Estão abertas as inscrições para o curso CMC – Competências Mínimas de Condutor de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que será realizado entre os dias 14 e 17 de junho de 2025, no Parque Municipal Salto do Sucuriú, em Costa Rica (MS). A capacitação é promovida pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente.
Com 40 horas de carga horária, o curso tem vagas limitadas e é voltado para condutores de turismo, guias, professores e gestores de agências. O objetivo é capacitar profissionais para atuar com segurança e qualidade no ecoturismo e turismo de aventura, além de incentivar o desenvolvimento econômico sustentável em áreas com potencial turístico.
As inscrições devem ser feitas presencialmente na Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Ministrado pela equipe da 5 Elementos Cursos, com 17 anos de atuação no setor, o curso será coordenado por Josemar Contesini, especialista em ecoturismo e atividades de aventura. As aulas combinam teoria e prática com foco em normas técnicas, segurança, gestão de emergências e boas práticas do setor, utilizando educação experiencial como metodologia de ensino.
Os participantes aprenderão sobre as Normas Brasileiras (NBRs), Normas Internacionais (ISOs) e as diretrizes da ABNT aplicadas ao turismo de aventura. A avaliação dos alunos será feita com base em participação, desempenho técnico e comportamento durante o curso. Para ser aprovado, é necessário alcançar nota mínima de 7,0 e frequência de pelo menos 75% das aulas.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 3247-7070.
Fonte: Jornal MS Todo Dia
Foto: Divulgação
Você também pode gostar de ler
Riedel entrega obras e anuncia R$ 34 milhões em investimentos em Sonora
Governador participou das comemorações dos 38 anos do município, autorizou obras de habitação, pavimentação e destacou avanços no saneamento básico.
Publicado em 05/06/2026 às 10:16 - Atualizado em 05/06/2026 às 10:20 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS libera parcelamento digital de débitos para facilitar licenciamento de veículos
Nova ferramenta permite regularizar multas e pendências diretamente pelo Portal Meu Detran; calendário de licenciamento 2026 já começou
Publicado em 03/06/2026 às 10:56 - Atualizado em 03/06/2026 às 10:57 - Por Gabi Ferreira
Riedel visita Sonora e Chapadão do Sul para entrega de obras, assinaturas e abertura da Exposul
Governador cumpre agenda nesta quarta-feira com anúncios de investimentos em infraestrutura, habitação, saneamento e desenvolvimento regional
Publicado em 03/06/2026 às 08:16 - Atualizado em 03/06/2026 às 08:19 - Por Gabi Ferreira
Riedel anuncia uso de inteligência artificial do Google nas escolas estaduais e cria CEP Rural em MS
Parceria beneficiará 190 mil estudantes da rede estadual e levará ferramenta Gemini para salas de aula; produtores rurais terão endereço digital oficial
Publicado em 02/06/2026 às 09:47 - Atualizado em 02/06/2026 às 10:09 - Por Gabi Ferreira
Quinta parcela do IPVA 2026 vence nesta sexta-feira em Mato Grosso do Sul
Prazo encerra calendário do parcelamento e atraso pode gerar juros, multa e impedir licenciamento do veículo
Publicado em 27/05/2026 às 10:03 - Atualizado em 27/05/2026 às 10:06 - Por Gabi Ferreira
Mais de 30% dos contribuintes ainda não entregaram declaração do Imposto de Renda 2026
Receita Federal já recebeu mais de 30,6 milhões de declarações; prazo termina no próximo dia 29 de maio
Publicado em 25/05/2026 às 09:35 - Atualizado em 25/05/2026 às 09:42 - Por Gabi Ferreira
Mato Grosso do Sul alcança 7º melhor índice de qualidade de vida do Brasil
Estado ficou acima da média nacional no IPS Brasil 2026 e se destacou em áreas como oportunidades, inclusão social e necessidades básicas
Publicado em 22/05/2026 às 08:12 - Atualizado em 22/05/2026 às 08:50 - Por Gabi Ferreira