Fé, catira e leilão: Festa do Divino agita Figueirão neste fim de semana

Com mais de um século de história, a Festa do Divino é símbolo de resistência cultural, fé e união da comunidade quilombola de Santa Tereza.

Imagem de compartilhamento para o artigo Fé, catira e leilão: Festa do Divino agita Figueirão neste fim de semana da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Comunidade Quilombola Santa Tereza, em Figueirão, realiza a 114ª edição da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, um dos eventos religiosos mais importantes da região. Com organização dos festeiros Angelo Custódio Malaquias, Oliana Paulino de Melo, Adauto Amorim Malaquias e Beatriz França Malaquias, a programação ocorre em dois momentos: nos dias 24 e 25 de maio, com a saída da bandeira, e nos dias 7 e 8 de junho, com a chegada da bandeira.

A festa começa neste sábado (24), com missa às 18h, seguida de jantar comunitário (é pedido que os participantes levem pratos e talheres). Às 20h, será rezado o santo terço cantado, seguido de ensaio dos foliões e apresentações culturais como a dança da catira. A noite termina com baile e leilão.

No domingo, 25 de maio, a movimentação começa cedo. Às 8h, ocorre o encontro dos foliões para preparar a saída com a bandeira. Às 9h, é servido o almoço, seguido de bênção dos foliões pelo padre Kelson. Logo após, os grupos saem em caminhada com a bandeira sagrada. A animação do final de semana será com Dom Ramon.

Já a chegada da bandeira está marcada para o sábado, 7 de junho, com recepção dos foliões às 15h e santa missa às 17h. Após o jantar, o evento segue com reza do terço, hasteamento do mastro, queima da fogueira, dança da catira e novo baile com leilão.

A programação se encerra no domingo, 8 de junho, com café da manhã às 7h, sorteio da próxima festa às 9h e leilão de gado ao vivo às 10h. O almoço de encerramento será servido ao meio-dia.

A organização reforça que não será permitida a entrada de bebidas no recinto. A festa conta com o apoio da prefeitura de Figueirão, TTG Brasil, Câmara Municipal e outros patrocinadores locais.

Fonte: Jornal MS Todo Dia
Foto: Divulgação

Você também pode gostar de ler