O município de Figueirão se prepara para viver dias de tradição, reencontros e emoção com a realização do 19º Encontro Estadual de Laço Comprido, promovido pelo Clube do Laço Rancho dos Tropeiros, entre os dias 26 e 29 de junho de 2025. O evento, que tem entrada franca, é considerado uma das maiores festas da modalidade no Mato Grosso do Sul e promete reunir competidores de diversas regiões do estado e de outros pontos do Brasil.
A prova será oficialmente realizada pela Federação do Clube do Laço de Mato Grosso do Sul, o que garante a regulamentação, padronização e reconhecimento da competição em todo o estado.
Em entrevista ao Jornal MS Todo Dia, o patrão do clube, Zé Galdino, destacou sua paixão pelo esporte e o desejo de realizar um encontro histórico.
“Queremos fazer em Figueirão a melhor festa do laço do Mato Grosso do Sul”, afirmou. Apaixonado pela modalidade, ele já percorreu diversos cantos do estado participando de provas e sempre buscando inovações para fortalecer o evento.
Galdino também agradeceu o apoio essencial da Fundesporte, além do Governo do Estado de MS, da Prefeitura Municipal de Figueirão, comandada pelo prefeito Juvenal Consolaro e o vice-prefeito Jorge Mortari, da Câmara de Vereadores e de empresas patrocinadoras. “Sem esse apoio, seria impossível realizar uma festa tão grandiosa com as porteiras abertas para toda a população”, reforçou.
A programação oficial começa na quinta-feira (26), com a tradicional prova de Vaca Gorda com 5 bois, nas categorias Amador e Profissional, e o Duelo Rainha do RT, prova feminina que destaca a força das mulheres no esporte. Na sexta-feira (27), iniciam-se as provas classificatórias das equipes e categorias de base, com sequência no sábado (28), incluindo também os desempates.
Outro grande destaque deste ano é a realização de uma etapa da Liga Classe A (LCA), prova oficial voltada exclusivamente para laçadores filiados — uma modalidade paga e de alto nível técnico.
O encerramento está previsto para domingo (29), com as grandes finais das categorias: Taça Bronze, Base, Patrão, Especial, Prata e Ouro, além da entrega de premiações e títulos.
Durante todas as noites, o evento contará com o tradicional Baile Carapé, animado pelo Grupo Sociedade Baileira, levando alegria, música e integração aos visitantes e participantes.
“Mais que uma competição, esse encontro é um momento de reencontro com as nossas raízes. É onde a gente valoriza a cultura, fortalece a amizade entre os companheiros do laço e mostra a força do nosso povo sul-mato-grossense. Figueirão vai receber de braços abertos todos que amam essa tradição linda que é o laço comprido”, finaliza Zé Galdino, patrão do Clube do Laço Rancho dos Tropeiros.”
19º Encontro Estadual de Laço Comprido
Data: 26 a 29 de junho de 2025
Local: Clube do Laço Rancho dos Tropeiros – Figueirão, MS
Entrada: Franca
Realização: Federação do Clube do Laço de Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 98459-1364 – Davi
Fonte: Jornal MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Licenciamento 2026 começa em MS e placas 1 e 2 devem pagar em abril
Valor dentro do prazo é de R$ 240,50; conduzir veículo não licenciado é infração gravíssima
Publicado em 06/04/2026 às 08:10 - Atualizado em 06/04/2026 às 08:36 - Por Gabi Ferreira
Costa Rica lidera casos de dengue em MS e acende alerta na região norte
Boletim epidemiológico aponta alta incidência e avanço da doença em municípios como Figueirão e Paraíso das Águas
Publicado em 02/04/2026 às 08:08 - Atualizado em 02/04/2026 às 08:51 - Por Gabi Ferreira
IPVA 2026: vence hoje prazo para pagamento da terceira parcela
Contribuintes devem ficar atentos para evitar juros, multas e impedimentos no licenciamento do veículo
Publicado em 31/03/2026 às 10:08 - Atualizado em 31/03/2026 às 10:11 - Por Gabi Ferreira
Incêndio atinge fábrica de brinquedos em Aparecida do Taboado
Equipes de Três Lagoas, Paranaíba e da usina Alcovalle combateram o fogo. Ninguém ficou ferido e os danos foram apenas materiais
Publicado em 30/03/2026 às 06:50 - Atualizado em 30/03/2026 às 06:58 - Por Gabi Ferreira
Bebê de 1 mês morre por chikungunya; é o 5º óbito registrado em MS este ano
Caso foi registrado na Reserva Indígena de Dourados; governo estadual já trata situação como epidemia
Publicado em 25/03/2026 às 14:52 - Atualizado em 25/03/2026 às 15:13 - Por Gabi Ferreira
Pirarucu é classificado como invasor e tem pesca liberada no Pantanal
Espécie invasora poderá ser capturada sem limite em Mato Grosso do Sul, segundo norma do Ibama
Publicado em 20/03/2026 às 08:11 - Atualizado em 20/03/2026 às 08:15 - Por Gabi Ferreira
Coxim, Alcinópolis e Figueirão recebem carreta-palco do Circula Cultura MS
Projeto leva teatro, dança e circo gratuitos a 40 municípios; Camapuã, Sonora e Paraíso das Águas também estão entre as cidades
Publicado em 18/03/2026 às 09:13 - Atualizado em 18/03/2026 às 09:16 - Por Gabi Ferreira
Artesã de Rio Verde é homenageada na abertura da Semana do Artesão em MS
Feira Mãos que Criam reúne artesãos de 45 municípios e oito etnias indígenas em Campo Grande
Publicado em 17/03/2026 às 10:40 - Atualizado em 17/03/2026 às 11:52 - Por Gabi Ferreira
Coxim e Cassilândia terão Judiciário sem expediente nesta quinta e sexta-feira
Comarcas param por feriado de São José e ponto facultativo; atendimento será mantido apenas em regime de plantão
Publicado em 17/03/2026 às 09:00 - Atualizado em 17/03/2026 às 09:13 - Por Gabi Ferreira