Reinaldo Azambuja lidera corrida ao Senado em MS; Simone e Rose empatam em segundo lugar

Pesquisa do Instituto Paraná mostra cenário acirrado para as duas vagas em disputa nas eleições de 2026 no estado

Imagem de compartilhamento para o artigo Reinaldo Azambuja lidera corrida ao Senado em MS; Simone e Rose empatam em segundo lugar da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A disputa pelas duas vagas ao Senado Federal por Mato Grosso do Sul em 2026 já começa a ganhar forma, com Reinaldo Azambuja (PSDB) liderando a preferência do eleitorado, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas. O ex-governador aparece com 38,3% das intenções de voto no cenário estimulado, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados.

Em segundo lugar, a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), aparece com 29,2%, mas dividindo o espaço com a ex-deputada federal e ex-superintendente da Sudeco, Rose Modesto (União Brasil), que tem 26,8%, configurando um empate técnico entre as duas.

O atual senador Nelsinho Trad (PSD) também aparece com força, somando 23,8% das intenções de voto, o que o mantém no grupo principal da disputa. O formato da pesquisa permitiu aos entrevistados escolherem dois nomes, como será permitido nas urnas em 2026, o que evidencia uma pulverização dos votos entre os candidatos com trajetória política consolidada no estado.

Outros nomes que aparecem na sondagem são:

Gianni Nogueira, vice-prefeita de Dourados, com 12,1%
Soraya Thronicke, senadora, com 7,7%
Vander Loubet, deputado federal, com 7,4%
Gerson Claro, deputado estadual, com 3,6%
A pesquisa ainda apontou que 11,9% dos entrevistados pretendem votar em branco ou anular o voto, enquanto 4,5% estão indecisos.

Na pesquisa espontânea, em que os nomes não são apresentados previamente, 81,1% dos eleitores disseram não saber em quem votar ou não opinaram. Nesse cenário, a ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina foi a mais citada, com 2,9%, seguida por Reinaldo Azambuja, com 2,3%.

O levantamento revela que a disputa pelo Senado em Mato Grosso do Sul tende a ser acirrada, com lideranças tradicionais dividindo o protagonismo e margens expressivas para crescimento entre os eleitores ainda indecisos ou desmotivados.

Fonte: CG News/MS Todo Dia

Foto: Chico Ribeiro

Você também pode gostar de ler