Junior Mochi critica repactuação da BR-163 e repudia permanência da MSVia na concessão

Deputado estadual manifesta indignação com leilão que pode manter empresa que descumpriu contrato anterior e pede investigação ao MPF

Imagem de compartilhamento para o artigo Junior Mochi critica repactuação da BR-163 e repudia permanência da MSVia na concessão da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O deputado estadual Junior Mochi (MDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), nesta quarta-feira (21), para criticar duramente o processo de repactuação da concessão da BR-163, que deve ocorrer nesta quinta-feira (22), na B3 – Bolsa de Valores, em São Paulo. Segundo o parlamentar, o fato de a única empresa participante ser a Motiva, nova denominação da CCR MSVia, representa um desrespeito ao Estado.

Responsável pela concessão da rodovia desde 2014, a empresa deixou de cumprir mais de 80% do contrato original, que previa a duplicação de toda a extensão da BR-163 em Mato Grosso do Sul. “Quero manifestar minha indignação, pois a única a participar do leilão será justamente a empresa que não cumpriu o contrato original e que está associada a um alarmante índice de acidentes”, declarou Mochi, referindo-se à média de 18 acidentes por quilômetro registrada nos últimos anos na rodovia.

Mesmo com a previsão de um novo contrato de R$ 13 bilhões em investimentos, com duplicação de 210 quilômetros e implantação de faixas adicionais em outros 170, o deputado argumenta que a concessão não deveria permanecer com a mesma empresa. “Permitir que continue à frente da concessão sem ter cumprido as obrigações mínimas representa um desrespeito ao povo sul-mato-grossense e à lógica do interesse público”, afirmou.

Mochi também reforçou o pedido encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF) para que todas as irregularidades cometidas pela concessionária no contrato anterior sejam investigadas. Ele solicita que sejam feitas perícias técnicas e contábeis para apurar possíveis prejuízos ao erário e à população.

Ao final da sessão, o presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), anunciou que Junior Mochi representará oficialmente a Assembleia no leilão da BR-163 e garantiu que o Parlamento estadual acompanhará de perto a execução do novo contrato.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler