraíso das Águas moderniza sistema tributário e permite parcelamento do alvará no cartão
Paraíso das Águas moderniza sistema tributário e permite parcelamento do alvará no cartão
Publicado em 10/02/2026 às 17:05 - Atualizado em 10/02/2026 às 17:12 - Por Redação
Vendedor ambulante morre após grave acidente na BR-060 em Paraíso das Águas
O corpo foi levado ao IMOL de Costa Rica para exame necroscópico
Publicado em 09/02/2026 às 09:46 - Atualizado em 09/02/2026 às 09:55 - Por Day Silva
Bisneta de fundador de Paraíso das Águas toma posse como enfermeira efetiva no município
Créchila Rodrigues assume cargo efetivo na Prefeitura e fortalece o atendimento humanizado no município
Publicado em 07/02/2026 às 09:46 - Atualizado em 07/02/2026 às 09:53 - Por Redação
Prefeitura de Paraíso das Águas fortalece políticas para juventude com programa de estágio remunerado
Novos estagiários são recebidos na Secretaria Municipal de Saúde e passam a integrar a equipe por meio de processo seletivo simplificado
Publicado em 05/02/2026 às 16:08 - Atualizado em 05/02/2026 às 16:09 - Por Day Silva