Alcinópolis ganha Sala Lilás e reforça combate à violência contra a mulher em MS
Espaço inaugurado com apoio do prefeito Weliton é o 50º do estado e garante acolhimento humanizado às vítimas
Alcinópolis ganhou um espaço reservado e acolhedor destinado ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica. É a Sala Lilás, a 50ª do estado. O evento de inauguração foi realizado nesta quinta-feira (22) e teve a participação do prefeito Weliton Guimarães, da 1ª dama e secretária de Finanças, Duane Carrijo.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal, sob a liderança do prefeito Weliton, e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública.
A implantação da Sala Lilás marca um avanço importante na rede de proteção às mulheres no município. O projeto busca garantir um atendimento mais humanizado, com foco na escuta qualificada e no enfrentamento à violência de gênero.
Com ambiente separado e preparado especialmente para essas situações, o objetivo é evitar a revitimização das mulheres no momento do registro das ocorrências e dos depoimentos.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Weliton destacou o compromisso da gestão municipal com a segurança e a dignidade das mulheres.
“Esse é um espaço de respeito, de cuidado, e principalmente, de coragem para que as vítimas possam dar o primeiro passo em direção à liberdade”, afirmou.
A solenidade contou com a presença do Secretário Executivo de Justiça e Segurança Pública, coronel Wagner Ferreira da Silva, do coordenador do Departamento de Polícia do Interior, João Reis Belo, da delegada Christiane Grossi – que coordena o projeto em nível estadual – e do delegado regional de Coxim, Fábio da Silva Magalhães, responsável também pela delegacia de Alcinópolis, além de outras autoridades civis e militares.
Com mais essa inauguração, Mato Grosso do Sul avança na meta de ampliar o atendimento especializado em todas as regiões do estado. Além de Alcinópolis, as Salas Lilás já estão em funcionamento em 49 outros municípios, como Costa Rica, Chapadão do Sul, Camapuã e Sonora.
Fonte: Jornal MS Todo Dia
Foto: Divulgação
Você também pode gostar de ler
Faltam 15 dias: Alcinópolis se prepara para a maior Festa do Peão do interior de MS
Com entrada gratuita, evento acontece de 17 a 21 de abril e promete movimentar a cidade com rodeio, shows, cavalgada e final nacional da equipe Rosetta
Publicado em 02/04/2026 às 15:45 - Atualizado em 02/04/2026 às 16:57 - Por Day Silva
Prefeito Weliton Guimarães acompanha início das aulas de natação em Alcinópolis
Gestor destacou investimento no esporte como forma de inclusão, saúde e transformação social para crianças e adolescentes.
Publicado em 01/04/2026 às 13:28 - Atualizado em 01/04/2026 às 13:38 - Por Day Silva
Alcinópolis divulga programação de entrega de ovos de Páscoa em escolas e instituições
Ação acontece entre os dias 31 de março e 1º de abril e vai percorrer unidades de ensino e espaços educacionais do município
Publicado em 31/03/2026 às 08:03 - Atualizado em 31/03/2026 às 08:31 - Por Gabi Ferreira